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A presente dissertação aborda a temática de Business Intelligence (BI) apresentando o Caso de uma Empresa Africana de Telecomunicações e propõe determinar o nível de satisfação dos utilizadores de uma ferramenta de Business Intelligence em contexto empresarial.
De forma a obter respostas à pergunta orientadora desta investigação: “Como é avaliado o sistema de BI pelos utilizadores de uma empresa africana de telecomunicações?”, esta dissertação foi estruturada em duas partes: trabalho conceptual e trabalho de campo. Na primeira parte, com base numa revisão de
literatura sobre as áreas de Business Intelligence, Big Data Analytics, Marketing Research, apresenta-se o modelo conceptual. Na segunda parte, através da análise de um estudo de caso, é testado o modelo conceptual apresentado e identificadas eventuais diferenças, através da construção de um modelo empírico.
Os fatores considerados como essenciais para a satisfação dos utilizadores da empresa estudada, vão desde a Qualidade da Informação, Qualidade do Serviço e Qualidade do Sistema, conduzidos pelo alinhamento interno da empresa.
Concluiu-se que o nível de satisfação dos utilizadores é elevado, tendo em conta a utilidade e facilidade percebida, havendo, no entanto, pontos de melhoria que se prendem com a qualidade dos dados.
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Keywords
Business intelligence BI Big data Marketing Analytics Telecomunicações África