ISEC Lisboa - Mestrado em Operações de Transporte Aéreo
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- 3D Printing with Blockchain Released Certificates in the Aviation IndustryPublication . Romano, Mariana; Santos, LuísImpressão 3D e DLTs (Distributed Ledger Technologies) como a blockchain são tecnologias que estão a ganhar cada vez mais importância nas mais diversas áreas e indústrias. Na aviação ambas estão já a ser utilizadas, embora separadamente. Esta dissertação tem como objetivo perceber de que modo as duas tecnologias se podem associar para permitir aos fabricantes a produção e certificação de componentes, analisando para tal todos os requisitos existentes. Ao imprimir componentes e fornecer os certificados através de blockchain, o tempo e os recursos dos fabricantes serão rentabilizados, dado que podem produzir diretamente os materiais, reduzindo a sua dependência de terceiros. Consequentemente, o tempo que as aeronaves ficam inoperacionais por estarem à espera de que um componente seja substituído é minimizado e todo o processo será mais rápido e seguro. No setor aeronáutico, o processo de aquisição de componentes passa por contactar o fornecedor - que geralmente é o fabricante da aeronave ou do próprio componente -, proceder ao pagamento e aguardar o envio e receção do mesmo. Para além disso, e tão importante quanto a chegada do componente, é a documentação que o acompanha, nomeadamente um certificado (por exemplo EASA Form 1, FAA Form 8130-3) em papel, assinado por uma entidade e pessoa que certificam o componente como aeronavegável. Sem este certificado, o componente não pode ser instalado numa aeronave. O principal objetivo desta dissertação é mostrar a viabilidade da utilização da impressão 3D no setor aeronáutico, nomeadamente no que diz respeito à impressão de peças simples para o interior da cabine (que sendo uma estrutura secundária, não tem impacto tão relevante na segurança). O desenvolvimento destas peças deve, no entanto, ser também alvo de certificação, garantindo ao instalador a aeronavegabilidade do componente impresso e dando-lhe garantias, através desse mesmo certificado e de uma DLT, de que o componente pode efetivamente ser instalado. Por forma a estudar a viabilidade do projeto e responder ao propósito da investigação foram levantadas as seguintes questões: • Pode a blockchain ser usada para a emissão de certificados aeronáuticos? Se sim, que limitações e vantagens tem? • Podem as entidades que não detenham o Type Certificate de determinado produto emiti-lo com a autorização da organização que detém o Type Certificate? De modo a responder às questões de investigação foram definidos os seguintes objetivos de estudo: Definir blockchain e impressão 3D e avaliar a sua utilidade para os processos logísticos da indústria aeronáutica; Identificar o estado-da-arte das duas tecnologias na indústria; Analisar a regulamentação europeia acerca da produção e substituição de materiais e o uso de blockchain e impressão 3D na aviação; Analisar de que modo a blockchain associada à impressão 3D pode ser aplicada no setor aeronáutico. Para a concretização do estudo, tendo como base os pressupostos acima descritos, adotou-se um método dedutivo e uma análise extensiva que visa, através dos resultados, extrapolar para conclusões maiores. Desenvolveu-se um estudo qualitativo com base em análise e confronto documental, regulamentar e técnico dos dados e factos, partindo de uma posição geral em direção a objetivos mais específicos. Esta dissertação propõe uma solução inovadora, capaz de revolucionar a indústria aeronáutica. Os conceitos abordados não são novos por si só; contudo quando aplicados em conjunto podem potencializar a eficiência e segurança do processo logístico no setor. A tecnologia blockchain permite a criação de um registo imutável e descentralizado das transações realizadas, garantindo a confiabilidade das informações envolvidas no processo de emissão de certificados. Além disso, pode também aumentar a transparência e a rastreabilidade de todo o processo, desde a fabricação da peça por impressão 3D até à sua instalação na aeronave. Ao imprimir peças de cabine e certificá-las através da tecnologia blockchain, o custo de armazenamento das peças irá desaparecer, uma vez que a necessidade de ter as partes em stock será atenuada ao imprimirem as próprias peças segundo este método. Deste modo, a supply chain será modificada, criando-se um fluxo entre o fabricante e o cliente, com base nas necessidades do mesmo e recorrendo à estrutura em blockchain. De modo a demonstrar a viabilidade do projeto, um caso geral será apresentado, seguido de dois casos de estudo aplicados a duas companhias aéreas de países e dimensões diferentes, tendo sido estimados os ganhos e custos do projeto em função da quantidade de peças impressas. As principais conclusões extrapoladas