Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
880.83 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo tem como título a importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anos.
A elaboração desta pesquisa tem como objetivo conhecer e compreender quais os contributos das brincadeiras na construção da identidade das crianças.
Este trabalho apresenta um caráter qualitativo/ interpretativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação direta (notas de campo) e observação indireta (entrevistas semiestruturadas) realizadas às crianças da sala onde efetuei a prática pedagógica.
No cruzamento dos dados constatei que as crianças assumem vários papéis enquanto brincam e manipulam diferentes objetos, brincam sozinhas e com os outros, o que significa que a brincadeira como atividade lúdica e espontânea dá prazer e promove o desenvolvimento integral das crianças e que, por via desta atividade em cooperação com os adultos de referência e com os pares, permite-lhes fundar a sua própria singularidade e consequente identidade.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Brincar Desenvolvimento Identidade