Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.41 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os produtos premium, apesar da atual conjuntura económica mundial são cada vez mais importantes para a economia. Tendo também em consideração que a consciência ambiental está cada vez mais presente na mente do consumidor é importante perceber a sua influência no segmento premium automóvel.
Visto existir neste sector uma falha de informação relativa à análise sobre a intenção de compra face à consciência ambiental, a presente investigação visa colmatar essa lacuna.
Tendo por base o modelo conceptual da Teoria do Comportamento Planeado adaptado, que é o mais utilizado quando falamos de comportamento de compra ético, foi aplicado um inquérito por questionário entre 20 de Março e 24 de Abril via email através do Google Forms a 30.630 contactos (base de dados da Toyota Caetano Portugal) e da partilha do inquérito no Linkedin e no Faceboock, de onde foi possível obter uma amostra de 289 inquéritos válidos (erro amostral de 6% e intervalo de confiança de 2,62%).
Desta forma, os principais resultados apontam para uma relevância da consciência ambiental na intenção de compra, com as seis hipóteses investigadas a serem validadas.
Description
Keywords
Indústria automóvel Luxo Responsabilidade ambiental