IPAM - Porto - Dissertação de Mestrado
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Browsing IPAM - Porto - Dissertação de Mestrado by advisor "Aragonez, Teresa"
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- Business Intelligence - Estudo de satisfação dos utilizadores: o caso de uma empresa de telcomunicações africanaPublication . Gomes, Antonieta Correia; Aragonez, TeresaA presente dissertação aborda a temática de Business Intelligence (BI) apresentando o Caso de uma Empresa Africana de Telecomunicações e propõe determinar o nível de satisfação dos utilizadores de uma ferramenta de Business Intelligence em contexto empresarial. De forma a obter respostas à pergunta orientadora desta investigação: “Como é avaliado o sistema de BI pelos utilizadores de uma empresa africana de telecomunicações?”, esta dissertação foi estruturada em duas partes: trabalho conceptual e trabalho de campo. Na primeira parte, com base numa revisão de literatura sobre as áreas de Business Intelligence, Big Data Analytics, Marketing Research, apresenta-se o modelo conceptual. Na segunda parte, através da análise de um estudo de caso, é testado o modelo conceptual apresentado e identificadas eventuais diferenças, através da construção de um modelo empírico. Os fatores considerados como essenciais para a satisfação dos utilizadores da empresa estudada, vão desde a Qualidade da Informação, Qualidade do Serviço e Qualidade do Sistema, conduzidos pelo alinhamento interno da empresa. Concluiu-se que o nível de satisfação dos utilizadores é elevado, tendo em conta a utilidade e facilidade percebida, havendo, no entanto, pontos de melhoria que se prendem com a qualidade dos dados.
- O comportamento do consumidor feminino na compra online de vestuárioPublication . Ferreira, Ana Sofia Fernandes; Aragonez, TeresaEste estudo pretende analisar os fatores que influenciam o recurso às compras online de vestuário pelo consumidor feminino, tendo também como objetivo traçar o seu perfil. O e-commerce veio proporcionar às empresas adquirir novos clientes, quebrando-se assim a barreira geográfica, há uma gigantesca troca de informação permitindo às empresas e consumidores uma redução de custos e tempo.No presente projeto foi possível aferir algumas das motivações de compra de vestuário online, bem como traçar o perfil do consumidor feminino. Um contributo que entendemos ser importante, na vertente académica, enquanto projeto de dissertação mas também de aplicação prática ao nível da gestão das lojas de vestuário online.
- Criação de um clube de produtores de azeitona para a IndagopPublication . Reis, Ana Alexandra Couto; Aragonez, TeresaNos últimos anos, tem-se assistido a profundas alterações no mundo empresarial, influenciadas por diversos fatores como: a globalização, o aumento da competitividade, escassez dos recursos e crescente exigência dos consumidores. A competitividade pelos mesmos mercados, pressiona as organizações a reformularem estratégias centradas na criação e fortificação de relações a longo prazo e na agregação de valor acrescentado do produto, alcançado através de formação de alianças estratégicas. A Indagrop, é uma empresa agroindustrial em crescimento, quer a nível nacional como internacional, porém identificou um problema. Este afeta o seu desempenho e condiciona o seu crescimento, que é a dispersão e escassez da produção de azeitona. O objetivo deste projeto é apresentar uma solução para este problema, que passa pela criação de um clube de produtores de azeitona, de modo a concentrar a produção e incentivar os produtores a produzir em maior quantidade e qualidade. Portanto, o estudo incidiu sobre os stakeholders agrícolas, no qual foram analisadas as seguintes categorias: dificuldades do segmento de mercado em questão, as funções das organizações que se relacionam diretamente com produtores agrícolas, posteriormente, passa por uma análise que incidiu na perspetiva dos produtores sobre os critérios de seleção das empresas a quem vendem os seus produtos e sobre os serviços e condições que valorizam e procuram nas instituições de apoio. Para além disso, observou-se a qualidade exigida pelas empresas, as relações entre organização/produtor e por último, as dificuldades dos produtores de azeitona, especificamente da azeitona galega. Os resultados obtidos contribuem para que a Indagrop e os produtores desenvolvam relações fortes e duradouras, que permita e sustente a criação deste clube produtores, de forma a garantir o alcance dos objetivos de ambas as partes envolvidas sejam alcançados, refletindo-se num melhor desempenho para os envolvidos.
