Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O consumidor consciente de alimentos face ao atributo local

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
andreia_sousa.pdf2.44 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Objetivo – O objetivo deste estudo passa por compreender a importância do atributo local na compra do consumidor consciente de alimentos. Metodologia – Esta investigação segue uma abordagem dedutiva (quantitativa), através da qual se testa a aplicabilidade do modelo conceptual proposto para a investigação, através do teste de hipóteses que permitem explicar o comportamento de compra do consumidor consciente de alimentos locais. A recolha de dados foi realizada com recurso ao inquérito por questionário, na qual se obteve uma amostra válida de 96 inquiridos. Resultados e principais conclusões – Verificou-se que os consumidores socialmente responsáveis da amostra compram com frequência produtos alimentares locais, sendo que o Covid-19 não teve influência significativa na preferência do consumidor para a aquisição de alimentos locais. Os consumidores exibem crenças positivas a cerca do alimento local. As principais motivações ligadas à compra de alimentos locais são os fatores extrínsecos do alimento local, como o apoio concebido aos agricultores e retalhistas locais. Os consumidores têm como preferência o supermercado para a aquisição de alimentos locais. Limitações – Os resultados obtidos devem de ser analisados com precaução, uma vez que se trata de uma amostra pequena e o processo de amostragem ter sido não probabilístico por conveniência, o que limitou os resultados do estudo. O facto de não se ter encontrado nenhum estudo que aborde esta temática em Portugal, deu origem a algumas limitações na discussão dos resultados. Originalidade/valor – Apesar de já existirem estudos sobre o comportamento do consumidor relativamente a alimentos locais, existem poucos estudos que se focam no consumidor consciente de alimentos relativamente a alimentos locais, não tendo sido encontrados estudos nesta área em Portugal. Desta forma, esta investigação é pioneira e demonstra originalidade ao investigar um consumidor de nicho dentro do consumo local, trazendo perspetivas e implicações úteis para variadas entidades, tanto ao nível do retalho alimentar, como da indústria de alimentos locais.

Description

Keywords

Alimento local Consumidor consciente Consumidor socialmente responsável Motivações Perceções Barreiras

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License