ISEC Lisboa - Mestrado em Operações de Transporte Aéreo
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- Sustentabilidade Económica em Aeroportos. Gestão de Despesas e Oportunidades de ReceitasPublication . Andrade, Sténio; Baltazar, Maria EmíliaEste trabalho aborda a gestão de despesas e as oportunidades de receitas em aeroportos, analisando a eficiência de 22 aeroportos ao redor do mundo. Utilizou-se o método de Análise Envoltória de Dados (DEA) para avaliar a eficiência relativa dos aeroportos antes e depois do período da COVID-19, no qual obtivemos um ranking, indicadores alvo a atingir para garantir uma melhor eficiência e uma análise SWOT aos aeroportos tidos como base referencial. Validou-se 2 hipóteses de trabalho. O objetivo deste estudo foi identificar áreas de melhoria na gestão financeira e explorar novas fontes de receita, especialmente em um contexto pós-pandemia. No final chegou-se a conclusão que diversificação das receitas como arrendamento de espaços no aeroporto para comercio e a otimização de custos como implementação de automação de processos para redução de mão de obra são estratégias que podem ser implementadas para o aumento da eficiência numa infraestrutura aeroportuária. Embora existam estudos sobre aspetos individuais da gestão aeroportuária, há uma lacuna na compreensão integrada de como a gestão de despesas e a geração de receitas contribuem para a sustentabilidade económica. Este estudo visa ajudar a preencher essa lacuna, oferecendo insights práticos para gestores aeroportuários e contribuições teóricas para académicos e pesquisadores
- O Impacto da Utilização do Descanso Controlado em Pilotos de Linha AéreaPublication . Borges, Gustavo; Moutinho, JoãoA fadiga é um fenômeno comum na aviação, indústria que trabalha 24 horas por dia e 365 dias por ano. O aumento da competitividade no setor e a busca por maiores margens de lucro aumenta a otimização dos recursos. Esse ciclo, se não gerenciado, aumenta a fadiga, o que resulta no aumento do risco operacional, e consequentemente a maior probabilidade de acidentes e incidentes. O trabalho explorou os impactos do descanso controlado, uma ferramenta de combate a fadiga inesperada durante os voos entre pilotos de companhias aéreas brasileiras e portuguesas. Através de um questionário, que compôs da escala de severidade de fadiga (FSS), questões de percepção de fadiga e sobre o procedimento de descanso controlado, obteve-se 321 respostas válidas. Com a utilização de análises estatísticas, observou-se que ambos os pilotos de companhias aéreas brasileiras e portuguesas apresentaram níveis de fadiga consideráveis e que alguns fatores sociodemográficos e laborais impactaram significativamente. Também, que as companhias portuguesas possuem maior aderência ao procedimento de descanso controlado e consequentemente sua utilização. Por fim, a utilização do descanso controlado não demonstrou combater a fadiga a longo prazo. Por ser realidade entre pilotos de companhias de ambos países, a melhoria na gestão da fadiga é fundamental a todos envolvidos. Sugere-se a adoção e promoção do descanso controlado em companhias brasileiras para poder ajudar a mitigar a fadiga inesperada
- The Environmental Impact of Sustainable Aviation Fuels in Commercial AirportsPublication . Fernandes, Ricardo; Magalhães, LeandroA indústria da aviação prevê um crescimento do tráfego aéreo na ordem dos 3,7% a 3,8% por ano, resultando num aumento das emissões de gases com efeito de estufa. É necessário alternativas aos combustíveis fósseis afim de reduzir os impactos ambientais. Ao longo do trabalho adotou-se uma abordagem descritiva, envolvendo um levantamento do estado da arte da tecnologia com base em uma revisão sistemática da literatura, a fim de fazer uma avaliação do impacto ambiental da introdução do combustível de aviação sustentável. Leva em consideração os diferentes combustíveis sustentáveis disponíveis e o potencial de redução das emissões poluentes de cada um. A análise das emissões de poluentes durante o ciclo de descolagens e aterragens antes e depois da introdução desses combustíveis demonstra os benefícios que podem trazer. Este estudo tem como objetivo principal a análise do impacto ambiental derivado da utilização de combustíveis sustentáveis em aeroportos comerciais. Como objetivos específicos, é possível definir a identificação de diferentes combustíveis e comparar as emissões de gases com efeito de estufa e o impacto ambiental dos motores de aeronaves e do uso do auxiliary power unit, antes e depois da modificação. É realizado um estudo de caso sobre o aeroporto de Lisboa com uma análise dos potenciais benefícios ambientais relacionados com a transição para o combustível sustentável. Os dados utilizados baseiam-se nos movimentos reais do aeroporto de Lisboa no período em análise, tendo em conta o motor que equipa cada uma das aeronaves e suportados em fatores de emissão do banco de dados de emissões de gases de escape da Organização Internacional de Aviação Civil. Este caso de estudo permitiu identificar a fase mais crítica do ciclo de aterragem e descolagem, as opções de combustível alternativo menos poluentes, a frota mais crítica e outras alternativas para reduzir as emissões durante o táxi. Também permitiu quantificar a redução das emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os movimentos de aeronaves durante o ciclo ao utilizar combustível sustentável
- Conforto Versus EconomiaPublication . Coelho, David; Quadros, RuiDepois da pandemia COVID-19 o mercado do transporte de passageiros por via aérea começa a recuperar. Dentro desse mercado de transporte podemos encontrar diversos modelos de negócio: full-service carrier, low-cost, charter e, em particular aquele que este estudo foca, o long-haul low-cost (LHLC). Com o estudo centrado nas preferências do passageiro definimos os conceitos aplicáveis, realizámos um inquérito e entre os inquiridos foi selecionada uma população que cumprisse com os requisitos considerados fundamentais para o estudo. Através da análise dos resultados, chegámos a uma definição do que será o nível de serviço pretendido pelo passageiro e, confrontando esse nível de exigência com a oferta presente no mercado, entender quão longe, ou próximo, já se encontra a oferta proposta pelas transportadoras. Encontrámos operadores que conseguem alinhar a sua oferta, na classe económica, com o sugerido pelo estudo como sendo o que o potencial passageiro pretende. Note-se que o inquérito foi centrado apenas na preferência pura do passageiro relativamente à existência de determinado serviço na tarifa, não sendo nunca colocada a questão condicionada a um possível custo desse serviço. O próprio inquérito contextualiza o passageiro de que é referente a viagens de longo curso e baixo custo. Outra parte do nosso estudo versa sobre se o passageiro está disponível para considerar o produto do LHLC como tendo sido sujeito a um processo de comoditização. Centrando o estudo na dicotomia marca versus custo, o nosso estudo encontra fundamentos para sugerir que dois terços do mercado (66,6%) encara já a viagem LHLC como uma commodity.
- A carga Aérea e o papel das companhias aéreas de passageirosPublication . Roldão, Tomás; Marques, JoaquimCom o crescimento do negócio de transporte de carga aérea a nível mundial, o número de operadores neste mercado também tem aumentado. As companhias aéreas de transporte de passageiros são os principais players a integrar este mercado com a crescente utilização de aeronaves do tipo cargueiro de maneira a complementarem a sua presença com a carga já por si transportada nos porões das suas aeronaves. No momento de escolha de integração na sua frota de uma aeronave do tipo cargueiro, estas companhias aéreas têm à sua disposição várias ofertas, umas mais dispendiosas que outras. A conversão de aeronaves tem sido uma das propostas mais aceites pelo mercado pois oferece menores custos de entrada. A análise custo-benefício comprova este facto, principalmente quando comparada com a outra modalidade, a aquisição de uma aeronave nova ao fabricante. Podemos também verificar que este tipo de operação é mais benéfico no segmento de aeronaves de curto e médio curso devido aos seus custos de conversão, operação e manutenção serem mais reduzidos quando comparados com as aeronaves do segmento de longo curso. Associada à conversão de airframes foi possível também notar um aumento no valor de mercado da aeronave, mesmo que esta apresente uma idade mais avançada, associado à falta de oferta de aeronaves do tipo cargueiro no mercado e com a existência de uma elevada procura pelas mesmas.
