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- Elaboração de uma estratégia de marketing digital na empresa Ramos PintoPublication . Azeredo, Mariana Calheiros Ponces de Castro; Neves, CidáliaApesar de existir uma extensa literatura acerca da importância dos social media e das estratégias de Marketing utilizadas nas empresas, pouco se conhece acerca da sua utilização e eficiência na indústria vitivinícola. O presente relatório procura definir uma estratégia dinamizadora para os três canais digitais da empresa Ramos Pinto (Website, Facebook e Instagram) através de um estudo aprofundado às empresas concorrentes e de uma análise detalhada às forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) da Ramos Pinto. Para o desenvolvimento do trabalho recorreu-se à metodologia qualitativa, através de entrevistas não estruturadas, onde foram abordados temas relativos às estratégias de Marketing utilizadas pela empresa, no passado e presente, a sua presença nos canais digitais, a forma como tem vindo a comunicar nos meios online e tradicionais, e por fim, a nova associação a uma marca de luxo. Seguidamente, utilizou-se a técnica da observação direta, através da qual, analisou-se o comportamento do consumidor e das empresas nos diferentes meios online. Por fim, recorreu-se à análise documental que permitiu destacar os prémios obtidos pela empresa, quer a nível nacional, quer internacional, através da criação de posters criativos. O Relatório inicia-se com a contextualização do problema organizacional onde é apresentada a proposta de dinamização dos canais digitais da empresa Ramos Pinto. Posto isto, foi desenvolvida uma revisão de literatura que assenta na importância do Marketing digital e a sua influência no contexto empresarial, nomeadamente numa empresa de vinhos. Neste sentido, foram apresentados três modelos de estratégias de Marketing, com enfoque no modelo SOSTAC de Smith (2015) que constituem a base deste trabalho. Após a abordagem metodológica, apresenta-se o plano de comunicação que irá ao encontro da estratégia. Com a realização deste trabalho pretende-se reposicionar a marca através dos novos “códigos visuais” associados à coerência e detalhe.
- Blogs moda e beleza como plataforma de comunicação das empresasPublication . Alves, Daniela Filipa da Costa; Reis, José LuísEste trabalho tem como objetivo compreender a importância dos blogs individuais femininos pessoais de moda e beleza, como plataforma de comunicação, nomeadamente a relação que os leitores têm com o universo dos blogs de moda e beleza, tentando compreender se a publicidade que é feita nos blogs é percebida ou não pelos leitores e se a perceção sobre a publicidade nos blogs afeta (ou não) a reputação das bloggers.
- Plano de marketing digital: Fundação de SerralvesPublication . Melo, Maria Cardoso Gonçalves Carneiro de; Bandeira, SílviaNo seguimento do estágio curricular realizado na Fundação de Serralves, o presente relatório visa o desenvolvimento de um plano de marketing digital para esta instituição, dada a importância inegável que esta área representa numa organização e as falhas detetadas na atual estratégia levada a cabo por Serralves. De facto, a realidade digital revolucionou de tal forma o mercado, que qualquer empresa que se quisesse manter competitiva foi obrigada a repensar nas suas estratégias de marketing (Partritiu Baltes, 2015), criando novos desafios a todo o tipo de indústrias, nomeadamente a cultural (Cowen, 2008). No que concerne aos museus, as instituições que mais se aproximam da Fundação de Serralves, são cada vez mais aquelas que apostam nas ferramentas digitais, porém os resultados obtidos, como é exemplo o caso espanhol, ainda estão muito aquém dos esperados (SocialWin Consultoría Estratégica de Redes Sociales, 2013), sendo, portanto, necessários maiores esforços no planeamento de estratégias de marketing digital. Pretende-se com este trabalho, aproximar a presença digital de Serralves aos interesses do consumidor, elemento essencial ao sucesso de qualquer estratégia.
- A melhoria da imagem da Douro Azul por meio da cocriação com a comunidade envolventePublication . Neto, Catarina Martins Ribeiro Pacheco; Gomes, SandraO propósito deste estudo surgiu da crescente consciência e necessidade das empresas em beneficiar dos recursos e potencialidades dos stakeholders externos à mesma (Davila, Oyon, Parmigiani, & Schnegg, 2015). A comunidade, de entre os intervenientes do ambiente externo, é o objeto de estudo desta investigação. Pretende-se, por meio da cocriação, melhorar a imagem da marca DouroAzul, capacitando-a de contornos mais em linha com a comunidade envolvente, através da sua integração na criação de novas experiências turísticas do Grupo Mystic Invest. Para tal, investigou-se sobre a temática da cocriação e dos elementos adjacentes a ela, nomeadamente, das mudanças de paradigma que direcionam para uma gestão colaborativa e aberta e de mudanças na imagem e experiência de marca após a implementação de processos de cocriação. Observou-se, através de inquéritos realizados às populações das cidades envolventes à DouroAzul, um relativo interesse e recetividade à integração em desafios de cocriação, justificando a validade e pertinência da implementação desta realidade na DouroAzul. Este estudo apresenta um projeto de implementação de uma iniciativa de cocriação para a DouroAzul, detendo valiosos dados que permitem a sua funcional e eficaz aplicação e gestão.
- Otimização do marketing digital da Amorim RevestimentosPublication . Aguilar, João Paulo Pereira; Reis, José LuísA crescente evolução do Marketing ao longo dos últimos anos, mais concretamente do Marketing Digital, revelou-se um fator fulcral para o sucesso e afirmação das organizações no mercado. A Amorim Revestimentos, empresa pertencente ao Grupo Amorim, não é exceção. Apesar de ser uma empresa conceituada e com um sucesso inquestionável a nível mundial, devido à qualidade excecional e internacionalmente reconhecida pelos seus produtos, com a velocidade da evolução tecnológica muitos concorrentes têm ou poderão vir a ter o mesmo nível de qualidade e semelhanças nos seus produtos. Este relatório incide no estudo e análise da situação atual dos principais canais de marketing digital adotados pela Amorim Revestimentos, focado na sua marca principal, a Wicanders, e nas ações tomadas pelo estagiário no decorrer do estágio.
- A dinamização do turismo cultural em Serralves: a vertente internacionalPublication . Costa, Maria Rita de Calheiros Ferraz Dias da; Bandeira, SílviaO presente estudo tem como objectivo elaborar um plano dinamizador da Fundação de Serralves junto do público internacional, em especial dos turistas de nacionalidade espanhola. Para tal, decidiu-se desenvolver novas actividades de cultura e de lazer, tão importantes para reforçar a oferta já existente em Serralves. Através da recolha de dados primários e secundários, irá ser estudado o perfil do turista espanhol, as atracções que mais lhe interessam e perceber que tipo de actividades alternativas se podem desenvolver para o motivar a conhecer a Fundação de Serralves.
- Plano de marketing : Euskalduna StudioPublication . Costa, Tiago Jorge Fontes; Reis, José LuísO presente projeto tem por objetivo a elaboração de um plano de marketing para o restaurante Euskalduna Studio. Este plano de marketing visa promover, sustentar e alavancar os resultados já adquiridos pelo Euskalduna Studio até ao momento, permitindo suprir algumas das dificuldades de atuação no sector através de uma estratégia assente na comunicação da marca e do seu fator diferenciador, com o apoio de suportes digitais mais eficazes transpondo alguns mecanismos de comunicação já utilizados. Este projeto foi iniciado ainda o Euskalduna Studio não estava de portas abertas ao publico, momento que aconteceu em dezembro de 2016. É ambicionado que o Euskalduna Studio se vá estabelecer gradualmente no mercado com uma estratégia de penetração aliada a uma valorização como uma marca de qualidade e referencia, com um serviço de excelência, dando vida, cor e inovação a produtos que por vezes são pouco atrativos, neste trabalho, pretendeu-se abordar e compreender os conceitos componentes de um plano de marketing, como a estratégia, segmentação, posicionamento e diferenciação, assim como confrontar os diferentes modelos de plano de marketing propostos pela literatura. A metodologia empregada consistiu na adoção de um modelo de plano de marketing eleito por um mix de vários autores, sustentado pela recolha de dados fornecidos pela empresa e por fontes secundárias. Os objetivos determinados pela empresa, assentam em três grandes metas: vendas, aumento de notoriedade e fidelização dos clientes, de modo a atingir os objetivos previamente definidos, apresenta-se um programa de implementação com desenvolvimento de ações, novas ferramentas de comunicação, ações promocionais bem como ações de solidariedade que permitirão aumentar o número de clientes ativos, aumentar a notoriedade e sustentar desta forma o crescimento gradual da marca e conceito Euskalduna. O Euskalduna Studio é um restaurante, mas vai além disso, é um laboratório de sabores e texturas, onde é sempre assegurada a qualidade e a originalidade dos pratos. É, também, um studio onde o Chef assume o papel de artista e criador, misturando diferentes universos gastronómicos para chegar a um resultado único, capaz de seduzir os cinco sentidos. Mais ainda, é um espaço de partilha onde não há separação entre cozinha e sala e onde quem lá janta pode acompanhar todas as fases da preparação. Os clientes são convidados a observar e a interagir, e assegura-se que cada serviço é personalizado. Neste restaurante faz-se cozinha contemporânea de autor, onde o Chef leva para a mesa novos ingredientes, novas técnicas e novas histórias. A inspiração vem dos quatro cantos do Mundo; porém, privilegia-se, na escolha dos ingredientes, os produtos nacionais e sazonais e as relações com pequenos produtores. É basilar considerar estes fatores no progresso e planeamento da operacionalidade do plano. A secção de diagnóstico presume um olhar crítico e explorativo sobre a empresa, analisando não só o marketing-mix como também os recursos, os clientes e outras atividades conexas. É importante conhecer detalhadamente esta atividade no seu contexto de atuação, pela possibilidade de incrementar processos de melhoria organizacional. A visão sobre o mercado concorrencial é também elementar neste diagnóstico, pela perspetiva global e pelo conhecimento profundo da realidade onde está inserida esta unidade crítica que condiciona quer a procura, quer a oferta existente. A definição de objetivos e resultante estratégia tem por apoio um diagnóstico pormenorizado, principiando desta forma a capacidade de condicionar a evolução do negócio pela tomada de decisão e investimento estratégico, com o intuito de alcançar os resultados operacionais planeados e pretendidos. Esta fração influencia todo o desenvolvimento e aplicação do plano de marketing, uma vez que determina a conexão entre o percurso a realizar para a obtenção do resultado desejado. O envolvimento de objetivos em todas as áreas fundamentais permite o estabelecimento de metas individualizadas, para a fidelização, volume de vendas e investimento em comunicação, que conjugadas permitem a obtenção do objetivo principal, aumentar a notoriedade do Euskalduna Studio. A capacidade de interligar os objetivos propostos com a sua realização supõe a existência de um plano de ação operacional e um orçamento orientador das verbas alocadas, ambos descritos neste plano. É fundamental planear a implementação com base na estratégia e nos objetivos, garantindo o seu cumprimento. Esta deverá ser planeada de forma ponderada, com a alocação de meios e verbas indispensáveis para evitar qualquer deslize orçamental. As últimas etapas deste plano de marketing assumem-se como decisivas na avaliação de todo o projeto estratégico e operacional desenvolvido. É essencial estabelecer parâmetros de avaliação precisos que garantam a correta medição da taxa de sucesso. Esta monitorização das ações encetadas garante a correta avaliação de todo o desempenho nos processos anteriores. No seguimento desta parceria colaborativa com o restaurante foi utilizada uma metodologia de entrevistas presenciais aos funcionários do Euskalduna Studio com recolha de dados primários e secundários. Com isto, pretende-se, em particular, que este plano venha promover a mudança dentro da empresa de forma a fazer frente às ameaças e num futuro à sua consolidação no setor, na expectativa que os objetivos delineados sejam amplamente alcançados.
- Lançamento de produto: o "segundo disco" do lado esquerdoPublication . Carvalho, Alexandre Ferreira Cabral Aguiar; Aragonez, TeresaO presente estudo consiste num projeto profissional, cujo foco é o lançamento do segundo disco do Lado Esquerdo. O principal desafio concentra-se na superação da dificuldade de acesso aos maiores e mais eficazes canais de distribuição, e promoção musicais em Portugal, para uma banda que se quer introduzir no respetivo mercado. Foram entrevistados cinco importantes profissionais da industria musical em Portugal (com claro reconhecimento e provas dadas na área), que reconhecem a importância do planeamento estratégico, do papel das rádios nacionais, da capacidade financeira para investimento, da diferenciação, e acima de tudo, da crescente vertente fundamental, que constitui a internet para efeitos promocionais.
- Criação de um clube de produtores de azeitona para a IndagopPublication . Reis, Ana Alexandra Couto; Aragonez, TeresaNos últimos anos, tem-se assistido a profundas alterações no mundo empresarial, influenciadas por diversos fatores como: a globalização, o aumento da competitividade, escassez dos recursos e crescente exigência dos consumidores. A competitividade pelos mesmos mercados, pressiona as organizações a reformularem estratégias centradas na criação e fortificação de relações a longo prazo e na agregação de valor acrescentado do produto, alcançado através de formação de alianças estratégicas. A Indagrop, é uma empresa agroindustrial em crescimento, quer a nível nacional como internacional, porém identificou um problema. Este afeta o seu desempenho e condiciona o seu crescimento, que é a dispersão e escassez da produção de azeitona. O objetivo deste projeto é apresentar uma solução para este problema, que passa pela criação de um clube de produtores de azeitona, de modo a concentrar a produção e incentivar os produtores a produzir em maior quantidade e qualidade. Portanto, o estudo incidiu sobre os stakeholders agrícolas, no qual foram analisadas as seguintes categorias: dificuldades do segmento de mercado em questão, as funções das organizações que se relacionam diretamente com produtores agrícolas, posteriormente, passa por uma análise que incidiu na perspetiva dos produtores sobre os critérios de seleção das empresas a quem vendem os seus produtos e sobre os serviços e condições que valorizam e procuram nas instituições de apoio. Para além disso, observou-se a qualidade exigida pelas empresas, as relações entre organização/produtor e por último, as dificuldades dos produtores de azeitona, especificamente da azeitona galega. Os resultados obtidos contribuem para que a Indagrop e os produtores desenvolvam relações fortes e duradouras, que permita e sustente a criação deste clube produtores, de forma a garantir o alcance dos objetivos de ambas as partes envolvidas sejam alcançados, refletindo-se num melhor desempenho para os envolvidos.
- Brandlift Budapeste: gestão online de marcasPublication . Gomes, Pedro Sousa; Caniço, Sílvia Maria Bandeira da SilvaEste documento relata o trabalho desenvolvido por Pedro Sousa Gomes na empresa Brandlift (Budapeste) no âmbito de estágio curricular para a obtenção do grau de mestre em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing do Porto. Ao longo deste documento irá ser descrita a empresa e em que consistiu o estágio. O mundo online mudou completamente a forma de como as marcas interagem com os seus consumidores, mas as empresas sabem que têm de acompanhar essa evolução tecnológica e de estar presentes da melhor forma possível nesse mundo, mais especificamente nas redes sociais. Neste contexto, e utilizando o método de investigação documental e analisando a empresa KFC foi proposto o desafio de aumentar o engagement da marca nas redes sociais e ao mesmo tempo promover o serviço de pequeno-almoço e entrega ao domicílio. Depois de analisadas, implementadas e avaliadas algumas das ações propostas concluímos que após o primeiro mês o objetivo inicial tinha sido concretizado, propomos também mais ações que consideramos que poderão trazer resultados mais positivos à marca.