Publication
Percepção do cliente face ao voo em aviões sem janelas
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Filipe, Ferrão | |
| dc.contributor.author | Filipe, Hugo | |
| dc.date.accessioned | 2016-11-10T18:37:12Z | |
| dc.date.available | 2016-11-10T18:37:12Z | |
| dc.date.issued | 2013-09-09 | |
| dc.description.abstract | Associando as duas paixões do investigador, identificámos um vector de desenvolvimento nas duas temáticas e assim, pensámos numa nova formatação no transporte aéreo e rompendo com os tradicionalismos da investigação em Marketing, tentámos chegar o mais próximo à verdadeira resposta do consumidor. O tema “Percepção do Cliente face ao voo em aviões sem janelas”, ou como questão central “Voaria num Avião sem Janelas”, parece algo absurdo, mas realmente não o é, como desmonstramos ao longo do trabalho. É uma questão hoje fundamental para o desenvolvimento da aeronáutica dos próximos anos, quer por razões financeiras, quer por razões de recursos e mesmo por razões de ordem ambiental. Os novos designs estão encontrados, todos concordam, que passa pela retirada das janelas dos aviões e por um design menos tubular e mais em forma de “asa”. A tecnologia para a sua construção está disponível. As soluções são muito mais económicas quer na construção, quer na operação. Resta uma grande dificuldade: as Pessoas. Daí a questão de pesquisa. É neste contexto que se enquadra o nosso trabalho, antes de mais procurando uma fundamentação teórica abrangendo o comportamento do consumidor e as suas várias dimensões, desde logo, as variáveis psicológicas, porquanto partimos do princípio que estamos a falar de construções preceptivas e consequentes comportamentos. Definindo este como um estudo exploratório e de confronto de metodologias realizámos dois estudos. No primeiro recorremos a uma metodologia quantitativa através de questionário on line no qual obtivemos uma amostra de 245 sujeitos e no segundo recorremos a uma metodologia laboratorial ligada às Neurociências com uma amostra de nove sujeitos. A dimensão reduzida desta amostra, por razões de tempo, limita o alcance das conclusões. No entanto podemos afirmar que há grande discrepância entre as conclusões do estudo 1 e do estudo 2 e que neste existem igualmente discrepâncias entre o afirmado pelos sujeitos e a leitura neuro que fazemos dessas mesmas afirmações. Assim sendo é através da leitura neuro que devemos extrair conclusões e estas dizem-nos que os sujeitos não aceitam voar num avião sem janelas ainda que as janelas sejam substituídas por janelas ou ambientais virtuais. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201150018 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/15353 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_PT |
| dc.subject | Emoções | pt_PT |
| dc.subject | Marketing sensorial | pt_PT |
| dc.subject | Neuromarketing | pt_PT |
| dc.subject | Aeronáutica | pt_PT |
| dc.title | Percepção do cliente face ao voo em aviões sem janelas | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Instituto Português de Administração de Marketing | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Serviços de Clientes | pt_PT |
