Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influência da consciência ambiental na intenção de compra de automóveis do segmento premium

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
pedro_barbosa - alterar capa.pdf1.41 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os produtos premium, apesar da atual conjuntura económica mundial são cada vez mais importantes para a economia. Tendo também em consideração que a consciência ambiental está cada vez mais presente na mente do consumidor é importante perceber a sua influência no segmento premium automóvel. Visto existir neste sector uma falha de informação relativa à análise sobre a intenção de compra face à consciência ambiental, a presente investigação visa colmatar essa lacuna. Tendo por base o modelo conceptual da Teoria do Comportamento Planeado adaptado, que é o mais utilizado quando falamos de comportamento de compra ético, foi aplicado um inquérito por questionário entre 20 de Março e 24 de Abril via email através do Google Forms a 30.630 contactos (base de dados da Toyota Caetano Portugal) e da partilha do inquérito no Linkedin e no Faceboock, de onde foi possível obter uma amostra de 289 inquéritos válidos (erro amostral de 6% e intervalo de confiança de 2,62%). Desta forma, os principais resultados apontam para uma relevância da consciência ambiental na intenção de compra, com as seis hipóteses investigadas a serem validadas.

Description

Keywords

Indústria automóvel Luxo Responsabilidade ambiental

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License