- Estratégias de Comunicação em AviaçãoPublication . Cravo, Rui; Quadros, RuiO projeto que se apresenta tem como objetivo analisar se os memes e os conteúdos humorísticos têm a capacidade de influenciar a perceção que o passageiro tem sobre o serviço e a imagem de uma companhia. Neste sentido, será analisado o contexto específico da Ryanair, que é a companhia que notoriamente mudou a sua política de comunicação recentemente, introduzindo os memes e expondo de forma humorística muitas das tradicionais críticas ao seu serviço low-cost. O estudo das perceções dos consumidores será feito através de um questionário, especialmente elaborado para avaliar a opinião que os consumidores têm em relação à qualidade dos serviços e à imagem da Ryanair, e com os dados recolhidos, por via da aplicação de testes de Hipótese, testar se a visualização e a compreensão dos memes podem funcionar como um estímulo para que os consumidores alterarem ou não as suas opiniões sobre o serviço e a marca da Ryanair. Assim, será demonstrado e elaborado como os memes tem mais a capacidade de funcionar como um instrumento de fortalecimento de relação entre passageiro e companhia aérea, do que um elemento que influencia a perceção que o passageiro naturalmente têm sobre a marca corporativa da companhia aérea. Primeiramente será feita uma breve introdução ao histórico do setor da aviação, seguida de uma revisão de literatura que abordará a evolução do marketing, desde o Tradicional até o Marketing 4.0. Será explorado também o surgimento dos memes como instrumento de comunicação e a evolução das estratégias de comunicação em marketing nas companhias aéreas. O projeto abrangerá ainda uma análise detalhada da companhia aérea Ryanair, e o contexto e as razões que levaram a Ryanair a adotar os memes como instrumento de comunicação. Além disso, serão examinados os impactos quantitativos gerados por essa decisão, proporcionando uma compreensão abrangente do papel e dos resultados dos memes na estratégia de comunicação da empresa.
- IROPS - Planificação proactiva da alteração de aeronaves num sistema de controlo operacional de uma Companhia de Transporte AéreoPublication . Tomaz, Carlos; Moutinho, JoãoAs irregularidades operacionais devem ser olhadas pelas companhias aéreas com rigor e oportunidade para melhorias. Muitas delas não dependem do planeamento da companhia em si, mas sim da sua resposta a episódios não previstos (meteorologia, avarias, slots aeroportuários, etc). Essa resposta é que define a organização e o seu poder de resposta. Não estar preparado para estas circunstâncias, equivale a dizer a não estar preparada para o negócio do transporte aéreo. Assim, assumindo que as IROPS (Irregular Operations) são parte da dinâmica operacional de uma rede aérea, também há que assumir que peso dar a situações não expectáveis, e validar e medir as suas respostas. Essas medidas tendem a estar orientadas com as filosofias operacionais da organização. Baseadas nelas estão definidos procedimentos que procuram minorar a irregularidade, promovendo os objetivos finais de não alterar substancialmente a experiência do passageiro, e ao mesmo tempo, minorar os impactos económicos de tais decisões. O peso deste estudo recai na definição, alocação e análise da substituição de uma aeronave afeta a um voo, em ambiente de IOC (Integrated Operations Center) na companhia TAP Air Portugal. Neste trabalho, a estrutura adotada é de explicar cronologicamente, o processo geral de planeamento dos voos em rede. Vamos abordar como é implementada essa estrutura na operação e como ela decorre no dia a dia. Esta análise pressupõe medir e avaliar os processos de maximização de resultados operacionais e ao mesmo tempo, aqueles de redução desses impactos. Esta análise recai, sobretudo, nos processos de decisão afetos às aeronaves para um voo, denominado como Tail Assignment e a troca de aeronaves, denominada Tail Swap. Grande parte do estudo será em ambiente de operações no IOC na TAP Air Portugal, no período entre Setembro de 2023 e Janeiro de 2024
- Receitas Adicionais (Ancillary Revenue) em Transporte AéreoPublication . Afonso, António; Quadros, RuiA investigação propõe avaliar o uso das receitas adicionais, focando-se na maximização de ancillary revenue para estimular ganhos. As companhias aéreas enfrentam o desafio de explorar este potencial. Para isso, as questões fundamentais de investigação visam verificar como diferentes modelos de negócio utilizam receitas adicionais para ampliar ganhos, a variação na disposição dos passageiros para pagar por serviços adicionais de acordo com o tipo de voo e o perfil, bem como as respostas de passageiros de distintos continentes a esses serviços. Utilizando uma revisão sistemática de literatura, o estudo explora como as companhias aéreas se tornam mais inovadoras na oferta de serviços auxiliares para gerar receita. Transportadoras de baixo custo apostam na cobrança de taxas de bagagem despachada, lugares atribuídos e lugares extra, enquanto as de rede se concentram em receitas provenientes de programas de fidelização. Os resultados reforçam a ideia de que companhias com custos de distribuição reduzidos, como as de baixo custo, podem gerar mais receitas auxiliares por passageiro. A aplicação de tecnologias inovadoras, como sistemas de recomendação de preços, pode potencializar essa eficiência.
- ADVANCED AIR MOBILITY (AAM)Publication . Silva, João; Baltazar, Maria EmíliaNowadays, air taxis are an increasingly materialized reality. Soon companies such as the German Lilium and Volocopter will present their services for moving passengers and goods between notable points in cities, flying over the skies of urban centers. This new electric aviation, dubbed Advanced Air Mobility (AAM), is a reality that is already being prepared in several cities around the world, through implementation plans in Japan, China, Brazil and the USA. This implementation of this new aerial technology of great complexity, which depends on the development and maturity of an Ecosystem, made up of the alignment of several stakeholders, coordinating infrastructures, operations, regulations and communications. The study aims to create a universal tool for characterizing an AAM Ecosystem, as a basis for implementation in any city, region or country, providing support for the development of a ROADMAP that promotes the launch of EVTOL operations. Finally, this work proposes to use this developed tool and promote the Roadmap for the Portuguese case, in order to guide the effective implementation of this new emerging form of air mobility in Portugal.
- AirPort Environmental Sustainability Pratices:Publication . Saykili, Hilal; Baltazar, MariaCivil aviation has become one of the world's most important and innovative industries, bringing economic and social progress. The civil aviation sector must maintain the optimal balance between economic progress, social development and environmental responsibility to meet the increasing demands in a “Sustainable” way. Airport investments in the civil aviation sector are very expensive investments that do not have alternative uses for other purposes. For this reason, environmental sustainability approaches are needed in airports' planning, construction, and operation to use limited resources effectively. Noise, air and water pollution, and natural resource consumption at an airport all adversely impact the environment. In addressing their environmental impact concerns, airports increasingly try to become “green” or more environmentally friendly. A "green airport" has a minimal impact on the environment and endeavours to become a carbon-neutral facility in terms of carbon emissions, aiming to produce zero greenhouse gas emissions. In this study, the different sustainability strategies employed by airports are investigated to understand the carbon emissions caused by airline transportation, its impact on the environment, and the best practices for pro-longed sustainability. Various applications are being developed and implemented at airports worldwide, thus trying to reduce carbon emissions. Airports are actively working to combat climate change with a net zero carbon target. Airports worldwide are parties to various regulatory bodies that apply environmental management and certification systems to their infrastructure and operations. In particular, airports' efforts to manage and reduce CO2 emissions through Airport Carbon Accreditation are important in minimizing negative impacts on the environment and preventing pollution within the life cycle framework. Turkish airports are also trying to implement an environmentally friendly policy and are trying to get the title of green organization by DGCA. In this regard, some initiatives have been taken by airline companies in Turkey to reduce carbon emissions Environmental sustainability studies at Istanbul Airport in Turkey are extremely comprehensive. At Istanbul Airport, work is carried out in line with the principle of sustainability at every stage, from design to construction and from the construction period to the operation process. Istanbul Airport fulfils the ISO 14064 Greenhouse Gas Calculation and Verification Management System Standard requirements and the Airport Carbon Accreditation program for measuring and reporting greenhouse gas emissions. The airport effectively identifies greenhouse gas emission sources, thanks to the greenhouse gas management system that works integrated with the ISO 50001 Energy Management System. Istanbul Airport became the first airport in Turkey to receive Level 4 Transformation in Airport Carbon Accreditation. Notably, Istanbul Airport has progressed from Level 1 to Level 4 within the scope of Airport Carbon Accreditation, recording a 21% reduction in Scope 1 and Scope 2 carbon emissions since 2019.