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- Análise de um sistema de gestão de segurança e higiene no trabalho conforme as OHSAS 18001:2007Publication . Matias, Gustavo Marco dos Reis; Carvalho, MárciaO autor, pretende aplicar a norma OHSAS 18001:2007 à organização laborai LAUAK Portuguesa Lda., empresa da indústria aeronáutica, de modo a efetuar uma avaliação do Sistema de Gestão da Segurança e Higiene no Trabalho (SGSHT), no tempo disponibilizado, e com o intuito de evidenciar aspetos importantes para a obtenção da conformidade com a norma. A elaboração do seguinte trabalho, foi o resultado da observação dos processos da empresa e da recolha de variada informação, de Segurança e Higiene no Trabalho (SHT),em normas e leis, extrapoladas de requisitos internacionais como a União Europeia (UE) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) e documentos técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho (SHT), como livros e manuais.
- Financiamento dos investimentos portuários: balanço sobre opções no passado recente e perspetivas face ao atual contexto económico e financeiroPublication . Oliveira, Ana Filipa Pena da Silva Tello de; Henriques, André CristóvãoO sector portuário, e a movimentação de carga contentorizada em particular, têm sofrido uma grande evolução nas últimas três décadas. Para acompanhar a evolução do sector portuário, tem sido necessário que os portos se modernizem e ofereçam melhores serviços e ligações, para tal serão necessários investimentos, nomeadamente em infraestruturas. A realização destes investimentos, implica para as Administrações Portuárias a necessidade de fontes de financiamento. Acresce que, nos portos portugueses houve nas duas últimas décadas uma grande transformação ao nível do modelo de gestão, passou-se do tool port para o landlord port pela via da concessão das atividades portuárias ao sector privado. Esta mudança veio a traduzir-se numa significativa alteração do papel e funções ao nível das administrações portuárias e num maior envolvimento do sector privado na gestão operacional e comercial e também nos investimentos nos portos. No passado as verbas obtidas através de Fundos Comunitários, a fundo perdido, constituíram uma importante fonte de financiamento dos investimentos em infraestruturas portuárias, no entanto na última década verificou-se uma diminuição das verbas obtidas através desta fonte. Face ao atual contexto económico e financeiro e de crise que Portugal está a atravessar e à continuação do decréscimo dos montantes das transferências do Orçamento de Estado para as Administrações Portuárias, verifica-se um défice de financiamento nos investimentos em infraestruturas portuárias. Com este trabalho pretende-se analisar os modelos de financiamento utilizados pelas Administrações Portuárias em três momentos temporais: passado; presente e identificar cenários de modelos de financiamento a utilizar pelas Administrações Portuárias no futuro.