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Authors
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Abstract(s)
A temática do Marketing Relacional no mercado B2B tem sido amplamente
explorada e objecto de inúmeros estudos. No entanto, o mercado B2B é caracterizado
por uma grande diversidade de sectores industriais, bem distintos, e poucos estudos
abordam sectores específicos, deixando aberto um amplo espaço para a investigação.
A presente investigação pretende abordar este tema e a sua importância nas
relações de longo prazo com clientes no mercado B2B, mas aplicado ao mercado dos
gases industriais. O objectivo central é demonstrar a importância da criação e
fortalecimento de relações de longo prazo com clientes neste mercado, bem como de
que forma essas relações se revelam como factores diferenciadores e de grande
contributo para o sucesso das empresas.
Após caracterização do mercado dos gases industriais e efectuada a revisão de
literatura bibliográfica do tema central deste trabalho, o Marketing Relacional,
pretendeu‐se responder ao objectivo a que este se propôs, com a aplicação de
técnicas qualitativas, sustentadas em entrevistas em profundidade efectuadas a
indivíduos alvo de uma amostra, que pelas suas características se enquadram no
objecto do estudo.
Os resultados obtidos evidenciam a importância do Marketing Relacional no
mercado dos gases industriais e de que forma este contribui para o fomentar de
relações de longo prazo com os clientes deste mercado.
Description
Keywords
Marketing relacional Business to business