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- Case study - Campanha SUV Híbridos Toyota: análise de resultadosPublication . Gonçalves, Tiago Meleiro; Cayolla, RicardoNão menos importante que a elaboração de um bom plano de comunicação, também a análise dos dados atingidos representam informação deverás importante. Assim o presente estudo pretende analisar se os objetivos delineados no momento de elaboração do Plano de Comunicação "SUV Híbridos Toyota" foram atingidos. Através dos dados analisados foi possível verificar as relações, indiretas e diretas, existentes entre os vários indicadores de performance, Kpi´s. Esta análise acima de tudo permitiu perceber a importância dos indicadores e a necessidade existente de os mesmos serem analisados em conjunto após concluído o período de comunicação da campanha de comunicação.
- Volunteer based brand equity: desenvolvimento de um modelo de gestão da marca centrado no papel do voluntárioPublication . Santarém, Francisco Carmo Pacheco Providência; Nogueira, MafaldaApesar da sua crescente valorização e do aumento da sua competitividade, o setor das Organizações sem fins lucrativos apresenta lacunas ao nível da disponibilidade de conhecimento científico e de ferramentas práticas de gestão de marca. Sendo esta um dos ativos mais importantes destas organizações, pretendeu-se desenvolver um trabalho de investigação que contribuísse, a um nível teórico e prático, para o preenchimento dessa lacuna. Intitulada “Volunteer Based Brand Equity: desenvolvimento de um modelo de gestão da marca centrado no papel do voluntário”, esta dissertação apresenta uma metodologia mista, composta por um estudo qualitativo através de entrevistas exploratórias, a três especialistas; e, posteriormente, por um estudo quantitativo, assente num questionário direcionado para voluntários formais do Norte de Portugal. O trabalho inicia-se com a revisão da literatura que incide sobre o valor da marca associado à análise do modelo employee based brand equity (King & Grace, 2009, 2010), que serviu de base teórica para o desenvolvimento desta Tese; e sobre a caracterização do voluntariado, focado nas diferenças entre os contextos de trabalho remunerado e voluntário. Segue-se a apresentação da posição metodológica adotada, a análise e discussão dos resultados obtidos e as conclusões principais do estudo. Com a realização desta dissertação, foi possível, por um lado, caracterizar a população de voluntários formais do Norte de Portugal, na sua relação com a organização onde trabalham e com a respetiva marca; e, por outro, desenvolver um instrumento prático de análise de VBBE para as organizações sem fins lucrativos.
- Brand love e brand hate: o Ewom como ferramenta de propagação do ódioPublication . Teixeira, Bruno Miguel Nunes Matos; Casais, BeatrizA comunicação digital revolucionou o mundo do marketing e as marcas mudaram as suas estratégias de comunicação para os canais digitais onde alcançam um maior número de potenciais clientes e de uma forma mais célere. O anonimato e a facilidade de acesso propiciam condições favoráveis ao aparecimento de utilizadores que, por motivos de insatisfação ou de forma gratuita, difundem conteúdos ofensivos, críticos e negativos sobre um produto ou uma marca. Por este motivo é pertinente compreender a possível influência destes utilizadores e dos respetivos conteúdos junto das comunidades das marcas e se a existência de uma relação previamente estabelecida com uma marca, variando entre o amor e o ódio, pode aumentar estes efeitos ou mitigá-los. A investigação foi realizada através de uma metodologia quantitativa, com o desenvolvimento de um inquérito, posteriormente respondido por 185 indivíduos e que teve como base a teoria de afetividade-aversão e o modelo de adoção da informação. Os resultados desde estudo indicam que estes conteúdos têm a capacidade de influenciar as futuras decisões dos leitores, ainda que de forma reduzida, e que o autor e a forma como é percebido junto dos leitores pode inflacionar esta influência. Foi também concluído que uma maior aproximação à marca reduz a probabilidade destes conteúdos serem adotados. Com este estudo pretende-se dotar as empresas de conhecimentos mais aprofundados, nomeadamente, quanto às características do eWOM mais valorizadas pelos leitores e a importância de controlar os efeitos destes conteúdos de forma a evitar a influência negativa sobre os possíveis consumidores.
- Atitude do consumidor português em relação ao rótulo biológicoPublication . Costeira, Isilda Guedes; Nogueira, MafaldaA crise económica que afetou Portugal moldou o comportamento de compra dos consumidores portugueses, o preço e os descontos têm um enorme poder na tomada de decisão de compra do consumidor português. A recuperação económica que Portugal tem vindo a apresentar nos últimos anos trouxe também novos fatores incluídos neste processo de decisão, um deles foi a abertura ao consumo de produtos biológicos. O aumento no consumo deste mercado e a descoberta de um gap aliado entre a intenção de compra do consumidor de produtos biológicos com a sua compra atual levou à realização desta investigação. É de esperar que os resultados tragam um contributo académico suficientemente importante, para que possa contribuir para um aumento no consumo deste tipo de produtos em Portugal, visto que o mercado é ainda constituído por um nicho. Deste modo o objetivo desta investigação será investigar a relação entre a motivação do consumidor, a compreensão e o uso do rótulo biológico em produtos alimentares. Foram recolhidos dados estatísticos através da divulgação de um questionário em formato online com uma amostra de 181 participantes. Com a realização de alguns testes estatísticos as duas grandes conclusões são a falta de compreensão que a amostra demonstrou para com o conceito e pela relação significativa que a motivação tem no uso do rótulo biológico. É muito difícil que um consumidor torne a sua motivação em uso quando na verdade não compreende, e será aqui que as principais entidades terão de incidir. Ensinar os consumidores sobre o modo de produção biológica, será crucial para que o consumo de produtos biológicos em Portugal obtenha um crescimento notório.
- Influência da perceção do e-wom no brand equity : um estudo sobre marcas de luxoPublication . Abreu, Mafalda Sofia Monteiro de; Casais, BeatrizO luxo constitui um setor em constante crescimento, com um valor associado que acompanha essa tendência. A par do seu crescimento, também as novas tecnologias evoluíram de forma exponencial, especialmente as redes sociais e plataformas de e-commerce. Contudo, as marcas de luxo não se ajustaram imediatamente ao contexto online e existe atualmente ainda alguma resistência por parte de certas marcas. Na verdade, o online e as redes sociais potenciam uma maior conectividade e a interação entre utilizadores, através do electronic word of mouth ou e-WOM, que pode exercer influência sobre o valor que cada consumidor tem de determinada marca (brand equity). O presente estudo pretende investigar a influência do e-WOM sobre o brand equity de marcas de luxo, de modo a compreender esta relação e para que se possam construir estratégias para potenciar a presença online destas marcas. Para o efeito, adotou-se uma metodologia mista de investigação, recorrendo a entrevistas semiestruturadas para compreender a definição de marcas de luxo e identificar as caraterísticas diferenciadoras associadas a este tipo de marcas; e o questionário a uma amostra da população portuguesa (n=365) com o intuito de identificar a influência do e-WOM sobre o brand equity de marcas de luxo. Os resultados obtidos mostram que a definição de marca de luxo é subjetiva, pelo que não há consenso na literatura, contudo, compilando fatores essenciais como as caraterísticas diferenciadoras e considerando a subjetividade inerente, é possível alcançar uma definição genérica de marca de luxo. Finalmente, o estudo permitiu ainda concluir que existe uma associação positiva entre o e-WOM e o brand equity de marcas de luxo, elucidando a influência do primeiro sobre o segundo. Estes resultados elucidam a importância do e-WOM que poderá alavancar a presença online da marca de luxo e potenciar o brand equity destas na mente do consumidor.
- Plano de Comunicação para potencializar a marca Hotéis Bom JesusPublication . Santos, Ana Cristina Sousa; Aragonez, TeresaA aplicação da comunicação como ferramenta de marketing e estratégia pode ser uma vantagem para as empresas hoteleiras como para as regiões, de maneira a aumentarem a sua competitividade e as cidades divulgarem a sua atratividade. A mudança é necessária e, surge como oportunidade de modificar a imagem regional, o que leva o lugar a assumir-se como marca, que é cada vez mais importante para a formação da cidade. O principal objetivo deste estudo passa por idealizar, antes de mais, uma estratégia de comunicação para a marca Hotéis Bom Jesus, que passará por focar, mais tarde, o posicionamento e o incremento da marca, junto dos seus consumidores, obtendo uma ligação da unidade hoteleira à cidade de Braga, que funcionará como alavanca. No que concerne à metodologia, consiste em uma investigação mista, optando pela elaboração de dois questionários, que foram executados no mês de Maio a Junho de 2018, de forma a perceber o que afeta a perceção do consumidor através da comunicação praticada pelo Hotel, relacionando-o com a cidade de Braga. No questionário efetuado ao público em geral, com uma amostra de 238 inquiridos e no segundo, com os clientes da Cadeia de Hotéis Bom Jesus, com 41 inquiridos. Os resultados apontam para um elemento que assenta na diferenciação por parte dos hotéis, sendo considerado como a localização e, apontam ainda para a possível ligação entre a cidade de Braga e a marca adjacente.
- A influência do marketing social na imagem da marca da santa casa da misericórdia de BarcelosPublication . Macedo, Rita Isabel Santos; Gomes, SandraVivemos atualmente numa época onde a sociedade valoriza cada vez mais as organizações que realmente contribuem para a mundo. O marketing social é um aliado poderosíssimo quando uma organização pretende que as suas ações sejam diferenciadoras, de forma a trazer benefícios tanto para a sociedade, como para a imagem da marca. Este estudo tem como principal objetivo perceber qual é a influência do marketing social na imagem da marca da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. A revisão da literatura recai sobre dois grandes temas – o marketing social e a imagem da marca – sempre com o intuito de encontrar a relação entre estes dois conceitos. A identidade da marca é também um tema muito importante para o estudo. A identidade precede a imagem e justifica o facto de em alguns casos, a identidade emitida pela marca não ser a imagem rececionada pelos consumidores. Os resultados obtidos, através da abordagem qualitativa e de acordo com as técnicas de recolha de dados utilizadas – o focus group e a entrevista - demonstram que existe um gap entre o que é emitido pela Santa Casa (identidade) e o que é rececionado pela comunidade (imagem). Através deste estudo, foi possível perceber que o marketing social é capaz de mudar a imagem da marca na mente da comunidade, de negativa para positiva, diminuindo o gap. Esta investigação para além de ter a pretensão de estudar o marketing social na imagem da marca, pretende também ser um incentivo para uma aposta contínua no marketing e na comunicação das organizações sem fins lucrativos.
- A perceção do consumidor Português sobre a atmosfera das lojas de vestuárioPublication . Machado, Carolina Bicker da Costa Pinto; Nogueira, MafaldaAtualmente, vivemos numa era onde todos os dias assistimos a mudanças constantes, principalmente a nível tecnológico. Relativamente à compra, hoje em dia, esta pode ser efetuada através de vários canais, porém, os consumidores portugueses ainda não são muito adeptos desses canais alternativos (como a compra online), rendendo-se às compras na loja física e mantendo-se ligeiramente afastados dessas novas tecnologias. Assim, é crucial criar atmosferas de loja que sejam indicadas para os seus segmentos-alvo. Este estudo pretende clarificar quais os componentes de uma atmosfera de loja de vestuário que precisam de mais investimento. De forma responder ao objetivo da investigação, foi realizada uma revisão de literatura centrada em dois temas: o comportamento do consumidor e a atmosfera de loja. Através de uma metodologia quantitativa e descritiva, foi realizado um questionário dirigido à população portuguesa (1088 inquiridos), de forma a compreender a sua perceção quanto ao seu comportamento em loja perante os componentes atmosféricos. Assim, através de analises estatísticas realizadas utilizando o SPSS, foi possível concluir que, uma atmosfera de loja de vestuário em Portugal é composta por fatores ambientais (música e aroma), fatores de design (montra, expositores, sinalização e provadores) e fatores sociais (vendedores e aglomeração). O consumidor português, no geral, considera que estes componentes são importantes para o seu comportamento em loja, sendo que os consumidores mais velhos, com mais nível de escolaridade, ou do sexo feminino, são os que mais se mostraram influenciados pelos fatores atmosféricos presentes numa loja de vestuário.
- Plano de marketing relacional B2B - caso de estudo : categoria de negócio Citytour do grupo Mystic Invest - SGPS, S.A.Publication . Monteiro, Manuel Homem de Meneses; Cayolla, RicardoNos últimos anos, observou-se um aumento significativo do número de turistas que têm passado pela cidade do Porto. Este aumento prende-se, em grande escala, com a instalação e crescimento da empresa de aviação low cost Ryanair no aeroporto Sá Carneiro, situado a 15,5 quilómetros do centro da cidade, e ainda com as constantes nomeações e prémios da cidade como European Best Destination. O grupo Mystic Invest – SGPS, S.A. acompanhou e aproveitou o crescimento do turismo na cidade do Porto, criando um grande leque de marcas, de entre as quais se podem destacar a “Bluebus”, a “Blueboats” e a “Helitours”. Ora, daqui nasce a necessidade do grupo em trabalhar o relacionamento com os revendedores, de forma a combater a concorrência. No que concerne à literatura, abordaram-se conceitos como o marketing relacional, procedendo-se à distinção da perspetiva do B2B, do B2C e delimitação dos elementos chave do tema, plano de marketing, demonstrando-se também como se estrutura e se processa o seu desenvolvimento e, ainda, o conceito de estratégia, procurando compreender-se como formular e implementar na ótica de Wheelen e Hunger (2012). Uma vez finalizada a revisão de literatura, expôs-se e analisou-se os dados do programa de CRM da organização. Investigou-se ainda, através da realização de entrevistas semiestruturadas a possíveis empresas revendedoras da “Bluebus”, “Blueboats” e “Helitours”, se as práticas da organização, bem como a teoria, correspondem à prática neste setor, para que se pudesse apresentar uma solução ao grupo Mystic Invest – SGPS, S.A. A referida investigação permitiu detetar algumas lacunas entre a organização e o grupo de revendedores da “Bluebus”, “Blueboats” e “Helitours”, e, assim, oferecer soluções para as mesmas através de um plano de marketing relacional focado no cliente B2B destas marcas.
- Os blogs de moda como canal de comunicação de eventos de moda : o caso Sonae SierraPublication . Ramos, Raquel Sofia Moreira; Gomes, SandraCom a internet e os social media surgiram novas ferramentas de comunicação. Com estas novas possibilidades de comunicação surgiram, também, modificações na resposta do consumidor e na sua predisposição para ser influenciado. Assim, há uma necessidade de estudar estes novos meios e o seu grau de influência. Com este estudo pretende-se estudar os blogs de moda como canal de comunicação de eventos de moda. A abordagem teórica divide-se em dois capítulos: a comunicação integrada de marketing e o comportamento do consumidor online. Posteriormente, procurou-se cruzar estas variáveis e complementar com os dados obtidos através de dois inquéritos, um sobre blogs de moda (n=271) e outro sobre eventos em centros comerciais (n=252) que foram aplicados a uma amostra da população portuguesa, com o objetivo de definir o público-alvo dos blogs de moda e o público-alvo de eventos em centros comerciais. Realizou-se, também, observação não participativa aos blogs de moda que foram nomeados nesta categoria, nos prémios Blogs do Ano, com o objetivo de perceber se existem diferentes interações nas publicações orgânicas e patrocinadas. Por fim, efetuou-se uma análise documental aos relatórios do evento Fashion Days, para tentar perceber se ocorreram modificações, visto que em 2018 foram utilizados influencers para divulgar este evento. Assim, o presente estudo, que é um estudo caso, apresenta uma abordagem qualitativa através da aplicação de técnicas de recolha de dados mistas. Os resultados obtidos permitiram caracterizar o leitor de blogs de moda em Portugal (mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos), caracterizar as pessoas que participam em eventos em centros comerciais (homens e mulheres com idades compreendidas entre os 25 e 44 anos) e o público-alvo dos Fashion Days (mulheres com idades compreendidas entre os 30 e os 45 anos). Foi, também, possível concluir que existem diferentes interações, por parte do leitor, nas publicações patrocinadas e orgânicas nos blogs de moda, sendo que estas últimas são as que recebem o maior número de interações/comentários.