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Abstract(s)
Associando as duas paixões do investigador, identificámos um vector de desenvolvimento nas duas temáticas e assim, pensámos numa nova formatação no transporte aéreo e rompendo com os tradicionalismos da investigação em Marketing, tentámos chegar o mais próximo à verdadeira resposta do consumidor.
O tema “Percepção do Cliente face ao voo em aviões sem janelas”, ou como questão central “Voaria num Avião sem Janelas”, parece algo absurdo, mas realmente não o é, como desmonstramos ao longo do trabalho. É uma questão hoje fundamental para o desenvolvimento da aeronáutica dos próximos anos, quer por razões financeiras, quer por razões de recursos e mesmo por razões de ordem ambiental.
Os novos designs estão encontrados, todos concordam, que passa pela retirada das janelas dos aviões e por um design menos tubular e mais em forma de “asa”. A tecnologia para a sua construção está disponível. As soluções são muito mais económicas quer na construção, quer na operação. Resta uma grande dificuldade: as Pessoas. Daí a questão de pesquisa.
É neste contexto que se enquadra o nosso trabalho, antes de mais procurando uma fundamentação teórica abrangendo o comportamento do consumidor e as suas várias dimensões, desde logo, as variáveis psicológicas, porquanto partimos do princípio que estamos a falar de construções preceptivas e consequentes comportamentos.
Definindo este como um estudo exploratório e de confronto de metodologias realizámos dois estudos. No primeiro recorremos a uma metodologia quantitativa através de questionário on line no qual obtivemos uma amostra de 245 sujeitos e no segundo recorremos a uma metodologia laboratorial ligada às Neurociências com uma amostra de nove sujeitos. A dimensão reduzida desta amostra, por razões de tempo, limita o alcance das conclusões. No entanto podemos afirmar que há grande discrepância entre as conclusões do estudo 1 e do estudo 2 e que neste existem igualmente discrepâncias entre o afirmado pelos sujeitos e a leitura neuro que fazemos dessas mesmas afirmações.
Assim sendo é através da leitura neuro que devemos extrair conclusões e estas dizem-nos que os sujeitos não aceitam voar num avião sem janelas ainda que as janelas sejam substituídas por janelas ou ambientais virtuais.
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Keywords
Comportamento do consumidor Emoções Marketing sensorial Neuromarketing Aeronáutica