demonstraram que o projeto de impressão 3D em blockchain se torna mais rentável em companhias de maiores dimensões, uma vez que são as que experienciam, anualmente, um maior número de assentos inoperacionais devido a peças de cabine danificadas. Um maior número de lugares afetados indica também uma maior necessidade de peças a imprimir e, por sua vez, um retorno do investimento mais rápido quando comparado a uma companhia onde não ocorrem essas situações com tanta frequência. Nos casos de estudo apresentados a atenção centrou-se na mesa de refeição; contudo, no futuro, seria importante considerar a inclusão de outros componentes de cabine com características semelhantes, tais como apoios de braços ou persianas, que pudessem também ser impressos em 3D e certificados através da blockchain. O alargamento do âmbito de aplicação a estes componentes poderia facilitar o processo de substituição de peças danificadas da cabine, tornando-o mais rápido, mais simples e mais económico. Como investigação futura será importante realizar uma prova de conceito do projeto, colocando-o em prática num caso real de uma companhia aérea. Tal será fundamental para perceber se o impacto desta inovação vai ao encontro do expectado, e se existem outros fatores importantes que se devem ter em conta. Não sendo o objetivo deste projeto a análise da regulamentação europeia emitida pela EASA (European Union Aviation Safety Agency), compreende-se a importância de envolver uma Part 21 J e G, que, acompanhados por essa agência, melhor poderão definir o caminho da regulamentação dos componentes impressos pelos métodos aqui propostos.
- A adequação dos Limites de Tempo de Voo no Transporte Áreo RegionalPublication . Freitas, Ana; Brito, EuricoO crescimento do mercado da aviação tem levado as companhias aéreas a otimizar os recursos disponíveis de forma a reduzirem as suas despesas e obterem lucro, com o objetivo de conseguirem proporcionar mais lugares disponíveis, a preços reduzidos e assim tornarem-se cada vez mais competitivas. Um desses recursos são os recursos humanos, nomeadamente os seus tripulantes, que vêm as suas escalas cada vez mais preenchidas e com jornadas diárias mais longas. O transporte aéreo regional tem-se mostrado, cada vez mais, como um fator essencial para o desenvolvimento de um sistema hub-and-spoke das companhias aéreas, já que serve como principal feeder dos voos de longo curso. As empresas de transporte aéreo têm então apostado na diversificação das suas frotas, criando muitas vezes empresas subsidiárias que façam este tipo de operação. Os tripulantes do transporte aéreo regional estão, tal como os outros tripulantes de outro tipo de operação, sujeitos a limitações de serviço e de tempos de voo estipulados pela regulamentação em vigor e, em alguns casos, por critérios mais exigentes definidos pelas companhias aéreas. No entanto, aqueles que apenas estão sujeitos aos limites legais deparam-se com a falta de diferenciação entre tipos de operação, estando dependentes de regulamentação que não contempla o desgaste inerente a uma operação com características próprias e que exige dos pilotos maiores níveis de concentração e que lhes induz maior stress. A presente dissertação procura aferir se a legislação em vigor é suficiente para proporcionar não só os tempos de descanso necessários para os tripulantes que desenvolvem este tipo de operação, mas também se as limitações de tempo e serviço de voo são as mais adequadas para o desenvolvimento desta operação tendo em vista a qualidade do desempenho dos pilotos, a redução da sua fadiga e no âmbito geral a manutenção da segurança de voo.
- ADVANCED AIR MOBILITY (AAM)Publication . Silva, João; Baltazar, Maria EmíliaNowadays, air taxis are an increasingly materialized reality. Soon companies such as the German Lilium and Volocopter will present their services for moving passengers and goods between notable points in cities, flying over the skies of urban centers. This new electric aviation, dubbed Advanced Air Mobility (AAM), is a reality that is already being prepared in several cities around the world, through implementation plans in Japan, China, Brazil and the USA. This implementation of this new aerial technology of great complexity, which depends on the development and maturity of an Ecosystem, made up of the alignment of several stakeholders, coordinating infrastructures, operations, regulations and communications. The study aims to create a universal tool for characterizing an AAM Ecosystem, as a basis for implementation in any city, region or country, providing support for the development of a ROADMAP that promotes the launch of EVTOL operations. Finally, this work proposes to use this developed tool and promote the Roadmap for the Portuguese case, in order to guide the effective implementation of this new emerging form of air mobility in Portugal.
