Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PORTELA Joana 2013.pdf880.83 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo tem como título a importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anos. A elaboração desta pesquisa tem como objetivo conhecer e compreender quais os contributos das brincadeiras na construção da identidade das crianças. Este trabalho apresenta um caráter qualitativo/ interpretativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação direta (notas de campo) e observação indireta (entrevistas semiestruturadas) realizadas às crianças da sala onde efetuei a prática pedagógica. No cruzamento dos dados constatei que as crianças assumem vários papéis enquanto brincam e manipulam diferentes objetos, brincam sozinhas e com os outros, o que significa que a brincadeira como atividade lúdica e espontânea dá prazer e promove o desenvolvimento integral das crianças e que, por via desta atividade em cooperação com os adultos de referência e com os pares, permite-lhes fundar a sua própria singularidade e consequente identidade.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Brincar Desenvolvimento Identidade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License