ESSSM - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
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Browsing ESSSM - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica by advisor "Fernandes, Rita"
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- Competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica: Intervenções preventivas nos Maus-Tratos Infantis a Crianças dos 0 até aos 5 anos de idadePublication . Pereira, Diana Raquel Ribeiro; Fernandes, Rita; Barcelos, OlíviaIntrodução: O percurso da prática clínica percorrido para a aquisição e desenvolvimento de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica é fulcral para garantir o crescimento pessoal, profissional e aquisição de competências técnicas e cognitivas. Os maus-tratosinfantissão considerados um problema de saúde pública com efeitos nefastos no desenvolvimento biopsicossocial da criança, especialmente nos primeiros cinco anos de idade, e que podem perdurar durante todo o seu ciclo de vida e este enfermeiro especialista encontra-se numa posição privilegiada para implementar estratégias de intervenções preventivas. Objetivos: Realizar uma análise crítico-reflexiva sobre as competências desenvolvidas/adquiridas no decorrer do percurso formativo nos diversos contextos de estágio e identificar intervenções preventivas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica nos maus-tratos infantis a crianças dos 0 até aos 5 anos de idade com consequente desenvolvimento de uma proposta de intervenção de forma a colmatar a necessidade identificada. Metodologia: Descritiva e Crítico-reflexiva no primeiro capítulo e posteriormente, uma Revisão Integrativa da Literatura com recurso a seis bases de dados, utilizando os descritores MeSH com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Nos diversos contextos do exercício da prática clínica foram desenvolvidas e adquiridas Competências Específicas do Enfermeiro Especialista e através da Revisão Integrativa da Literatura foi possível identificar intervenções preventivas nos maus-tratos infantis em crianças até à idade pré-escolar, nomeadamente na identificação dos fatores de risco e no aumento dos fatores protetores, elaborando uma proposta de intervenção. Conclusão: Dada a complexa interação entre o individuo, a família, a comunidade e a estrutura sociopolítica mais ampla, o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner fornece uma estrutura conceptual para orientar estratégias e intervenções preventivas de maus tratos infantis nesta faixa etária, contribuindo para uma excelência na qualidade dos cuidados prestados por este especialista.
- Contributos do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: sono na população pediátricaPublication . Pinto, Rita Vilalobos Nascimento Tavares; Fernandes, Rita; Silva, SofiaO presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este encontra-se dividido em duas partes principais, sendo que a primeira pretende descrever e refletir de forma crítica e fundamentada em evidência científica acerca do percurso formativo desenvolvido ao longo do curso, nomeadamente nos estágios, onde foi possível observar e compreender qual o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica nas mais variadas vertentes, sendo o objetivo final a aquisição e desenvolvimento de competências, de forma a prestar cuidados especializados à criança/jovem em parceria com a família/cuidadores em diferentes contextos. Na segunda parte, é aprofundada a temática “Sono na População Pediátrica”, através da realização de uma revisão integrativa da literatura. A temática surge da lacuna identificada nos diferentes contextos assistenciais, relativa à adoção de hábitos saudáveis de sono nas crianças/jovens de diferentes faixas etárias. Os resultados obtidos foram enquadrados nos Cuidados Centrados na Família pela necessidade de desenvolver conhecimentos e capacidades em toda a família para intervir no sono infantil, neste sentido, foram definidas cinco categorias: Distúrbios/problemas de sono; Impacto da privação de sono na criança/jovem e família; Papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; Intervenções direcionadas aos pais/família/comunidade e Intervenções direcionadas à criança/jovem. Os resultados sugerem o impacto negativo da privação do sono na criança/jovem e família e a importância da intervenção por parte do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica que, pela sua proximidade com a criança/jovem e família, se encontra numa posição privilegiada à realização de ensinos, com vista à melhoria da qualidade do sono e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida das crianças/jovens e famílias.
