IPAM - Porto - Dissertação de Mestrado
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- Cool hunting como metodologia de pesquisa de tendências e gestão da inovação aplicada ao sector da modaPublication . Carriço, Diana; Ferreira, MafaldaDa necessidade de procurar na cultura jovem o reflexo de uma sociedade, surge o coolhunting como um método de pesquisa que observa hábitos, costumes, gostos e interesses da sociedade traduzindo‐se em sinais para, posteriormente, compreender a mente humana e desenvolver prospeções de comportamento e inovação para o sector da moda. Esta dissertação pretende responder a algumas interrogações e indefinições de conceitos na área bem como contribuir de forma pratica e eficaz para a falta de uma metodologia definida na área de estudo em questão. Em primeiro lugar, apresenta‐se o estado da arte atual em relação às metodologias atualmente utilizadas por duas agências de renome a nível mundial bem como os métodos tradicionais de forecasting no sector da moda. Em segundo lugar, colocou‐se em prática o método de Delphi constituído por quatro rondas, ambas com objetivos distintos mas com um propósito em comum: responder de forma efetiva e prática ao problema de investigação da presente dissertação. Na metodologia Delphi, foi utilizando um leque de experts, em áreas relacionadas e complementares ao Coolhunting e ao estudo de tendências, cujo objetivo final visou a validação final do modelo criado ao longo de todas as rondas do método Delphi. Por último, foi desenvolvido um modelo inovador que incorpora não só a fase de coolhunting propriamente dita, isto é de observação e pesquisa, como também integra os resultados provenientes dessa mesma na implementação de insights de valor com integração de fases criativas e de geração de inovação para a criação de um projeto inovador ou melhoria de um existente. Como fator inovador do modelo em causa, foi ainda desenvolvida uma fórmula com um algoritmo específico para a avaliação quantitativa da qualidade do modelo W6 quando implementado num projeto real, tendo como linhas orientadoras as fases processuais do modelo mas também a flexibilidade da atividade em causa e o coolhunter no centro do modelo desenvolvido, visionado e surgindo assim como o mensageiro da distinção, potenciador de qualidade de um projeto e agente de mudança e o ponto de conexão entre as necessidades de distinção dos consumidores e a tentativa das empresas ao criarem produtos e serviços distintos.
- F.I.T. Marketing - Feel, Interact & Trust: diferentes perfis experienciais nos Health ClubsPublication . Marques, Diana; Ferreira, PedroA crise no sector do fitness não deixa nenhum health club indiferente. Reter clientes está na ordem do dia. Contagiar os consumidores a aderirem a hábitos de vida saudáveis através da prática de exercício físico pode ser um desafio para os health clubs nacionais que, em tempo de crise, enfrentam uma quebra da faturação. Como espaços privilegiados de experiências, os health clubs têm a seu favor o aumento da prática de exercício físico. Impõe-se agora, utilizar a sua vertente mais experiencial de uma forma planeada para encantar os clientes e aumentar as suas taxas de fidelização e lealdade, mas também a captação de novos clientes. Propõe-se neste trabalho uma ferramenta de conhecimento e identificação do perfil experiencial dos clientes de um health club, com base em três dimensões experienciais: Feel, Interact e Trust (FI.T.) que constituem a base do F.I.T. Marketing. Para a produção dos resultados, apoiamo-nos na revisão da literatura mais relevante sobre o tema dos autores Schmitt (2002), Smilansky (2010)e Pine & Gilmore (1999) e na aplicação de um estudo quantitativo em dois health clubs tendo por base a escala de Zarantonello e Schmitt (2010) que nos indica existirem diferentes perfis experienciais de clientes para quem devemos adequar estratégias de comunicação distintas.
- Impacto da Web 2.0 na gestão da marcaPublication . Leal, Guilherme; Rodrigues, FilipeA presente investigação avalia o impacto que as plataformas sociais disponíveis na Web 2.0 tem nas marcas e na sua gestão. Existem centenas de redes sociais e blogs no mundo da Web, no entanto, existem apenas 13 comunidades virtuais com mais de 100 milhões de usuários cada. O tema desta tese gira à volta da importância de estar presente nestas comunidades.
- Factores determinantes na escolha de produtos pelas crianças e sua influência na opção de compra pelo adultoPublication . Faria, Daniela; Ferreira, MafaldaUtilizando como metodologia o paradigma etnográfico, a nossa investigação desenvolveu-se a partir do acompanhamento de sete famílias aquando das suas deslocações a espaços comerciais para efectuarem compras. Destas observações resultou a constituição de um quadro de categorias subjacentes ao processo argumentativo desenvolvido pelo consumidor infanto-juvenil no ato de influência do adulto na decisão de compra. Ressalta o preço do produto como categorias com mais ocorrências de observação cujas crianças utilizam como s suportes de argumentação. Intimamente ligado ao preço estão as marcas do distribuidor que são sistematicamente escolhidas pelas crianças, utilizadas também como instrumento argumentativo. Surpreendentemente, conclui-se que a intervenção do consumidor “tweens”, não se limita aos produtos de consumo pessoal.
- Segmento sénior feminino: um estudo sobre estilos de vida e comportamento de consumo de produtos de cosméticaPublication . Cardoso, Gabriela; Ferreira, PedroÉ conhecida a tendência de envelhecimento das sociedades modernas. O crescimento deste grupo populacional torna crucial perceber como vivem e consomem estes indivíduos. Utilizando como enquadramento o consumo de cosméticos, o objetivo deste estudo passa por perceber o que caracteriza a população sénior feminina, nomeadamente ao nível dos estilos de vida e, seguidamente, perceber qual o seu comportamento de consumo face aos produtos de cosmética. Para concretizar este duplo objetivo, foi feita uma recolha de dados primários junto de 300 mulheres com idades superiores a 55 anos. Os questionários eram constituídos por questões relacionadas com os estilos de vida, comportamento de consumo face aos produtos de cosmética e questões de cariz demográfico. A metodologia de análise assentou em técnicas de redução de dados, nomeadamente a análise fatorial e análise de clusters. A primeira com vista a reduzir as variáveis de estilos de vida aos seus principais componentes; a segunda com o objetivo de agrupar as inquiridas em grupos homogéneos. Finalmente, procedeu‐se à análise dos clusters tendo por base o perfil de consumo de produtos de cosmética. Com esta investigação espera‐se contribuir para a compreensão do segmento sénior em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de produtos de cosmética. Espera‐se ainda demonstrar que o segmento sénior não é um grupo homogéneo, sendo possível encontrar grupos distintos, com comportamentos e estilos de vida distintos.
- Parâmetros influenciadores da preferência dos consumidores quanto ao canal de distribuição na compra de tintas decorativasPublication . Salvador, Maria João Vaz; Dias, Rui RosaA presente investigação analisa o comportamento dos consumidores portugueses no que se refere à compra de produtos de bricolage, mais concretamente tintas decorativas, e os factores que influenciam a escolha do canal de distribuição em que adquirem este tipo de produtos. O modelo conceptual desta investigação baseou-se no modelo já antes utilizado por Brunelle (2009), em que se identificaram 8 factores principais para a escolha do canal de distribuição no âmbito da aquisição de tintas decorativas, nomeadamente: confiança e risco percebidos no canal, atitude face ao mesmo, experiências anteriores nesse canal, bem como a motivação para a sua escolha, e ainda factores relacionados com o produto propriamente dito, tais como a complexidade e intangibilidade, e envolvimento com o produto. Concluiu-se assim que todos estes factores têm um peso significativo na escolha do canal.
- O design social e a sustentabilidade num processo de internacionalizaçãoPublication . Guimarães, Cláudia Sofia Mata Pinto; Dias, Rui RosaA internacionalização é cada vez mais um factor decisivo para a sobrevivência de muitas empresas portuguesas. Tendo isto presente, este estudo foi de enorme relevância para a recolha de informações, sobre qual será a melhor forma de uma empresa da área da Engenharia e Arquitectura, neste caso particular a empresa PROJECTOGO, iniciar o seu processo de Internacionalização. Este estudo também permitiu concluir que o Design Social e a Sustentabilidade são realmente um factor de Diferenciação ao nível da sua Estratégia de Marketing e que essa estratégia deverá ser muito cuidada, pois consiste em encontrar e satisfazer as necessidades dos clientes globais e coordenar as actividades no seu meio envolvente. Este estudo permitiu também perceber quais os factores fundamentais para a implementação do processo e quais as principais barreiras no processo de internacionalização.
- O perceived image of Portugal: the impact of experiencePublication . Terrão , Oxana Alexandrovna; Queiroga, Ana PaulaO presente trabalho refere-se a um estudo realizado em Portugal, onde se compara a perceção que os consumidores russos, residentes em Portugal, têm dos produtos feitos em Portugal assim como do próprio país. As transformações na economia mundial que têm ocorrid oexigem uma mudança de paradigma, no sentido de uma exigida diversificação de mercados e formas de se chegar a estes. No caso de Portugal, pela sua condição periférica e pelos condicionalismos económico/financeiros com que se tem debatido, bem como pela incerteza de penetração em mercados outrora importantes como os de países pertencentes à União Europeia, haverá todo o interesse por um lado numa aposta forte nas exportações e, por outro lado, na diversificação de mercados potenciais. A Rússia, país continental e com cerca de 140 milhões de habitantes, pode e deve desempenhar um papel importante na consecução desses objetivos. O propósito geral deste estudo é identificar a imagem percebida de Portugal, em paralelo com a imagem percebida dos produtos. Num período de grandes incertezas do mercado económico/financeiro a nível mundial, terá toda a relevância um estudo o mais aprofundado possível que permita a uma empresa portuguesa munir-se das melhores ferramentas no sentido de poder abordar um mercado enorme como a Rússia, com o menor risco possível e com possibilidades de enfrentar a concorrência.
- O marketing relacional nas relações de longo prazo com clientes no mercado B2B: mercado dos gases industriaisPublication . Lopes, José Manuel Monteiro; Gomes, SandraA temática do Marketing Relacional no mercado B2B tem sido amplamente explorada e objecto de inúmeros estudos. No entanto, o mercado B2B é caracterizado por uma grande diversidade de sectores industriais, bem distintos, e poucos estudos abordam sectores específicos, deixando aberto um amplo espaço para a investigação. A presente investigação pretende abordar este tema e a sua importância nas relações de longo prazo com clientes no mercado B2B, mas aplicado ao mercado dos gases industriais. O objectivo central é demonstrar a importância da criação e fortalecimento de relações de longo prazo com clientes neste mercado, bem como de que forma essas relações se revelam como factores diferenciadores e de grande contributo para o sucesso das empresas. Após caracterização do mercado dos gases industriais e efectuada a revisão de literatura bibliográfica do tema central deste trabalho, o Marketing Relacional, pretendeu‐se responder ao objectivo a que este se propôs, com a aplicação de técnicas qualitativas, sustentadas em entrevistas em profundidade efectuadas a indivíduos alvo de uma amostra, que pelas suas características se enquadram no objecto do estudo. Os resultados obtidos evidenciam a importância do Marketing Relacional no mercado dos gases industriais e de que forma este contribui para o fomentar de relações de longo prazo com os clientes deste mercado.
- A motivação de equipas e o marketing interno : caso Clima LealPublication . Mesquita, Ana Mafalda Pinto; Gomes, SandraO capital humano é hoje, para as organizações, um dos meios mais preciosos para atingirem vantagens competitivas num mercado mutável e agressivo como o actual. Por isto mesmo, verifica-se uma tendência para os responsáveis das organizações assumirem uma importância crescente com os seus recursos humanos. Tendo este princípio em conta, a presente investigação pretende através dos fundamentos do Marketing Interno fornecer recomendações estratégicas para a empresa em estudo – Clima Leal. Este projecto é um estudo de caso que assume como principal âmbito de estudo a motivação. O objectivo é perceber os factores que estão na base da motivação e/ou desmotivação da equipa Clima Leal; e ainda se existem Gap´s entre a motivação percebida pela gerência e a motivação real dos colaboradores da Clima Leal.