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A perceção do consumidor Português sobre a atmosfera das lojas de vestuário

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Atualmente, vivemos numa era onde todos os dias assistimos a mudanças constantes, principalmente a nível tecnológico. Relativamente à compra, hoje em dia, esta pode ser efetuada através de vários canais, porém, os consumidores portugueses ainda não são muito adeptos desses canais alternativos (como a compra online), rendendo-se às compras na loja física e mantendo-se ligeiramente afastados dessas novas tecnologias. Assim, é crucial criar atmosferas de loja que sejam indicadas para os seus segmentos-alvo. Este estudo pretende clarificar quais os componentes de uma atmosfera de loja de vestuário que precisam de mais investimento. De forma responder ao objetivo da investigação, foi realizada uma revisão de literatura centrada em dois temas: o comportamento do consumidor e a atmosfera de loja. Através de uma metodologia quantitativa e descritiva, foi realizado um questionário dirigido à população portuguesa (1088 inquiridos), de forma a compreender a sua perceção quanto ao seu comportamento em loja perante os componentes atmosféricos. Assim, através de analises estatísticas realizadas utilizando o SPSS, foi possível concluir que, uma atmosfera de loja de vestuário em Portugal é composta por fatores ambientais (música e aroma), fatores de design (montra, expositores, sinalização e provadores) e fatores sociais (vendedores e aglomeração). O consumidor português, no geral, considera que estes componentes são importantes para o seu comportamento em loja, sendo que os consumidores mais velhos, com mais nível de escolaridade, ou do sexo feminino, são os que mais se mostraram influenciados pelos fatores atmosféricos presentes numa loja de vestuário.

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atmosfera de loja retalho de vestuário consumidor português comportamento do consumidor perceção do consumidor

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