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É conhecida a tendência de envelhecimento das sociedades modernas. O crescimento deste grupo populacional torna crucial perceber como vivem e consomem estes indivíduos. Utilizando como enquadramento o consumo de cosméticos, o objetivo deste estudo passa por perceber o que caracteriza a população sénior feminina, nomeadamente ao nível dos estilos de vida e, seguidamente, perceber qual o seu comportamento de consumo face aos produtos de cosmética. Para concretizar este duplo objetivo, foi feita uma recolha de dados primários junto de 300 mulheres com idades superiores a 55 anos. Os questionários eram constituídos por questões relacionadas com os estilos de vida, comportamento de consumo face aos produtos de cosmética e questões de cariz demográfico. A metodologia de análise assentou em técnicas de redução de dados, nomeadamente a análise fatorial e análise de clusters. A primeira com vista a reduzir as variáveis de estilos de vida aos seus principais componentes; a segunda com o objetivo de agrupar as inquiridas em grupos homogéneos. Finalmente, procedeu‐se à análise dos clusters tendo por base o perfil de consumo de produtos de cosmética. Com esta investigação espera‐se contribuir para a compreensão do segmento sénior em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de produtos de cosmética.
Espera‐se ainda demonstrar que o segmento sénior não é um grupo homogéneo, sendo possível encontrar grupos distintos, com comportamentos e estilos de vida distintos.
Description
Dissertação de Mestrado em Comportamento do Consumo
Keywords
Comportamento do consumidor Estilos de vida Produtos de cosmética Segmento sénior feminino