- Aeródromo Municipal de CascaisPublication . Damas, Sandra; Brito, EuricoÉ consensual que o Aeroporto Humberto Delgado está saturado e que existe necessidade de alguma humildade nas projeções de procura que se têm feito (Pedro N. Santos; Expresso,2022). A procura de soluções para a saturação do Aeroporto Humberto Delgado e os diversos estudos têm apontado em diversas direções, mas até à data o Aeródromo Municipal de Cascais, apesar de mencionado nunca foi apontado como uma das soluções, visto que, o aumento dos voos é favorável à promoção do investimento estrangeiro e aumento da taxa de emprego de uma cidade (Baker et al., 2015), pareceu-nos relevante o estudo exploratório deste tema. O presente estudo tem como objetivo aferir a possibilidade de otimização do espaço aéreo afeto ao Aeródromo Municipal de Cascais. A otimização da operação deste espaço e dos bons serviços aéreos de uma região, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento económico urbano (Baker et al., 2015). Para o presente estudo, adotamos uma estratégia metodológica mista – qualitativa e quantitativa. No que respeita a recolha de dados, a informação foi recolhida pela realização de entrevistas semidirectas a diversos intervenientes do sector aeronáutico em Portugal, complementando e solidificando o estudo através da análise de dados recolhidos do Aeroporto Humberto Delgado e Aeródromo Municipal de Cascais. Os resultados obtidos determinaram que o Aeródromo Municipal de Cascais apesar de não ser uma infraestrutura recente e moderna, poderá dar os primeiros passos para albergar a Aviação Executiva na totalidade, aliviando assim o Aeroporto Humberto Delgado que neste momento se encontra sobrelotado.
- AirPort Environmental Sustainability Pratices:Publication . Saykili, Hilal; Baltazar, MariaCivil aviation has become one of the world's most important and innovative industries, bringing economic and social progress. The civil aviation sector must maintain the optimal balance between economic progress, social development and environmental responsibility to meet the increasing demands in a “Sustainable” way. Airport investments in the civil aviation sector are very expensive investments that do not have alternative uses for other purposes. For this reason, environmental sustainability approaches are needed in airports' planning, construction, and operation to use limited resources effectively. Noise, air and water pollution, and natural resource consumption at an airport all adversely impact the environment. In addressing their environmental impact concerns, airports increasingly try to become “green” or more environmentally friendly. A "green airport" has a minimal impact on the environment and endeavours to become a carbon-neutral facility in terms of carbon emissions, aiming to produce zero greenhouse gas emissions. In this study, the different sustainability strategies employed by airports are investigated to understand the carbon emissions caused by airline transportation, its impact on the environment, and the best practices for pro-longed sustainability. Various applications are being developed and implemented at airports worldwide, thus trying to reduce carbon emissions. Airports are actively working to combat climate change with a net zero carbon target. Airports worldwide are parties to various regulatory bodies that apply environmental management and certification systems to their infrastructure and operations. In particular, airports' efforts to manage and reduce CO2 emissions through Airport Carbon Accreditation are important in minimizing negative impacts on the environment and preventing pollution within the life cycle framework. Turkish airports are also trying to implement an environmentally friendly policy and are trying to get the title of green organization by DGCA. In this regard, some initiatives have been taken by airline companies in Turkey to reduce carbon emissions Environmental sustainability studies at Istanbul Airport in Turkey are extremely comprehensive. At Istanbul Airport, work is carried out in line with the principle of sustainability at every stage, from design to construction and from the construction period to the operation process. Istanbul Airport fulfils the ISO 14064 Greenhouse Gas Calculation and Verification Management System Standard requirements and the Airport Carbon Accreditation program for measuring and reporting greenhouse gas emissions. The airport effectively identifies greenhouse gas emission sources, thanks to the greenhouse gas management system that works integrated with the ISO 50001 Energy Management System. Istanbul Airport became the first airport in Turkey to receive Level 4 Transformation in Airport Carbon Accreditation. Notably, Istanbul Airport has progressed from Level 1 to Level 4 within the scope of Airport Carbon Accreditation, recording a 21% reduction in Scope 1 and Scope 2 carbon emissions since 2019.
