Repository logo
 
Publication

Estudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programação

dc.contributor.advisorCunha, João Carlos Costa Faria da
dc.contributor.authorVicente, André Filipe Santos
dc.date.accessioned2022-08-29T13:23:44Z
dc.date.available2022-08-29T13:23:44Z
dc.date.issued2022-07-18
dc.date.submitted2022-04-05
dc.description.abstractO ensino-aprendizagem de linguagens de programação no ensino superior, especialmente para os estudantes do primeiro ano, é um grande desafio devido, essencialmente, a dois fatores: a proporção alunos/professores nestes cursos é normalmente elevada, não permitindo uma maior proximidade entre professores e estudantes, e os diferentes backgrounds e raciocínio lógico que os estudantes possuem, levando-os a progredir a ritmos muito diferentes. Com a crescente procura da indústria por profissionais com conhecimentos de programação, as instituições de ensino superior continuam a aumentar a sua oferta nestas áreas, pressionando os professores a obter resultados cada vez mais positivos com turmas com cada vez mais estu dantes. Esta exigência de mais eficiência é comum a todos os sectores da indústria. O DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software largamente adotada por esta indústria, que pro move a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software. Esta metodologia sim plifica os problemas nas fases de desenvolvimento, removendo áreas cinzentas entre a equipa e promovendo a cooperação apoiada pela automatização de tarefas através de ferramentas. Este projeto pretende explorar a possibilidade de melhorar o processo do ensino-aprendizagem de linguagens de programação, recorrendo aos princípios do DevOps para criar um método melhorado que visa individualizar a aprendizagem e reduzir o esforço do professor. Foi desenvolvida uma plataforma baseada no Moodle com vários mecanismos para automatizar tarefas como o fornecimento de materiais e exercícios de aprendizagem, permitindo que os professores disponham de feedback rápido sobre o desempenho dos alunos nas atividades. As sim, podem concentrar-se nas dificuldades dos alunos e na preparação de novos recursos de aprendizagem. Uma experiência preliminar teve lugar com um professor e estudantes de uma unidade curri cular introdutória de Programação. Embora preliminares, os resultados obtidos com a plata forma e método desenvolvidos são promissores tendo obtido feedback positivo por parte do professor e dos estudantes.pt_PT
dc.identifier.tid203108760
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41692
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino e aprendizagem de programaçãopt_PT
dc.subjectDevOpspt_PT
dc.subjectMoodlept_PT
dc.subjectMétodos de ensinopt_PT
dc.subjectEficiência no ensino de programaçãopt_PT
dc.titleEstudo e aplicação dos princípios e práticas DevOps no processo de ensino-aprendizagem de programaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Andre-Filipe-Santos-Vicente.pdf
Size:
8.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: