Browsing by Issue Date, starting with "2016-09-22"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de melhoria do serviço de venda automóvel: o caso da Matrizauto do PortoPublication . Silva, Gonçalo Fernando Carrada da; Pires, HenriqueEste trabalho apresenta um estudo feito à empresa Matrizauto, integrada no grupo JAP. Esta empresa encontra-se representada, a nível nacional, por três lojas, Braga, Porto e Sintra, sendo que, neste trabalho, a loja escolhida como alvo de estudo foi a do Porto. Após uma análise interna da empresa em questão, foi possível concluir que os objetivos deste trabalho assentariam na apresentação e implementação de estratégias de melhoria do atendimento ao cliente e diminuição do retorno motivado por falhas. Para chegar aos objetivos pretendidos foram desenvolvidas e apresentadas uma serie de ações, que passaram pela criação de um gestor de viaturas, de um relatório de controlo e de um sistema de CRM. Com estas propostas espera-se que haja melhorias significativas nos serviços prestados pela empresa, tanto ao nível da notoriedade como satisfação do cliente.
- Plano de marketing: estudo de caso: Douro Royal Valley Hotel & SpaPublication . Dias, Maria João BrancoO presente projeto resulta de um estágio profissional realizado numa unidade hoteleira de cinco estrelas, localizada no Douro. O objetivo desta dissertação foi a criação e implementação de um plano de marketing para a unidade hoteleira em estudo, que não dispunha desta ferramenta de gestão.
- Canais de comunicação utilizados pelas empresas para se relacionarem com os consumidores: estudo do omnichannel no setor agroalimentarPublication . Correia, Joana Catarina Ribeiro; Pires, HenriqueO problema de investigação passa por saber qual e o mecanismo de utilização dos canais de comunicação, dentro do setor agroalimentar, com especial enfoque no omnichannel. Considerado por alguns autores, um setor muito difícil de incutir mudanças, pretende-se com esta investigação determinar e compreender o estado da comunicação por múltiplos canais em Portugal, no setor agroalimentar; identificar quais os agentes que utilizam ou deviam utilizar o omnichannel e quais as características dos meios que potenciam a utilização do omnichannel no setor agroalimentar. O estudo de caso comparativo centrou a sua metodologia na realização de entrevistas semiestruturadas a empresas do setor, dando destaque a dados qualitativos. Com este estudo concluiu-se que nenhuma das empresas do setor, que foi selecionada propositadamente para estudo, se encontra a utilizar o omnichannel como estratégia de utilização dos canais de comunicação.
- Comunicação no Ensino Superior: plano de comunicação do Instituto Superior de Engenharia do PortoPublication . Santos, Cristiano José Cardoso dos; Rodrigues, FilipeO foco deste trabalho é o da comunicação, pelo que serão analisados os fatores que contribuem ou interferem no posicionamento da instituição, por uma análise da atividade interna da instituição de forma a permitir identificar quais as características que devem ser comunicadas e pela identificação do estudante-tipo e do público-alvo a atingir. Consequentemente são identificadas e propostas as estratégias de comunicação mais adequadas, com base nas diferentes estratégias de marketing à disposição da instituição, consubstanciadas num plano de comunicação. As restrições materiais, humanas e financeiras serão naturalmente integradas, para que o resultado final se possa traduzir num plano de comunicação factível e com aplicação real.
- Email marketing: metodologia quantitativa para definição de melhores práticasPublication . Ferreira, Tatiana Sofia Santos; Rodrigues, FilipeEste projeto tem como área de estudo o email marketing, com foco na aquisição de novos potenciais clientes (leads). Este estudo pretende contribuir para uma comunicação mais eficaz entre as marcas e o seu público-alvo, através da aplicação de uma metodologia de análise quantitativa para populações específicas. Na metodologia desenvolvida foi aplicado o método de análise de frequências dividindo assim os dados por classe/agrupamento de campanhas de acordo com a sua performance. Desta forma foi possível verificar em que agrupamento as variáveis tinham maior influência sobre a taxa de clique e/ou abertura. Assim, foi desenvolvida uma metodologia de análise para populações específicas, aplicável ao email marketing. Esta foi ainda aplicada a uma amostra específica resultando num guia de melhores práticas com ações comprovadas, que para maior fácil compreensão foi traduzido num infográfico. É importante salientar que os resultados destas campanhas são fruto do comportamento de uma população específica e por isso não podem ser generalizados; no entanto a metodologia aqui usada no que toca à análise de dados poderão ser totalmente replicadas.
