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O consumidor consciente de alimentos face ao atributo local

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorSousa, Andreia Sofia Rodrigues
dc.date.accessioned2022-09-16T14:41:54Z
dc.date.available2022-09-16T14:41:54Z
dc.date.issued2022-07-18
dc.description.abstractObjetivo – O objetivo deste estudo passa por compreender a importância do atributo local na compra do consumidor consciente de alimentos. Metodologia – Esta investigação segue uma abordagem dedutiva (quantitativa), através da qual se testa a aplicabilidade do modelo conceptual proposto para a investigação, através do teste de hipóteses que permitem explicar o comportamento de compra do consumidor consciente de alimentos locais. A recolha de dados foi realizada com recurso ao inquérito por questionário, na qual se obteve uma amostra válida de 96 inquiridos. Resultados e principais conclusões – Verificou-se que os consumidores socialmente responsáveis da amostra compram com frequência produtos alimentares locais, sendo que o Covid-19 não teve influência significativa na preferência do consumidor para a aquisição de alimentos locais. Os consumidores exibem crenças positivas a cerca do alimento local. As principais motivações ligadas à compra de alimentos locais são os fatores extrínsecos do alimento local, como o apoio concebido aos agricultores e retalhistas locais. Os consumidores têm como preferência o supermercado para a aquisição de alimentos locais. Limitações – Os resultados obtidos devem de ser analisados com precaução, uma vez que se trata de uma amostra pequena e o processo de amostragem ter sido não probabilístico por conveniência, o que limitou os resultados do estudo. O facto de não se ter encontrado nenhum estudo que aborde esta temática em Portugal, deu origem a algumas limitações na discussão dos resultados. Originalidade/valor – Apesar de já existirem estudos sobre o comportamento do consumidor relativamente a alimentos locais, existem poucos estudos que se focam no consumidor consciente de alimentos relativamente a alimentos locais, não tendo sido encontrados estudos nesta área em Portugal. Desta forma, esta investigação é pioneira e demonstra originalidade ao investigar um consumidor de nicho dentro do consumo local, trazendo perspetivas e implicações úteis para variadas entidades, tanto ao nível do retalho alimentar, como da indústria de alimentos locais.pt_PT
dc.identifier.tid203061004pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41828
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAlimento localpt_PT
dc.subjectConsumidor conscientept_PT
dc.subjectConsumidor socialmente responsávelpt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectBarreiraspt_PT
dc.titleO consumidor consciente de alimentos face ao atributo localpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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