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- Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programaçãoPublication . Vicente, André Filipe Santos; Cunha, João Carlos Costa Faria daO ensino-aprendizagem de linguagens de programação no ensino superior, especialmente para os estudantes do primeiro ano, é um grande desafio devido, essencialmente, a dois fatores: a proporção alunos/professores nestes cursos é normalmente elevada, não permitindo uma maior proximidade entre professores e estudantes, e os diferentes backgrounds e raciocínio lógico que os estudantes possuem, levando-os a progredir a ritmos muito diferentes. Com a crescente procura da indústria por profissionais com conhecimentos de programação, as instituições de ensino superior continuam a aumentar a sua oferta nestas áreas, pressionando os professores a obter resultados cada vez mais positivos com turmas com cada vez mais estu dantes. Esta exigência de mais eficiência é comum a todos os sectores da indústria. O DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software largamente adotada por esta indústria, que pro move a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software. Esta metodologia sim plifica os problemas nas fases de desenvolvimento, removendo áreas cinzentas entre a equipa e promovendo a cooperação apoiada pela automatização de tarefas através de ferramentas. Este projeto pretende explorar a possibilidade de melhorar o processo do ensino-aprendizagem de linguagens de programação, recorrendo aos princípios do DevOps para criar um método melhorado que visa individualizar a aprendizagem e reduzir o esforço do professor. Foi desenvolvida uma plataforma baseada no Moodle com vários mecanismos para automatizar tarefas como o fornecimento de materiais e exercícios de aprendizagem, permitindo que os professores disponham de feedback rápido sobre o desempenho dos alunos nas atividades. As sim, podem concentrar-se nas dificuldades dos alunos e na preparação de novos recursos de aprendizagem. Uma experiência preliminar teve lugar com um professor e estudantes de uma unidade curri cular introdutória de Programação. Embora preliminares, os resultados obtidos com a plata forma e método desenvolvidos são promissores tendo obtido feedback positivo por parte do professor e dos estudantes.
- Preservação e restauro: investigação e intervenção nas obras de Marques da SilvaPublication . Monteiro, Maria; Seco, PauloA reabilitação tem vindo a alcançar uma maior importância no que diz respeito a edifícios antigos nas cidades. Esta atitude permite que haja cada vez mais consciência da necessidade de proteção do património monumental, bem como de alargamento do mesmo conceito aos edifícios não monumentais, reconhecendolhes, por isso, valor cultural e patrimonial. Para que este processo seja bem sucedido, é necessário ter em conta algumas práticas de conservação e preservação dos edifícios. As diversas formas de intervir traduzem visões e enfoques diferentes nas intervenções. A presente tese de projeto apresenta um estudo realizado a alguns edifícios que visa em certos casos a análise da sua reabilitação e consequentemente o papel que o Designer de Interiores poderá desempenhar neste processo. Será abordada a forma como o Designer pretende atuar em casos de reabilitação de edifícios datados pelo tempo e de interesse patrimonial. Os objetos de estudo, centrados na cidade do Porto, são referência de uma das figuras mais importantes da arquitetura da cidade, o Arquiteto José Marques da Silva. Procura-se demonstrar que o papel do Designer de Interiores é relevante na reabilitação do edificado patrimonial, bem como em edifícios de possível interesse patrimonial. Será assim realçada a sua capacidade de integração com equipas multidisciplinares e a sua aptidão para a resolução de problemas, implicando o seu conhecimento e criatividade.
- A gestão das emoções no processo de compraPublication . Ribeiro, Carolina Inês Lopes de Brito e Duarte; Almeida, SofiaAs emoções são fundamentais ao nível do comportamento dos indivíduos pelo que, na relação com os seus clientes, as empresas necessitam de efetuar a sua gestão e avaliação, tendo como objetivo garantir a sua rentabilidade. A sociedade atual incorpora cada vez de forma mais intensa o mundo digital, sendo crescente a utilização das redes sociais pelas pessoas para partilhar as suas experiências e emoções. Assiste-se, por outro lado, a um grande desenvolvimento da oferta turística fazendo apelo à vivência de experiências e emoções positivas, no sentido de influenciar o processo de compra, pelo que é importante, após a utilização, avaliar as emoções manifestadas pelos clientes. O objeto de estudo da presente dissertação é a análise das emoções manifestadas pelos clientes dos cinco principais hotéis de 5 estrelas de Lisboa, de acordo com a classificação do Booking, ou seja: Avenida Palace, Bairro Alto Hotel, Corpo Santo, Memmo Príncipe Real e Myriad by Sana, relativamente ao 3º trimestre de 2021, que corresponde a um período de mais intensa utilização. Para o desenvolvimento do trabalho efetuou-se uma revisão de literatura em termos de emoções, gestão de marketing, processo de compra e social media para aferir do atual estado da arte, utilizando como metodologia de trabalho, a netnografia, visto que é um método adequado para a investigação do comportamento do consumidor em comunidades virtuais. A concretização do estudo foi realizada através dos comentários deixados pelos clientes a nível do Booking que é um site de grande credibilidade e notoriedade. Observa-se também, no processo de pós compra, que as empresas efetuam uma análise muito detalhada dos comentários negativos e respondem aos clientes quer para apresentar esclarecimentos, quer para informar da retificação das eventuais anomalias apresentadas tendo em vista conseguir manter um relacionamento positivo e de fidelização. A análise e pesquisa efetuadas permitiu identificar alguns temas para investigação futura que, a serem desenvolvidos, terão utilidade para a gestão empresarial e enriquecerão o conhecimento nesta área.
- Fatores explicativos da experiência do consumidor nas lojas de vestuário infantil: Estudo de caso da AtivoPublication . Maravalhas, Ana João Gomes; Nogueira, MafaldaObjetivo – A presente investigação tem como objetivo compreender os fatores explicativos da experiência do consumidor nas lojas de vestuário infantil da Ativo. Metodologia – Estudo de Caso, adotando uma metodologia qualitativa. A recolha de dados combinou a observação e a aplicação de um inquérito por questionário. Foram observados 167 consumidores no contexto do próprio ambiente de loja de cinco espaços distintos da Ativo (loja pequena, loja média, loja grande, loja de shopping e loja outlet). O inquérito, aplicado presencialmente e online, obteve uma amostra de 453 inquiridos. Resultados e principais conclusões – O modelo conceptual, elaborado para a investigação, demonstra que os fatores que explicam a experiência do consumidor nas lojas de vestuário infantil da Ativo são a influência da criança na fase da compra, os fatores que influenciam a compra, a satisfação com as características de compra em loja física e a atmosfera de vestuário infantil (exceto a iluminação). Verifica-se que a melhor experiência do consumidor em loja tem um impacto positivo na compra efetiva de vestuário infantil. Por fim, os resultados da observação e do benchmarking permitiram identificar pontos de melhoria nas lojas da Ativo para continuar a oferecer uma vantagem competitiva. Limitações – Sendo um estudo de caso, os resultados estão direcionados para marca Ativo e não para a generalidade das marcas de vestuário infantil. Originalidade/ Valor – Este é um estudo pioneiro relativamente aos fatores que influenciam a experiência do consumidor nas lojas de vestuário infantil, não existindo também investigações que indiquem os fatores que compõem este tipo de atmosfera de loja.
- A perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia: O caso Saudade JewelsPublication . Martins, Francisca Silva; Gomes, SandraA embalagem é um instrumento cada vez mais importante para atrair a atenção dos consumidores para o produto. Sendo notória a falta de estudos da perceção do consumidor relativamente às embalagens de produtos de joalharia e, de forma a contribuir para o planeamento de rebranding e redesign da Saudade Jewels, especificamente a alteração da embalagem, torna-se pertinente compreender a perceção dos consumidores relativamente às embalagens de produtos de joalharia. Para dar resposta ao objetivo desta investigação, que consiste num estudo de caso, realizou-se uma análise documental e recolheram-se dados através de um inquérito por questionário que permitiu obter uma amostra válida de 474 inquiridos. Através do presente estudo foi possível concluir que apesar de a embalagem ser um fator considerado indiferente na compra de produtos de joalharia, as suas caraterísticas são capazes de chamar à atenção do consumidor. Este estudo permitiu ainda identificar quais as funções e elementos das embalagens de produtos de joalharia mais valorizados, avaliar a perceção do consumidor relativamente à atual embalagem da Saudade Jewels, analisar e comparar as embalagens das marcas concorrentes da Saudade Jewels, analisar as embalagens das marcas de referência no setor da joalharia e identificar os requisitos e desejos dos consumidores para uma embalagem de produtos de joalharia em filigrana. O facto deste estudo sobre a perceção do consumidor aplicado às embalagens de produtos de joalharia ser pioneiro, revela a originalidade desta investigação, contribuindo de forma útil para a Saudade Jewels, para as empresas portuguesas de joalharia e para a indústria das embalagens de produtos de joalharia em Portugal.
- O papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidoresPublication . Sousa, Ana Rita Carreiro de; Nogueira, MafaldaObjetivo: A presente investigação visa investigar o papel dos influenciadores digitais sustentáveis na consciencialização ambiental dos seus seguidores. Metodologia: Este estudo de cariz exploratório e de metodologia quantitativa procedeu à recolha dos dados através de um questionário onde se obteve 403 respostas válidas. Resultados e principais conclusões: Do mesmo, resultaram importantes contributos nomeadamente a construção e validação do instrumento “competências de influência” que, por sua vez, procurou analisar se as quatro competências de influência (competências cognitivas, competências comportamentais, competências de interação e competências de liderança) dos influenciadores digitais sustentáveis impactavam positivamente a preocupação ambiental, a consciência ambiental e o comportamento ecológico dos consumidores. Verificou-se que as competências cognitivas foram as que demonstraram impactar positivamente a preocupação e consciência ambiental dos seguidores. De salientar que as competências de liderança das tendências dos influenciadores digitais sustentáveis também tiveram impacto na preocupação ambiental dos inquiridos. Por outro lado, nenhuma das quatro competências de influência impactou positivamente o comportamento ecológico dos seguidores. Complementarmente, também se verificou que a preocupação e a consciência ambiental se relacionam positivamente com o comportamento ecológico dos inquiridos. Limitações: A principal limitação prendeu-se com o facto de a amostra ser não probabilística por conveniência, o que inviabiliza a generalização dos resultados. Originalidade/Valor: Trata-se de um estudo que pode servir de premissa para futuras investigações. Apresenta também valor a nível prático, uma vez que apresenta insights muito pertinentes para os influenciadores digitais sustentáveis, fornecendo-lhes informações relevantes que podem adotar diariamente nas suas plataformas digitais.
- Impacto dos patrocínios do ciclismo profissional no brand equity estudo de caso EFAPELPublication . Santos, Anabela Soares dos; Alves, CaetanoNos últimos anos, o estudo da marca tem sido uma das temáticas de maior relevância, pelo facto de assistirmos a um aumento exponencial das mesmas e como tal, da dificuldade de elementos de diferenciação entre marcas. Cada vez mais, atribuímos valor à marca, e ao aliarmos o fator competitividade às emoções e aos sentimentos dos consumidores, leva-nos a que as estratégias de marketing se tornem cada vez mais humanizadas e cada vez mais próximas ao consumidor, sendo o patrocínio desportivo uma dessas estratégias utilizadas. O presente estudo analisa e avalia o impacto dos patrocínios do ciclismo profissional na valorização da marca. Este impacto é avaliado através do modelo conceptual de brand equity de Aaker, sendo objeto de estudo, três das cinco dimensões de estudo do referido modelo: Conhecimento da Marca, Qualidade Percebida e Associação à Marca. Nesse sentido, realizou-se uma revisão de literatura com o propósito de conseguir um melhor conhecimento acerca dos diversos tópicos que giram em torno do tema escolhido, permitindo desta forma, estabelecer uma relação entre eles. Após a recolha de dados, mediante um questionário efetuado por amostra aleatória, foi possível validar a relação entre o impacto dos patrocínios e as variáveis de estudo, nomeadamente a notoriedade da marca e o comportamento de compra. Respeitante ao tipo de associações, verificou-se que ao contrário da revisão da literatura, no caso de estudo da EFAPEL, esta relação não se corroborou.
- O consumidor consciente de alimentos face ao atributo localPublication . Sousa, Andreia Sofia Rodrigues; Gomes, SandraObjetivo – O objetivo deste estudo passa por compreender a importância do atributo local na compra do consumidor consciente de alimentos. Metodologia – Esta investigação segue uma abordagem dedutiva (quantitativa), através da qual se testa a aplicabilidade do modelo conceptual proposto para a investigação, através do teste de hipóteses que permitem explicar o comportamento de compra do consumidor consciente de alimentos locais. A recolha de dados foi realizada com recurso ao inquérito por questionário, na qual se obteve uma amostra válida de 96 inquiridos. Resultados e principais conclusões – Verificou-se que os consumidores socialmente responsáveis da amostra compram com frequência produtos alimentares locais, sendo que o Covid-19 não teve influência significativa na preferência do consumidor para a aquisição de alimentos locais. Os consumidores exibem crenças positivas a cerca do alimento local. As principais motivações ligadas à compra de alimentos locais são os fatores extrínsecos do alimento local, como o apoio concebido aos agricultores e retalhistas locais. Os consumidores têm como preferência o supermercado para a aquisição de alimentos locais. Limitações – Os resultados obtidos devem de ser analisados com precaução, uma vez que se trata de uma amostra pequena e o processo de amostragem ter sido não probabilístico por conveniência, o que limitou os resultados do estudo. O facto de não se ter encontrado nenhum estudo que aborde esta temática em Portugal, deu origem a algumas limitações na discussão dos resultados. Originalidade/valor – Apesar de já existirem estudos sobre o comportamento do consumidor relativamente a alimentos locais, existem poucos estudos que se focam no consumidor consciente de alimentos relativamente a alimentos locais, não tendo sido encontrados estudos nesta área em Portugal. Desta forma, esta investigação é pioneira e demonstra originalidade ao investigar um consumidor de nicho dentro do consumo local, trazendo perspetivas e implicações úteis para variadas entidades, tanto ao nível do retalho alimentar, como da indústria de alimentos locais.
- Estratégia digital: Como aumentar a notoriedade e intenção de compra digital da marca AmeiasPublication . Sousa, Gustavo Cruz Martelo e Caravana; Aragonez, TeresaO e-commerce, em Portugal e no mundo, tem demonstrado grandes índices de crescimento, sendo um dos principais produtos em expansão o mercado têxtil, nomeadamente, a roupa. A presente investigação tem o intuito de aumentar a notoriedade e a intenção de compra digital de uma marca de meias portuguesa, que vende exclusivamente online. Para tal, é necessário entender qual o perfil do cliente Ameias, bem como qual a rede social mais orientada para a venda, ou o tipo de produto mais vendido, contando com a elaboração de um diagnóstico da marca. Relativamente à metodologia, o presente estudo utiliza uma metodologia qualitativa, sendo uma pesquisa conclusiva de carácter descritivo, como também uma análise de dados secundários na realização do plano de marketing digital para a marca. Nesse sentido, estamos diante de um estudo de caso com recurso à netnografia ao longo do diagnóstico da Ameias, especialmente na análise das redes sociais das restantes marcas. Através do plano de marketing digital, são sugeridas ações à marca de meias, tendo como objetivo aumentar a notoriedade e intenção de compra digital dos utilizadores da loja até ao final do ano de 2022.
- On the conformal spin dependence of the perturbative QCD vacuum singularityPublication . Grigorios Chachamis; Agustín Sabio VeraWe study the four-gluon scattering amplitude in the high energy limit of QCD written in terms of its conformal expansion. We highlight the need to include both even and odd conformal spin contributions in order to map it to an iterative representation in rapidity and transverse momentum space which we have evaluated numerically. By Fourier expanding in a set of three azimuthal angles, we find a new form for the amplitude in terms of $_4F_3$ hypergeometric functions. An alternative formulation is possible when connecting this Fourier expansion with Bessel kernels studied in analytic number theory.