Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.03 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O ensino-aprendizagem de linguagens de programação no ensino superior, especialmente para
os estudantes do primeiro ano, é um grande desafio devido, essencialmente, a dois fatores: a
proporção alunos/professores nestes cursos é normalmente elevada, não permitindo uma maior
proximidade entre professores e estudantes, e os diferentes backgrounds e raciocínio lógico
que os estudantes possuem, levando-os a progredir a ritmos muito diferentes.
Com a crescente procura da indústria por profissionais com conhecimentos de programação,
as instituições de ensino superior continuam a aumentar a sua oferta nestas áreas, pressionando
os professores a obter resultados cada vez mais positivos com turmas com cada vez mais estu dantes.
Esta exigência de mais eficiência é comum a todos os sectores da indústria. O DevOps é uma
metodologia de desenvolvimento de software largamente adotada por esta indústria, que pro move a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software. Esta metodologia sim plifica os problemas nas fases de desenvolvimento, removendo áreas cinzentas entre a equipa
e promovendo a cooperação apoiada pela automatização de tarefas através de ferramentas.
Este projeto pretende explorar a possibilidade de melhorar o processo do ensino-aprendizagem
de linguagens de programação, recorrendo aos princípios do DevOps para criar um método
melhorado que visa individualizar a aprendizagem e reduzir o esforço do professor.
Foi desenvolvida uma plataforma baseada no Moodle com vários mecanismos para automatizar
tarefas como o fornecimento de materiais e exercícios de aprendizagem, permitindo que os
professores disponham de feedback rápido sobre o desempenho dos alunos nas atividades. As sim, podem concentrar-se nas dificuldades dos alunos e na preparação de novos recursos de
aprendizagem.
Uma experiência preliminar teve lugar com um professor e estudantes de uma unidade curri cular introdutória de Programação. Embora preliminares, os resultados obtidos com a plata forma e método desenvolvidos são promissores tendo obtido feedback positivo por parte do
professor e dos estudantes.
Description
Keywords
Ensino e aprendizagem de programação DevOps Moodle Métodos de ensino Eficiência no ensino de programação