Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Segmento sénior feminino: um estudo sobre estilos de vida e comportamento de consumo de produtos de cosmética

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

É conhecida a tendência de envelhecimento das sociedades modernas. O crescimento deste grupo populacional torna crucial perceber como vivem e consomem estes indivíduos. Utilizando como enquadramento o consumo de cosméticos, o objetivo deste estudo passa por perceber o que caracteriza a população sénior feminina, nomeadamente ao nível dos estilos de vida e, seguidamente, perceber qual o seu comportamento de consumo face aos produtos de cosmética. Para concretizar este duplo objetivo, foi feita uma recolha de dados primários junto de 300 mulheres com idades superiores a 55 anos. Os questionários eram constituídos por questões relacionadas com os estilos de vida, comportamento de consumo face aos produtos de cosmética e questões de cariz demográfico. A metodologia de análise assentou em técnicas de redução de dados, nomeadamente a análise fatorial e análise de clusters. A primeira com vista a reduzir as variáveis de estilos de vida aos seus principais componentes; a segunda com o objetivo de agrupar as inquiridas em grupos homogéneos. Finalmente, procedeu‐se à análise dos clusters tendo por base o perfil de consumo de produtos de cosmética. Com esta investigação espera‐se contribuir para a compreensão do segmento sénior em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de produtos de cosmética. Espera‐se ainda demonstrar que o segmento sénior não é um grupo homogéneo, sendo possível encontrar grupos distintos, com comportamentos e estilos de vida distintos.

Description

Dissertação de Mestrado em Comportamento do Consumo

Keywords

Comportamento do consumidor Estilos de vida Produtos de cosmética Segmento sénior feminino

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License