- A estratégia de comunicação dos eventos de moda: Portugal FashionPublication . Serra, Daniela Alexandra Marques; Aragonez, TeresaNo presente estudo, pretendemos analisar e compreender a estratégia comunicacional direcionada para os eventos de moda, o público alvo para o qual o evento é direcionado. Todo o processo inerente a um evento de sucesso, no qual os designers e as marcas têm a oportunidade de expor as suas criações e tendências. A comunicação desenvolvida em torno do evento, quais os pontos chave dessa comunicação, a aposta na imprensa e nas redes sociais. Após a abordagem teórica, pretendeu-se responder aos objetivos propostos, através de uma metodologia qualitativa, exploratória e apoiada num estudo de caso. Como tal, foram efetuadas cinco entrevistas à equipa do Portugal Fashion, nomeadamente ao departamento de comunicação, coordenação e organização e à direção, de forma compreender a estratégia do Portugal Fashion. Os resultados obtidos permitiram responder aos objetivos inicialmente propostos, através de uma análise detalhada dos dados, foi possível compreender a estratégia do Portugal Fashion, toda a vertente promocional da mesma, o contacto com os órgãos de imprensa, a democratização da informação para o público que não têm acesso ao desfile através das redes sociais.
- Estratégia digital: Como aumentar a notoriedade e intenção de compra digital da marca AmeiasPublication . Sousa, Gustavo Cruz Martelo e Caravana; Aragonez, TeresaO e-commerce, em Portugal e no mundo, tem demonstrado grandes índices de crescimento, sendo um dos principais produtos em expansão o mercado têxtil, nomeadamente, a roupa. A presente investigação tem o intuito de aumentar a notoriedade e a intenção de compra digital de uma marca de meias portuguesa, que vende exclusivamente online. Para tal, é necessário entender qual o perfil do cliente Ameias, bem como qual a rede social mais orientada para a venda, ou o tipo de produto mais vendido, contando com a elaboração de um diagnóstico da marca. Relativamente à metodologia, o presente estudo utiliza uma metodologia qualitativa, sendo uma pesquisa conclusiva de carácter descritivo, como também uma análise de dados secundários na realização do plano de marketing digital para a marca. Nesse sentido, estamos diante de um estudo de caso com recurso à netnografia ao longo do diagnóstico da Ameias, especialmente na análise das redes sociais das restantes marcas. Através do plano de marketing digital, são sugeridas ações à marca de meias, tendo como objetivo aumentar a notoriedade e intenção de compra digital dos utilizadores da loja até ao final do ano de 2022.
- A influência da gestão de reclamações na intenção de repetição de compra : o caso ZaraPublication . Fernandez, Mafalda Ermida da Ponte Moreira; Aragonez, TeresaA magnitude e o incremento da tensão competitiva na esfera empresarial induzem a uma elevada e superior exigência, por parte do cliente, na compra de um produto ou prestação de um serviço, assim como em todo o processo de atendimento inerente. Numa circunstância de reclamação de produto, assumida a falha (defeito; omissão; lacuna; imperfeição) como é inevitável, sobretudo na condição de compra de produtos, devido à sua natureza e características peculiares, um dos métodos de diferenciação organizacional é a aceitação da reclamação, assim como a demonstração de algum constrangimento e preocupação na resolução do problema, de imediato, assim como de forma satisfatória, e se possível compensatória. A reclamação deve ser entendida como uma segunda oportunidade facultada à empresa, para sustentar e permanecer na condição de cliente. Assim, cabe à empresa, oferecer todo o tipo de apoio e suporte logístico, como um fator competitivo e “sedutor” tanto na oferta de um produto de qualidade e, muito especificamente, como a empresa lida com a situação, como responde e tenta retificar a falha. Todo este empowerment circunscreve e determina toda a atitude e tomadas de decisão posteriores do cliente. Considerando este cenário estratégico de coping relativamente à situação em estudo, a nossa investigação tem como objetivo, compreender se existe relação causal entre a satisfação do cliente com a resposta/solução dada pela empresa, efetivando, assim, a sua continuidade e permanência, na eleição da marca e possíveis recomendações da mesma. Este estudo vem realçar a importância da opinião do consumidor de modo a que as marcas consigam perceber a falha e assim melhorar a qualidade de serviço e/ou produto, levando assim a uma maior satisfação dos seus clientes. Pretende-se igualmente, que esta investigação possibilite novas pesquisas de recuperação de falhas no serviço e/ou produto, visto que é uma problemática que as empresas enfrentam nos dias de hoje.
- Lançamento de produto: o "segundo disco" do lado esquerdoPublication . Carvalho, Alexandre Ferreira Cabral Aguiar; Aragonez, TeresaO presente estudo consiste num projeto profissional, cujo foco é o lançamento do segundo disco do Lado Esquerdo. O principal desafio concentra-se na superação da dificuldade de acesso aos maiores e mais eficazes canais de distribuição, e promoção musicais em Portugal, para uma banda que se quer introduzir no respetivo mercado. Foram entrevistados cinco importantes profissionais da industria musical em Portugal (com claro reconhecimento e provas dadas na área), que reconhecem a importância do planeamento estratégico, do papel das rádios nacionais, da capacidade financeira para investimento, da diferenciação, e acima de tudo, da crescente vertente fundamental, que constitui a internet para efeitos promocionais.
- Plano de Comunicação para potencializar a marca Hotéis Bom JesusPublication . Santos, Ana Cristina Sousa; Aragonez, TeresaA aplicação da comunicação como ferramenta de marketing e estratégia pode ser uma vantagem para as empresas hoteleiras como para as regiões, de maneira a aumentarem a sua competitividade e as cidades divulgarem a sua atratividade. A mudança é necessária e, surge como oportunidade de modificar a imagem regional, o que leva o lugar a assumir-se como marca, que é cada vez mais importante para a formação da cidade. O principal objetivo deste estudo passa por idealizar, antes de mais, uma estratégia de comunicação para a marca Hotéis Bom Jesus, que passará por focar, mais tarde, o posicionamento e o incremento da marca, junto dos seus consumidores, obtendo uma ligação da unidade hoteleira à cidade de Braga, que funcionará como alavanca. No que concerne à metodologia, consiste em uma investigação mista, optando pela elaboração de dois questionários, que foram executados no mês de Maio a Junho de 2018, de forma a perceber o que afeta a perceção do consumidor através da comunicação praticada pelo Hotel, relacionando-o com a cidade de Braga. No questionário efetuado ao público em geral, com uma amostra de 238 inquiridos e no segundo, com os clientes da Cadeia de Hotéis Bom Jesus, com 41 inquiridos. Os resultados apontam para um elemento que assenta na diferenciação por parte dos hotéis, sendo considerado como a localização e, apontam ainda para a possível ligação entre a cidade de Braga e a marca adjacente.
- Plano de marketing digital: Sapataria LacioPublication . Mateus, Francisco Vieira; Aragonez, TeresaEste projeto tem como objetivo a elaboração de um Plano de Marketing Digital, para uma empresa de comércio de calçado em Aveiro. O método utilizado foi revisão de literatura, usando uma abordagem quantitativa de origem positivista. Foi também realizado uma pesquisa, com recurso a inquérito por questionário, feito através da internet, a uma amostra aleatória. Descobriu-se que o nosso consumidor, é um consumidor jovem, extremamente ativo no mundo digital, que usa a internet diariamente, faz compras online, valoriza a opinião de familiares ou amigos, o feedback de outros consumidores, tem preocupação com a segurança de dados e segurança no pagamento e valoriza bastante a presença das marcas nas redes sociais. Concluiu-se que a estratégia a desenvolver terá de ir em conta com o que este consumidor quer, criando uma forte presença nas redes sociais e construindo uma plataforma de compras online dentro dos parâmetros estudados. O trabalho foca-se muito no consumidor online, no final, o leitor saberá quais as formas de realizar um plano de marketing digital, que ferramentas existem no mundo digital para trabalhar o marketing e como é que se caracteriza o consumidor online de calçado.
- Plano de negócios para loja de arte onlinePublication . Rosa, Elisa Raquel Coelho da; Aragonez, TeresaO domínio do comércio artístico tem pertencido a negociantes de arte, que desempenham o papel de intermediário entre artista e comprador. Esta situação traduziu-se numa posição de poder que estes representantes puderam usufruir ao longo da história deste comércio e numa dependência dos outros dois intervenientes. Com o aparecimento e evolução da internet, foram criadas novas potencialidades nesta área, o que permitiu um desenvolvimento do mercado, além de ser alterada a forma como os intervenientes se relacionam, abrindo um campo de possibilidades para o comércio de arte. O comprador de arte pode ter ao seu alcance artigos que de outra forma teria muita dificuldade em conhecer, o negociante de arte pode alcançar mais apreciadores e compradores, expandindo as potencialidades do seu negócio e o artista tem agora a possibilidade de ser independente de um intermediário, criando uma relação direta com quem aprecia o produto da sua criatividade. Nesse sentido, o apreciador de arte torna-se num consumidor, a arte num entretenimento educativo e aquilo que instituições culturais, galerias e artistas proporcionam caracteriza-se por edutainment (Komarac, 2014). Nesta perspetiva de mercado, um artista pode ser um empreendedor que vai ao encontro das necessidades estéticas do consumidor, através da criação e manutenção de uma relação com o seu público, que o aprecia pela sua originalidade e autenticidade (Bhattacharjee & Wertenbroch, 2014). É nesta perspetiva que este projeto académico se insere, pela realização de um plano de negócios que visa disponibilizar o trabalho artístico no comércio de arte online e dessa forma perceber quais os fatores envolvidos numa iniciativa deste tipo, ou seja: como criar uma loja de arte online.