Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-20"
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- CFD Models Applied to Gasification Improvement and OptimizationPublication . Silva, Valter
- Atitude do consumidor português em relação ao rótulo biológicoPublication . Costeira, Isilda Guedes; Nogueira, MafaldaA crise económica que afetou Portugal moldou o comportamento de compra dos consumidores portugueses, o preço e os descontos têm um enorme poder na tomada de decisão de compra do consumidor português. A recuperação económica que Portugal tem vindo a apresentar nos últimos anos trouxe também novos fatores incluídos neste processo de decisão, um deles foi a abertura ao consumo de produtos biológicos. O aumento no consumo deste mercado e a descoberta de um gap aliado entre a intenção de compra do consumidor de produtos biológicos com a sua compra atual levou à realização desta investigação. É de esperar que os resultados tragam um contributo académico suficientemente importante, para que possa contribuir para um aumento no consumo deste tipo de produtos em Portugal, visto que o mercado é ainda constituído por um nicho. Deste modo o objetivo desta investigação será investigar a relação entre a motivação do consumidor, a compreensão e o uso do rótulo biológico em produtos alimentares. Foram recolhidos dados estatísticos através da divulgação de um questionário em formato online com uma amostra de 181 participantes. Com a realização de alguns testes estatísticos as duas grandes conclusões são a falta de compreensão que a amostra demonstrou para com o conceito e pela relação significativa que a motivação tem no uso do rótulo biológico. É muito difícil que um consumidor torne a sua motivação em uso quando na verdade não compreende, e será aqui que as principais entidades terão de incidir. Ensinar os consumidores sobre o modo de produção biológica, será crucial para que o consumo de produtos biológicos em Portugal obtenha um crescimento notório.
- Proposta de valor para o desenvolvimento turístico no município de Câmara de LobosPublication . Pereira, Nuno Roberto Faria; Aragonez, TeresaEste projeto enquadra-se numa proposta de valor para o setor do Turismo no município de Câmara de Lobos, situado na Região Autónoma da Madeira. Cada vez mais a Madeira destaca-se como destino de excelência no Turismo e melhor destino insular por quatro anos consecutivos. As cidades já não são vistas como simples locais geográficos. Com as mudanças provocadas pela globalização, as cidades vêm adquirindo um significado de produto, devendo ser planeadas com vista à sua sustentabilidade e competitividade (Aragonez, Alves e Blanco-González, 2017). Para isso é fundamental o apoio das entidades públicas como câmaras municipais, defende Braun (2012). As cidades têm que estar preparadas para enfrentar constantes adaptações perante os diversos desafios. Para o desenvolvimento da proposta recorreu-se ao estudo de caráter misto. Na vertente qualitativa, através da pesquisa documental, foi possível analisar o setor turístico partindo do pressuposto de Portugal até ao município de Câmara de Lobos. Na ótica quantitativa, foram realizados 200 inquéritos por questionário, junto de turistas, com o objetivo de avaliar opinião, analisar a promoção turística e identificar os aspetos mais valorizados pelos turistas na visita à cidade de Câmara de Lobos. Os resultados confirmam que o Turismo é um setor estratégico para a Madeira, empregando 15% da população e contribuindo com 20% para o PIB (Produto Interno Bruto) regional. Relativamente aos inquéritos por questionário foi possível verificar que os turistas têm uma imagem positiva acerca de Câmara de Lobos e dos seus recursos, no entanto apontam uma necessidade de melhoria. Tendo em conta os resultados da pesquisa foi desenvolvida uma proposta tendo como objetivo apresentar estratégias e ações que contribuam para aproximação do município de Câmara de Lobos ao mercado turístico.
- Plano de marketing : Associação Desportiva de ValongoPublication . Pinto, Andreia Filipa Ferreira; Sá, DanielO hóquei em patins tem tido algum destaque por parte dos mídias sociais. Em consequência disso, os clubes devem apostar em recursos humanos especializados, mais concretamente direcionados ao marketing, para que se tornem mais atrativos do que os seus concorrentes. Concorrentes esses que não são as equipas com que jogam durante toda a época, mas sim o teatro, o cinema, o futebol entre outras atividades que ocorrem aquando os seus eventos desportivos. O presente trabalho fala de um clube de hóquei em patins especifico, do qual sigo e sou adepta à bastante tempo, a Associação Desportiva de Valongo. Logo, quando me foi proposto o estágio não poderia recusar. O uso de um plano de marketing eficaz melhora a relação entre o clube e os consumidores do desporto o que, gerará uma melhor rentabilidade para o mesmo. Após não terem aproveitado o facto de serem campeões nacionais em 2013/14, por inexistência de marketing no clube, este plano de marketing surge com o intuito de ajudar a Associação Desportiva de Valongo a lançar e promover o clube. Uma vez que, até ao momento é notória a falta de estratégias de marketing. Para a elaboração deste plano de marketing foi necessário realizar duas vertentes que se complementam uma vertente teórica onde foi descrita a opinião de vários autores sobre temas como o marketing no desporto, fãs, love brands e consumidores de desporto e, plano de marketing. Esta primeira vertente serviu de auxílio para a elaboração da segunda que é mais prática, o plano de marketing para a Associação Desportiva de Valongo. A parte prática foi idealizada com base na análise de dados secundários fornecidos pela organização e por documentos públicos da Federação de Patinagem de Portugal e de dados primários através da observação direta simples e observação direta experimental. As estratégias a implementar após toda a análise consistem na angariação de atletas provenientes de visitas às escolas do concelho, obtenção de novos patrocinadores, aumento da visibilidade através do website e das redes sociais, organização de eventos. As ações delineadas preveem um aumento de 5% no alcance do público o que irá atrair mais patrocinadores e um aumento de 2% por ano no número de atletas. Ao atingirmos estes resultados iremos ter um crescimento da organização enquanto clube desportivo, quer pela sua maior notoriedade no setor do hóquei em patins quer a nível financeiro.
- Diversificação da experiência de consumo no ponto de venda de roupa infantilPublication . Silva, Dévora Sofia Moutinho; Ferreira, MafaldaO presente relatório visa o desenvolvimento de um plano de marketing para a loja janotas de forma a diversificar a experiência do consumidor infantil, dada a importância e influencia que, atualmente, este consumidor possui. Outro ponto a destacar é o fato de os consumidores estarem cada vez mais exigentes com o que as empresas têm para oferecer, e, a empresa Janotas, sendo uma loja de rua que vende apenas produtos infantis, está a sentir a necessidade de alargar o seu conceito.
- O conhecimento industrial e os seus efeitos na confiança do cliente o caso miligramPublication . Patarata, Ana Rita; Nogueira, MafaldaAs agências de Gestão de Marca encontram-se geralmente num contexto Businessto- Business e caracterizam-se pelo fornecimento de serviços que envolvem o marketing, a publicidade e o design. Desta maneira são frequentemente deparadas com dois mercados complexos: o contexto industrial e o fornecimento de serviços. A estas dificuldades acresce a heterogeneidade de setores industriais nos clientes destas agências, lidando assim com áreas que não estão familiarizadas com serviços e terminologias específicas da gestão de marca. Sendo que a retenção de clientes é a opção economicamente mais favorável quando comparada com a atração de novos usuários, a tentativa de manter uma carteira de clientes inabalável depende sobretudo das relações empresariais e consequentemente do fator confiança. Assim, o presente estudo qualitativo e exploratório, centra-se na aplicação de tipos e níveis de conhecimento industrial e na sua influência na confiança do cliente Miligram, de maneira a compreender como potenciar este fator e ultrapassar os obstáculos referidos anteriormente. A análise da literatura existente sobre o tema permitiu a retenção de três princípios essenciais para a presente investigação: os tipos de conhecimento, os níveis de conhecimento e a confiança. Os elementos referidos foram aplicados a 9 clientes Miligram através de inquéritos por questionário e corroborados através da observação realizada. As conclusões retiradas demonstram uma relação estatisticamente significativa entre o tipo de conhecimento subjetivo e a confiança dos clientes Miligram, e coeficientes de correlação e determinação fortes tendo em conta as variáveis, tipo de conhecimento industrial, nível de conhecimento industrial e confiança do cliente Miligram. Esta investigação tornou possível a sugestão de reconsideração por parte da Miligram, do seu contacto com presentes e futuros clientes, uma vez que o nível de conhecimento industrial subjetivo torna a decisão de compra mais dependente das informações providenciadas pelo vendedor, tornando a motivação de compra mais forte (Brucks, 1985).
- Plano de negócios Breda Gentleman WearPublication . Breda, Nuno Rocha Oliveira; Alves, CaetanoO plano de negócios apresentado traz objetivos claros à concretização do plano financeiro da Breda Gentleman Wear. Projeto esse que será implementado ainda no ano de 2018. Na primeira parte do trabalho, encontra-se a revisão da literatura onde são descritos pontos como a abordagem a fazer num plano de negócios, a criação de uma marca, setor automóvel, retro e tendências. Este plano de negócios teve como estudo outros planos de negócios bem como temas relacionados com o setor automóvel, retro e tendências. Terminada a revisão da literatura é possível verificar dentro da metodologia o tipo de investigação desenvolvida para o projeto e seus objetivos. Seguindo para o trabalho de campo é possível verificar a amostra e a análise quantitativa feita através de um questionário a cerca de 100 inquiridos. Estes foram cuidadosamente selecionados uma vez que para o plano apresentado seria apenas necessário trabalhar dois temas: Automóveis e Moda. A estrutura idealizada para este projeto foi feita por base em diferentes estruturas de planos de negócios de autores diferentes, no entanto sempre com a aplicabilidade e numa estrutura que estivesse dentro daquilo que o autor e fundador da Breda Gentleman Wear procura para a mesma. Através dessa estrutura, foi possível identificar a análise interna, análise externa, diferenças com concorrentes, análise swot e análise swot dinâmica entre outros. Não menos importante foram também definidas as estratégias a adotar, as ações e o orçamento para o projeto. Este ponto passa por ser o mais crucial uma vez que é onde se pode encontrar a avaliação e controlo do e para o projeto. Através destes pontos é assim possível definir estratégias direcionadas aos consumidores da Breda Gentleman Wear.
- Gaps de perceção quanto à identidade e imagem da marca museu: estudo de caso do museu de arte contemporânea da fundação serralvesPublication . Costa, Rita Santos; Nogueira, MafaldaDurante os últimos anos, a relação do marketing com as artes tem sido muitas vezes considerada inadequada, devido a uma visão simplista de que o marketing pode afetar e reduzir o valor interno e a distinção da arte. Mais recentemente, a disciplina de Gestão da Marca – o Branding – tem-se evidenciado nas estratégias de Marketing como prioritária, no entanto, no que toca à gestão das Artes e Cultura, especificamente no contexto dos museus, é um tema ainda embrionário. Apesar disso, existem já diversos casos de sucesso de implementação de estratégias de branding em museus, como o Tate Modern em Londres ou o MOMA em Nova Iorque. Assim, tendo em conta o novo ambiente competitivo onde se inserem os museus, a construção da identidade da marca é central para a visão estratégica e como impulsionadora para a criação de valor da marca, ocorrendo em quatro dimensões: organização, produto, símbolo e pessoa. Percebe-se ainda que a identidade da marca é, por vezes, confundida com o conceito de imagem da marca percebida pelo público. Assim, o grande desafio de quem gere uma marca está em promover uma congruência entre a identidade e a imagem, com o objetivo de garantir a lealdade à marca. Assim, esta investigação teve como objetivo pesquisar possíveis gaps de perceção entre a identidade e a imagem da marca “Museu de Arte Contemporânea de Serralves” nas dimensões organização, produto, símbolo e pessoa, tendo realizado para tal uma entrevista semiestruturada ao Diretor de Comunicação do Museu e dois focus group com visitantes da instituição. Com efeito, esta investigação contribuiu ainda para o conhecimento aprofundado da construção e atributos da identidade da marca museu, assim como a visão dos participantes sobre as estratégias de marketing e branding do setor.
- Plano de marketing digital: PTfranchising.comPublication . Couto, Hugo Miguel Guerra Capela; Alves, CaetanoAs ferramentas de marketing digital têm vindo a assumir um papel fundamental no mundo empresarial, o seu crescimento é notável, tornando-se uma ferramenta chave nas mãos dos profissionais que procuram definir novas estratégias de marketing. O consumidor dos dias de hoje demonstra uma grande aceitação quando abordado através das ferramentas digitais. As vantagens são evidentes, passando pela facilidade de acesso ao cliente e pela rapidez com que as comunicações são realizadas, fatores que tornam as estratégias de comunicação dos dias de hoje bastante eficazes. No mercado B2B a utilização destas ferramentas ainda não é tão envolvente, mas o seu desenvolvimento e dependência começam a tornar-se evidentes. De facto, as ferramentas digitais tornam-se decisivas no processo de comunicação. Através das vantagens de comunicação, proximidade e acompanhamento destas ferramentas é possível estar mais perto do cliente e, portanto, criar relações. Por todas estas razões, as ferramentas digitais permitem acelerar o processo de aproximação ao cliente, transformando o modo como são criadas as comunicações com este último. O presente estudo visa esclarecer de que forma as ferramentas digitais podem ajudar na construção de estratégias de marketing digital, de forma a melhorar o serviço prestado pelo portal www.PTFranchising.com aos utilizadores.