- Desenvolvimento de competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica : promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1Publication . Ferreira, Teresa Maria Magalhães; Fernandes, Rita; Teixeira, AbílioIntrodução: Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos centrais. O primeiro capítulo foca-se no desenvolvimento de competências na Enfermagem Especializada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nas suas diversas vertentes, desde as competências comuns a todos os Especialistas, às de Mestre nas especificidades da referida especialização. No segundo capítulo, reconhece-se o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) na promoção da transição de cuidados de pais para filhos na Diabetes Mellitus, para um melhor controlo da doença, promovendo a qualidade de vida e transições saudáveis, na maximização da autonomia dos adolescentes. Objetivos: Demonstrar o desenvolvimento de capacidades crítico reflexivas relativamente ao processo de aquisição de competências do EESIP nas experiências nos diversos contextos de estágio e identificar o que a produção científica refere acerca das intervenções de enfermagem promotoras de parentalidade na gestão do regime terapêutico e coping em pais de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Metodologia: No primeiro capítulo foi utilizada uma metodologia critico reflexiva nas competências do EESIP. No segundo capítulo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e MedicLatina, em artigos publicados entre 2018 e 2022, com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Na reflexão crítica realizada acerca das diversas competências desenvolvidas, constatou-se a necessidade da análise recursiva das experiências e tomadas de decisão na procura de conhecimentos científicos, constantemente baseadas no pensamento crítico. Da revisão efetuada, dos 396 artigos selecionaram-se 17 que permitiram reconhecer intervenções na promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados nos adolescentes com Diabetes Mellitus na Identificação de fatores dificultadores, na Capacitação nas estratégias e na Supervisão. Conclusão: O processo de desenvolvimento de competências evidenciou-se pelo caráter desafiante resultante de experiências singulares e complexas. O processo de adaptação à Diabetes Mellitus tipo 1 interfere na dinâmica familiar, em que o EESIP constitui um aliado, intervindo no sentido de auxiliar a ultrapassar as dificuldades, capacitando e articulando a necessidade de supervisão dos pais e a autonomia dos adolescentes nos seus autocuidados inerentes ao processo de transição.
- Desenvolvimento de competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica: promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados em adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1Publication . Ferreira, Teresa Maria Magalhães; Fernandes, Rita; Teixeira, AbílioIntrodução: Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos centrais. O primeiro capítulo foca-se no desenvolvimento de competências na Enfermagem Especializada em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nas suas diversas vertentes, desde as competências comuns a todos os Especialistas, às de Mestre nas especificidades da referida especialização. No segundo capítulo, reconhece-se o papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) na promoção da transição de cuidados de pais para filhos na Diabetes Mellitus, para um melhor controlo da doença, promovendo a qualidade de vida e transições saudáveis, na maximização da autonomia dos adolescentes. Objetivos: Demonstrar o desenvolvimento de capacidades crítico reflexivas relativamente ao processo de aquisição de competências do EESIP nas experiências nos diversos contextos de estágio e identificar o que a produção científica refere acerca das intervenções de enfermagem promotoras de parentalidade na gestão do regime terapêutico e coping em pais de adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1. Metodologia: No primeiro capítulo foi utilizada uma metodologia critico reflexiva nas competências do EESIP. No segundo capítulo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e MedicLatina, em artigos publicados entre 2018 e 2022, com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Na reflexão crítica realizada acerca das diversas competências desenvolvidas, constatou-se a necessidade da análise recursiva das experiências e tomadas de decisão na procura de conhecimentos científicos, constantemente baseadas no pensamento crítico. Da revisão efetuada, dos 396 artigos selecionaram-se 17 que permitiram reconhecer intervenções na promoção da parentalidade no suporte aos autocuidados nos adolescentes com Diabetes Mellitus na Identificação de fatores dificultadores, na Capacitação nas estratégias e na Supervisão. Conclusão: O processo de desenvolvimento de competências evidenciou-se pelo caráter desafiante resultante de experiências singulares e complexas. O processo de adaptação à Diabetes Mellitus tipo 1 interfere na dinâmica familiar, em que o EESIP constitui um aliado, intervindo no sentido de auxiliar a ultrapassar as dificuldades, capacitando e articulando a necessidade de supervisão dos pais e a autonomia dos adolescentes nos seus autocuidados inerentes ao processo de transição
- Desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: influências culturais no ser e tornar-se mãe em um contexto angolanoPublication . Rodrigues, Susana América Neves; Fernandes, Rita; Marques, GoretiCom a diversidade cultural cada vez mais presente, o cuidar de clientes provenientes de qualquer parte do mundo é uma realidade e que apresenta inúmeros desafios para a enfermagem. Neste contexto, surge a necessidade de que os cuidados prestados sejam culturalmente competentes, tendo sempre como objetivo contribuir para o bem-estar e maximização da saúde, respeitando a identidade de cada indivíduo, família, grupo, comunidade e/ou instituição. O presente relatório de estágio tem como objetivo geral relatar as atividades que, depois de refletidas e analisadas, conduziram à aquisição e/ou ao desenvolvimento de competências na área de especialização de Enfermagem de Saúde infantil e Pediátrica, em Portugal e em Luanda, com especial enfoque nas influências culturais no ser e tornar se mãe em um contexto angolano. Este relatório é constituído por dois capítulos: no primeiro capítulo, pretende-se refletir criticamente no desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde infantil e Pediátrica nos diferentes campos de estágio, realizados em Portugal e Angola, com suporte na evidência científica, nas tomadas de decisão e em particular no cuidar culturalmente competente à criança, ao jovem e à família. Posteriormente, no segundo capítulo, desenvolveu-se um estudo qualitativo para compreender as influências culturais no ser e tornar-se mãe em um contexto angolano, que resultou numa proposta de intervenção neste domínio, permitindo caraterizar a importância da criança para a família, identificar as formas de parentalidade existentes e compreender como a cultura interfere no processo de relação entre mãe e filho(a). As competências desenvolvidas ocorreram principalmente ao nível do domínio da prestação de cuidados específicos, para dar resposta às necessidades ao longo do ciclo de vida e desenvolvimento da criança, do jovem e da família. O percurso percorrido permitiu-nos compreender como é que as influências culturais interferem no processo de ser mãe.
- Desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: prevenção de lesões acidentais no domicílio, em crianças dos 0 aos 5 anosPublication . Alves, Celina Ferreira; Fernandes, Rita; Silva, SofiaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, tendo como objetivo central apresentar o percurso realizado no âmbito do desenvolvimento e aquisição de competências para a obtenção do grau de Mestre e título de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. No primeiro capítulo, recorre-se a uma metodologia crítico-reflexiva fundamentada na evidência, onde se faz a apresentação, organização e reflexão das atividades realizadas durante os estágios e que permitiram o desenvolvimento e a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Para além de todas as competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica desenvolvidas, observou-se no decorrer dos estágios a necessidade de intervir quer na capacitação dos pais para lidar com situações emergentes, quer na prevenção de acidentes. Assim, aprofunda-se uma área de atuação dos mesmos Enfermeiros Especialistas, considerando que as lesões acidentais nas crianças se assumem como um verdadeiro problema de saúde pública, devido à gravidade associada, acarretando custos significativos ao nível da saúde e bem-estar das crianças, jovens e das suas famílias. Apesar da sua incidência ter diminuído consideravelmente ao longo dos anos devido a um esforço consertado no caminho da sua prevenção, esta continua a ser uma área que necessita de uma atenção e intervenção especializada. Nesse sentido, assumiu-se como um tema fulcral e aprofundado na realização de uma Revisão Integrativa da Literatura, apresentada no segundo capítulo, de forma a identificar quais as intervenções do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica na prevenção de lesões acidentais no domicílio em crianças dos 0 aos 5 anos de idade. As bases de dados utilizadas foram a MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive e Cochrane Database of Systematic Reviews, através de termos MESH com recurso ao modelo PICO. Dos 390 artigos obtidos foram selecionados 22 segundo os critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Os resultados demonstraram que as principais intervenções incluem ações educacionais junto dos pais e outros cuidadores significativos relativos à segurança em casa, nos comportamentos de risco de lesão e também sobre supervisão parental; à intervenção junto das próprias crianças através de sessões de educação com recurso a alguns instrumentos específicos, como é o caso dos livros de histórias; ao desenvolvimento de tecnologias, especialmente aplicações para smartphones, com o objetivo de prevenir lesões não intencionais e capacitar os pais no que concerne à supervisão de crianças, assim como, serviços de mensagens de texto e voz com esse fim. Com base nestes resultados apresenta-se uma proposta de intervenção que permita aumentar o conhecimento e capacitação na prevenção de lesões acidentais, através do recurso a tecnologias e visitas domiciliárias para permitir o levantamento de situações de risco das famílias. Ficou bem patente a importância que o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica tem na capacitação dos pais em diversos domínios da parentalidade, quer em âmbito hospitalar, quer no âmbito dos cuidados de saúde primários, com destaque na promoção de segurança infantil e na prevenção de acidentes que ocorrem no domicílio, através de intervenções adequadas em cooperação com as famílias, as próprias crianças/jovens e outros profissionais de saúde.
- Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: contributos para a promoção da esperança em pais de crianças com necessidades especiaisPublication . Amaral, Ana Salomé Vieira dos Santos; Fernandes, Rita; Simões, CatarinaIntrodução: Refletir sobre a prática clínica e as variadas competências adquiridas durante o percurso formativo, enquanto estudante do Mestrado de Saúde Infantil e Pediátrica, revela-se fundamental, pois permite realizar uma autoanálise e verificar se se atingiram os objetivos delineados. A Promoção da Esperança em Pais de Crianças com Necessidades Especiais, através da inclusão de intervenções no plano de cuidados diários, emerge como uma prioridade para os Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica. Ajudar os pais a desenvolver mecanismos de adaptação e planearem o futuro, permite obter resultados positivos e benefícios não só para eles, como para a criança doente. Objetivo: Elaborar uma análise crítico-reflexiva sobre o percurso formativo e de aquisição e desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica nos diversos contextos da prática clínica; realizar uma Revisão Integrativa da Literatura e desenvolver uma proposta de intervenção que permita dar resposta às diferentes necessidades verificadas. Metodologia: Estudo do tipo descritivo, crítico reflexivo na primeira parte e posteriormente uma Revisão Integrativa da Literatura com recurso a seis bases de dados, utilizando os descritores MeSH e critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Resultados: Foram adquiridas competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, desenvolvendo práticas refletidas com base na prática baseada na evidência. Da pesquisa efetuada foi possível identificar as Intervenções de Avaliação da Esperança dos Pais de Crianças com Necessidades Especiais, que englobam os significados, as barreiras e os facilitadores (incluindo crenças), assim como, as Intervenções para a Promoção da Esperança. Conclusões: As competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica são fundamentais para que exista uma adequação dos cuidados às necessidades de saúde da criança e da sua família, uma vez que, têm por base o modelo de Cuidados Centrados na Família. É necessária uma sensibilização aos enfermeiros para a utilização das Intervenções Promotoras de Esperança, de modo a promover nos pais uma transição com Esperança. Neste sentido, foi elaborada uma sugestão/ proposta de intervenção nesta área
- Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: promoção da parentalidade em pais de crianças com doença crónicaPublication . Magalhães, Diana Catarina Vieira; Fernandes, Rita; Simões, CatarinaTema: A reflexão sobre a prática clínica e as variadas competências adquiridas durante o percurso formativo, enquanto estudante do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, revela-se fundamental. O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica (ESSIP) deverá estar dotado de conhecimentos que permitam compreender as necessidades da criança e família e prestar cuidados de Enfermagem adequados. O surgimento de uma doença crónica no seio familiar representa uma crise e potencia o desenvolvimento de fatores de stress, que altera a qualidade de vida, tendo impacto no crescimento e desenvolvimento da criança e na própria parentalidade. Objetivos: Desenvolver capacidade crítica e reflexiva acerca do percurso formativo e aquisição de competências de EESIP nos diversos contextos; identificar e sintetizar a produção científica existente acerca das intervenções de enfermagem que promovam a adaptação, o coping e o empoderamento parental face à situação da doença crónica dos filhos diagnosticada nos dois anos de vida, e desenvolver uma proposta de intervenção. Metodologia: No primeiro capítulo realiza-se uma reflexão crítica acerca das competências desenvolvidas. No segundo capítulo envereda-se por uma Revisão Integrativa da Literatura com recurso a cinco bases de dados, com critérios previamente definidos. Resultados: As competências do EESIP foram apresentadas segundo práticas refletidas com base na prática baseada na evidência. A revisão efetuada permitiu identificar os fatores dificultadores de transição para a parentalidade em pais de crianças com doença crónica, tal como as intervenções do EESIP para a promoção da parentalidade especial complexa que englobam o coping familiar, conhecimentos e capacidades do papel parental, suporte socioeconómico e o desenvolvimento de profissionais de saúde. Conclusões: É necessário sensibilizar os EESIP para a necessidade de estarem atentos às necessidades da criança doente e da sua família, recorrendo a intervenções adequadas a essas necessidades, devendo estes considerar a formação dos seus pares e da família da criança. É necessário investir na criação de equipas que prestem cuidados no domicílio por forma a colmatar as necessidades e dificuldades das famílias de crianças com doença crónica.
