Publication
A importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Delgado, Raquel | |
dc.contributor.author | Portela, Joana | |
dc.date.accessioned | 2016-06-08T13:32:15Z | |
dc.date.available | 2016-06-08T13:32:15Z | |
dc.date.issued | 2013-09-09 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como título a importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anos. A elaboração desta pesquisa tem como objetivo conhecer e compreender quais os contributos das brincadeiras na construção da identidade das crianças. Este trabalho apresenta um caráter qualitativo/ interpretativo, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação direta (notas de campo) e observação indireta (entrevistas semiestruturadas) realizadas às crianças da sala onde efetuei a prática pedagógica. No cruzamento dos dados constatei que as crianças assumem vários papéis enquanto brincam e manipulam diferentes objetos, brincam sozinhas e com os outros, o que significa que a brincadeira como atividade lúdica e espontânea dá prazer e promove o desenvolvimento integral das crianças e que, por via desta atividade em cooperação com os adultos de referência e com os pares, permite-lhes fundar a sua própria singularidade e consequente identidade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201177790 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13990 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Identidade | pt_PT |
dc.title | A importância do brincar na construção da identidade em crianças de 4 e 5 anos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa |