Publication
Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação
dc.contributor.advisor | Cunha, João Carlos Costa Faria da | |
dc.contributor.author | Vicente, André Filipe Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-08-29T13:23:44Z | |
dc.date.available | 2022-08-29T13:23:44Z | |
dc.date.issued | 2022-07-18 | |
dc.date.submitted | 2022-04-05 | |
dc.description.abstract | O ensino-aprendizagem de linguagens de programação no ensino superior, especialmente para os estudantes do primeiro ano, é um grande desafio devido, essencialmente, a dois fatores: a proporção alunos/professores nestes cursos é normalmente elevada, não permitindo uma maior proximidade entre professores e estudantes, e os diferentes backgrounds e raciocínio lógico que os estudantes possuem, levando-os a progredir a ritmos muito diferentes. Com a crescente procura da indústria por profissionais com conhecimentos de programação, as instituições de ensino superior continuam a aumentar a sua oferta nestas áreas, pressionando os professores a obter resultados cada vez mais positivos com turmas com cada vez mais estu dantes. Esta exigência de mais eficiência é comum a todos os sectores da indústria. O DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software largamente adotada por esta indústria, que pro move a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software. Esta metodologia sim plifica os problemas nas fases de desenvolvimento, removendo áreas cinzentas entre a equipa e promovendo a cooperação apoiada pela automatização de tarefas através de ferramentas. Este projeto pretende explorar a possibilidade de melhorar o processo do ensino-aprendizagem de linguagens de programação, recorrendo aos princípios do DevOps para criar um método melhorado que visa individualizar a aprendizagem e reduzir o esforço do professor. Foi desenvolvida uma plataforma baseada no Moodle com vários mecanismos para automatizar tarefas como o fornecimento de materiais e exercícios de aprendizagem, permitindo que os professores disponham de feedback rápido sobre o desempenho dos alunos nas atividades. As sim, podem concentrar-se nas dificuldades dos alunos e na preparação de novos recursos de aprendizagem. Uma experiência preliminar teve lugar com um professor e estudantes de uma unidade curri cular introdutória de Programação. Embora preliminares, os resultados obtidos com a plata forma e método desenvolvidos são promissores tendo obtido feedback positivo por parte do professor e dos estudantes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203108760 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41692 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de programação | pt_PT |
dc.subject | DevOps | pt_PT |
dc.subject | Moodle | pt_PT |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_PT |
dc.subject | Eficiência no ensino de programação | pt_PT |
dc.title | Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |