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Advisor(s)
Abstract(s)
Nos últimos anos, observou-se um aumento significativo do número de turistas que têm passado pela cidade do Porto. Este aumento prende-se, em grande escala, com a instalação e crescimento da empresa de aviação low cost Ryanair no aeroporto Sá Carneiro, situado a 15,5 quilómetros do centro da cidade, e ainda com as constantes nomeações e prémios da cidade como European Best Destination. O grupo Mystic Invest – SGPS, S.A. acompanhou e aproveitou o crescimento do turismo na cidade do Porto, criando um grande leque de marcas, de entre as quais se podem destacar a “Bluebus”, a “Blueboats” e a “Helitours”. Ora, daqui nasce a necessidade do grupo em trabalhar o relacionamento com os revendedores, de forma a combater a concorrência. No que concerne à literatura, abordaram-se conceitos como o marketing relacional, procedendo-se à distinção da perspetiva do B2B, do B2C e delimitação dos elementos chave do tema, plano de marketing, demonstrando-se também como se estrutura e se processa o seu desenvolvimento e, ainda, o conceito de estratégia, procurando compreender-se como formular e implementar na ótica de Wheelen e Hunger (2012). Uma vez finalizada a revisão de literatura, expôs-se e analisou-se os dados do programa de CRM da organização. Investigou-se ainda, através da realização de entrevistas semiestruturadas a possíveis empresas revendedoras da “Bluebus”, “Blueboats” e “Helitours”, se as práticas da organização, bem como a teoria, correspondem à prática neste setor, para que se pudesse apresentar uma solução ao grupo Mystic Invest – SGPS, S.A. A referida investigação permitiu detetar algumas lacunas entre a organização e o grupo de revendedores da “Bluebus”, “Blueboats” e “Helitours”, e, assim, oferecer soluções para as mesmas através de um plano de marketing relacional focado no cliente B2B destas marcas.
Description
Keywords
Marketing Relacional Business-to-Business Plano de Marketing Estratégia.