- Os atributos da marca das instituições de ensino superior: o caso do IPAM PortoPublication . Noite, Miguel; Nogueira, MafaldaO propósito desta dissertação é descrever os atributos de uma marca IES pela instituição, alunos e mercado de trabalho. Mais especificamente, procura compreender que particularidades estão na base do processo de escolha pelo aluno e que competências da instituição e seus alunos são valorizados pelo mercado de trabalho, com enfoque em alguns atributos específicos que ganharam importância durante a investigação, como por exemplo a localização e o ensino prático. Para isso, incidiu-se a investigação num estudo de caso, o IPAM – Porto, através do qual se analisam diversas categorias que vão desde as transformações no ensino, a sua sustentabilidade e atratividade, a importância da utilização de estratégias de marketing, atributos da marca, elementos diferenciadores, atributos de escolha, relacionamento com o mercado de trabalho, entre outros. Os resultados obtidos nesta dissertação contribuem para que as IES criem relações positivas, duradouras e bem planeadas com os seus alunos mas também com as empresas, alargando as suas metodologias de ensino e aproximando-as da realidade do mercado. As IES assumem um papel catalisador da própria carreira dos seus diplomados e contribuem com a sua marca para o sucesso dos seus alunos, de uma forma cada vez mais internacional.
- Plano de marketing do Zoo da MaiaPublication . Pinto, Tiago Miguel Gomes; Mena, RicardoFace a uma periclitante conjuntura económico-social que se tem feito sentir nos últimos anos, mas também devido à crescente concorrência direta e indireta que foi surgindo, este privilegiado espaço de contacto com a vida animal carece de uma estratégia de crescimento que lhe permita fazer face aos novos desafios com que se depara. O papel e a opinião sobre os zoos também têm vindo a mudar ao longo do tempo, sendo cada vez maior o escrutínio público sobre as ações que estas organizações desenvolvem e a responsabilidade quem têm como espaços educativos e de lazer. Tiago Pinto 11 Neste contexto o plano de marketing surge como ferramenta de apoio para a tomada de decisões, identificação de oportunidades e calendarização de ações. É também função deste instrumento percorrer um caminho estratégico através de ações operacionais de atividades definidas, que permitam consolidar o posicionamento, registar um aumento do número de visitantes e desta forma conseguir um aumento da receita.
- Plano de marketing - "Molaflex"Publication . Alves, José Ricardo Morais; Mena, RicardoO presente trabalho compreende uma Revisão de Literatura, de suporte bibliográfico à elaboração do Plano de Marketing, que abarca os seguintes temas: conceptualização de marketing, marketing B2B vs marketing B2C, competitividade e estratégia corporativa, estratégias de marketing, marketing-mix e planos de marketing. O Plano de Marketing, realizado de acordo com o modelo defendido por John Westwood, encontra-se organizado em três capítulos principais: diagnóstico (análise interna e externa da empresa), estratégia (definição dos objetivos e da matriz estratégica) e operacional (plano de ações, cronograma, orçamento e controlo). Os objetivos adjacentes ao plano elaborado incidem particularmente no mercado consumidor, uma vez que, através de uma minuciosa recolha e análise de dados secundários, consideramos que a estratégia da empresa também deve passar pela aproximação aos clientes-finais dos seus produtos. Por conseguinte, foram definidos dois objetivos, um de natureza quantitativa (vendas), e outro de cariz qualitativo (notoriedade), destinados a três segmentos do mercado consumidor. Por fim, com a operacionalização e execução deste Plano de Marketing pretende-se reforçar o atual posicionamento da empresa “Molaflex”, guarnecê-la de uma notoriedade transgeracional, e assegurar a hegemonia da mesma como a empresa líder do mercado nacional de descanso.
- A influência do marketing experiencial na construção da notoriedade das marcas: o caso do NOS Primavera SoundPublication . Cerqueira, Tânia Filipa Barbosa; Nogueira, MafaldaEsta investigação, explora a relação entre as experiências vividas pelos consumidores nos festivais de música com as marcas, e a notoriedade que estas conquistam. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, aplicou-se um método de recolha de dados, o focus group, a participantes do Festival de Música NOS Primavera Sound. A analise de dados recorreu à analise de conteúdo e à analise temática. Os resultados obtidos sugerem a existência de uma relação positiva entre as experiências vividas pelos consumidores e a notoriedade das marcas, na medida em que criam ligações mais próximas, e ficam presentes na mente dos consumidores de uma forma positiva.
- Plano de marketing da cerveja artesanal VitóriaPublication . Freitas, Ana Isabel de Sousa; Alves, Gonçalo CaetanoO presente projeto visa desenvolver um plano de marketing aplicado à marca de cerveja artesanal Vitória, marca esta que se encontra em fase de lançamento no mercado português, mais concretamente na região do Porto. A Cerveja Vitória é uma marca que surge associada ao espaço Plano B, no Porto, como se fosse uma extensão de marca. Assim sendo e tendo em conta o contexto do segmento de mercado da cerveja artesanal em Portugal, o plano de marketing aqui desenvolvido será fundamental para a implementação desta marca, assim como a angariação e possível fidelização de clientes. Partindo do Modelo de Plano de Marketing Empresarial de Hugo Torres, toda a estratégia foi pensada e desenvolvida baseada no valor de marca e no storytelling. As ações propostas têm em consideração a utilização de recursos internos no seu desenvolvimento e aplicação, como forma de contenção de custos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »