Repository logo
 
Publication

O marketing relacional nas relações de longo prazo com clientes no mercado B2B: mercado dos gases industriais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorLopes, José Manuel Monteiro
dc.date.accessioned2024-08-19T13:32:25Z
dc.date.available2024-08-19T13:32:25Z
dc.date.issued2012-10-24
dc.description.abstractA temática do Marketing Relacional no mercado B2B tem sido amplamente explorada e objecto de inúmeros estudos. No entanto, o mercado B2B é caracterizado por uma grande diversidade de sectores industriais, bem distintos, e poucos estudos abordam sectores específicos, deixando aberto um amplo espaço para a investigação. A presente investigação pretende abordar este tema e a sua importância nas relações de longo prazo com clientes no mercado B2B, mas aplicado ao mercado dos gases industriais. O objectivo central é demonstrar a importância da criação e fortalecimento de relações de longo prazo com clientes neste mercado, bem como de que forma essas relações se revelam como factores diferenciadores e de grande contributo para o sucesso das empresas. Após caracterização do mercado dos gases industriais e efectuada a revisão de literatura bibliográfica do tema central deste trabalho, o Marketing Relacional, pretendeu‐se responder ao objectivo a que este se propôs, com a aplicação de técnicas qualitativas, sustentadas em entrevistas em profundidade efectuadas a indivíduos alvo de uma amostra, que pelas suas características se enquadram no objecto do estudo. Os resultados obtidos evidenciam a importância do Marketing Relacional no mercado dos gases industriais e de que forma este contribui para o fomentar de relações de longo prazo com os clientes deste mercado.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51722
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing relacionalpt_PT
dc.subjectBusiness to businesspt_PT
dc.titleO marketing relacional nas relações de longo prazo com clientes no mercado B2B: mercado dos gases industriaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
jose_lopes - alterar capa.pdf
Size:
647.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: