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Advisor(s)
Abstract(s)
O sector portuário, e a movimentação de carga contentorizada em particular, têm sofrido uma
grande evolução nas últimas três décadas. Para acompanhar a evolução do sector portuário,
tem sido necessário que os portos se modernizem e ofereçam melhores serviços e ligações,
para tal serão necessários investimentos, nomeadamente em infraestruturas. A realização
destes investimentos, implica para as Administrações Portuárias a necessidade de fontes de
financiamento.
Acresce que, nos portos portugueses houve nas duas últimas décadas uma grande
transformação ao nível do modelo de gestão, passou-se do tool port para o landlord port pela
via da concessão das atividades portuárias ao sector privado. Esta mudança veio a traduzir-se
numa significativa alteração do papel e funções ao nível das administrações portuárias e num
maior envolvimento do sector privado na gestão operacional e comercial e também nos
investimentos nos portos.
No passado as verbas obtidas através de Fundos Comunitários, a fundo perdido, constituíram
uma importante fonte de financiamento dos investimentos em infraestruturas portuárias, no
entanto na última década verificou-se uma diminuição das verbas obtidas através desta fonte.
Face ao atual contexto económico e financeiro e de crise que Portugal está a atravessar e à
continuação do decréscimo dos montantes das transferências do Orçamento de Estado para as
Administrações Portuárias, verifica-se um défice de financiamento nos investimentos em
infraestruturas portuárias.
Com este trabalho pretende-se analisar os modelos de financiamento utilizados pelas
Administrações Portuárias em três momentos temporais: passado; presente e identificar
cenários de modelos de financiamento a utilizar pelas Administrações Portuárias no futuro.
Description
Keywords
Modelos financiamento Investimentos portuários Administrações portuárias Perspetivas futuras Fontes de financiamento