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- O marketing relacional nas relações de longo prazo com clientes no mercado B2B: mercado dos gases industriaisPublication . Lopes, José Manuel Monteiro; Gomes, SandraA temática do Marketing Relacional no mercado B2B tem sido amplamente explorada e objecto de inúmeros estudos. No entanto, o mercado B2B é caracterizado por uma grande diversidade de sectores industriais, bem distintos, e poucos estudos abordam sectores específicos, deixando aberto um amplo espaço para a investigação. A presente investigação pretende abordar este tema e a sua importância nas relações de longo prazo com clientes no mercado B2B, mas aplicado ao mercado dos gases industriais. O objectivo central é demonstrar a importância da criação e fortalecimento de relações de longo prazo com clientes neste mercado, bem como de que forma essas relações se revelam como factores diferenciadores e de grande contributo para o sucesso das empresas. Após caracterização do mercado dos gases industriais e efectuada a revisão de literatura bibliográfica do tema central deste trabalho, o Marketing Relacional, pretendeu‐se responder ao objectivo a que este se propôs, com a aplicação de técnicas qualitativas, sustentadas em entrevistas em profundidade efectuadas a indivíduos alvo de uma amostra, que pelas suas características se enquadram no objecto do estudo. Os resultados obtidos evidenciam a importância do Marketing Relacional no mercado dos gases industriais e de que forma este contribui para o fomentar de relações de longo prazo com os clientes deste mercado.
- A motivação de equipas e o marketing interno : caso Clima LealPublication . Mesquita, Ana Mafalda Pinto; Gomes, SandraO capital humano é hoje, para as organizações, um dos meios mais preciosos para atingirem vantagens competitivas num mercado mutável e agressivo como o actual. Por isto mesmo, verifica-se uma tendência para os responsáveis das organizações assumirem uma importância crescente com os seus recursos humanos. Tendo este princípio em conta, a presente investigação pretende através dos fundamentos do Marketing Interno fornecer recomendações estratégicas para a empresa em estudo – Clima Leal. Este projecto é um estudo de caso que assume como principal âmbito de estudo a motivação. O objectivo é perceber os factores que estão na base da motivação e/ou desmotivação da equipa Clima Leal; e ainda se existem Gap´s entre a motivação percebida pela gerência e a motivação real dos colaboradores da Clima Leal.
- Contribuição do marketing relacional para uma gestão eficaz do relacionamento com clientes nas PMEPublication . Carvalho, Vítor Manuel Brás; Conde, RosaO Marketing Relacional é hoje imprescindível para que as PME tenham sucesso e consigam ultrapassar a atual conjuntura económica. É fundamental que estimulem a interacção com os cliente de modo, por um lado, a conhecer as suas verdadeiras necessidades e motivações, por outro a integrar o cliente na estratégia da empresa. Desta forma, conseguirão um grau de Satisfação maior e por conseguinte um Compromisso por parte dos seus clientes, que irá ajudar na permanência dos mesmos, obtendo a sua lealdade. Este trabalho explica como obter a Fidelidade_Lealdade dos clientes nas PME a partir de um modelo preditivo, considerando duas dimensões. Os resultados mostram que a Fidelidade_Lealdade depende do Marketing Relacional e do Compromisso e que a Satisfação neste caso não é considerada relevante.
- Impacto do marketing relacional no compromisso dos clientes: caso ÉTICADATAPublication . Andrade, Pedro Miguel Pinto; Conde, RosaO projecto de investigação que se apresenta de seguida explora o universo do Marketing Relacional. Nos anos 90 este conceito tornou-se de elevado interesse não só para académicos como também para profissionais. Contudo com o passar do tempo a imagem do Marketing Relacional é afectada pela identificação com um conceito e sua aplicabilidade. Assim, o estudo procura levar a compreender quais as variáveis que exercem maior influência sobre esta temática. Uma vez que no actual cenário económico, é importante as empresas diferenciarem-se das outras através do seu relacionamento com os clientes. Logo, variáveis como Confiança, Satisfação dos clientes e Compromisso assumem importância vital na gestão eficaz destas relações. Com o propósito de analisar estas interacções na prática, vamos aferir o impacto do Marketing Relacional no Compromisso dos clientes da empresa ÉTICADATA, esta empresa exerce a sua actividade no desenvolvimento de Softwares de gestão. O presente estudo partiu da revisão da literatura, sendo seguida pela metodologia de investigação que incluiu a formulação de hipóteses, para posterior recolha de dados através de uma amostra de clientes da ÉTICADATA. Depois deste processo realizou-se a análise estatística dos dados e respectivas conclusões e recomendações.
- A influência da consciência ambiental na intenção de compra de automóveis do segmento premiumPublication . Barbosa, Pedro Miguel da Silva; Gomes, SandraOs produtos premium, apesar da atual conjuntura económica mundial são cada vez mais importantes para a economia. Tendo também em consideração que a consciência ambiental está cada vez mais presente na mente do consumidor é importante perceber a sua influência no segmento premium automóvel. Visto existir neste sector uma falha de informação relativa à análise sobre a intenção de compra face à consciência ambiental, a presente investigação visa colmatar essa lacuna. Tendo por base o modelo conceptual da Teoria do Comportamento Planeado adaptado, que é o mais utilizado quando falamos de comportamento de compra ético, foi aplicado um inquérito por questionário entre 20 de Março e 24 de Abril via email através do Google Forms a 30.630 contactos (base de dados da Toyota Caetano Portugal) e da partilha do inquérito no Linkedin e no Faceboock, de onde foi possível obter uma amostra de 289 inquéritos válidos (erro amostral de 6% e intervalo de confiança de 2,62%). Desta forma, os principais resultados apontam para uma relevância da consciência ambiental na intenção de compra, com as seis hipóteses investigadas a serem validadas.