- Anáilise Estatística dos Acidentes registados na Aviation Safety Network nos Estados UnidosPublication . Samarra, Joana; Santos, LuísForam implementadas entre todos os intervenientes regras e regulamentos para mitigação de acidentes. Foi necessária a utilização de novas tecnologias e de novos recursos para fatores humanos para mitigar futuros acidentes de modo a haver um decréscimo de acidentes como tem vindo a acontecer. Foi verificado que o os acidentes por sabotagem são neste momento inexistentes, que a maior parte das fatalidades são durante o voo e na fase da aproximação da pista. Os acidentes graves com fatalidades associadas são um número cada vez mais reduzido com tendência a decrescer ao longo do tempo. Os erros humanos embora com todas as mitigações ao longo dos tempos, ainda é a maior causa de acidentes, embora os acidentes tenham um decréscimo, há outros fatores que podem estar relacionados com este tipo de erros, que é a falta de pessoal para a operação de um voo, este fator foi correlacionado e consegue-se perceber que estão altamente correlacionados positivamente. Os acidentes podem ainda estar relacionados com outros fatores, como por exemplo, os fatores económicos. O crescimento do PIB está correlacionado positivamente com os acidentes e a inflação está correlacionado negativamente. Também é verificado que o fator inflação está igualmente relacionado com o número de voos devido a falta de procura.
- Análise de Metodologias de Investigação em Acidentes e Incidentes AéreosPublication . Holosna, Maryna; Quadros, RuiA aviação é uma indústria altamente regulamentada e grande parte dessa regulamentação é baseada nos padrões globais. Todas as normas e procedimentos internacionais para notificação e investigação de ocorrências de segurança são descritas pela ICAO no Annex 13 - Investigação de acidentes e incidentes de aeronaves O único e principal objetivo de investigação de um acidente será a prevenção de acidentes e incidentes futuros. Não é o objetivo desta atividade atribuir culpa ou a responsabilidade. (ICAO, Annex 13) Processos que envolvem a investigação formal estão descritos no Annex 13 e é o método utilizado pela EuroAtlantic Airways, no entanto existe mais dois métodos disponíveis no software da companhia o REDA e o MEDA. O principal objetivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico, no que concerne os processos de investigação o MEDA, REDA e Annex 13. Nesta pesquisa é utilizado o estudo descritivo para melhor compreender a estrutura e funcionamento dos métodos de investigação, e determinar qual é o método mais utilizado pelos outros operadores. Dos diferentes tipos de acidentes e incidentes graves analisados nos casos selecionados das outras companhias e relacionados com manutenção e o pessoal de placa, conclui-se que, é utilizada a metodologia proposta pela ICAO o Annex 13. A euroAtlantic Airways devera continuar a usar como a investigação formal o Annex13.
- ANÁLISE DE RISCOS OPERACIONAIS NA ÁREA DE MOVIMENTO DO AEOPORTO INTERNACIONAL OSVALDO VIEIRAPublication . Nhaga, Carlos; Rodrigues, AntónioA aviação comercial presenciou um crescimento exponencial nos números de voos efetuados e de passageiros transportados nos últimos anos; no entanto, tal crescimento não deixa de ser acompanhado de situações adversas associados aos riscos de incidentes e acidentes capazes de provocar danos materiais e até perdas humanas. No caso de um aeroporto, os fatores como as condições inseguras do aeródromo, erro de violação dos procedimentos e deficiência da qualificação do pessoal, figuram como elementos de ameaça dentro do sistema e consequentes situações de riscos à segurança operacional. Nesta base, a Autoridade máxima da Aviação Civil mundial (ICAO), disponibilizou aos Estados Contratantes, através do seu (Anexo-19), um instrumento padronizado, traduzido em manual, designado por (DOC 9859), com a finalidade de assegurar as Autoridades Aeroportuárias adoção de medidas para a redução de riscos à segurança operacional nos aeródromos. A Guiné-Bissau, sendo um Estado membro da OACI, encontra-se nos últimos anos engajada em proceder a elaboração e manutenção de conjunto de normalizações, visando superar algumas deficiências de não conformidades identificadas ao longo dos últimos cinco anos na gestão de Safety e Security. A AACGB é a entidade reguladora e fiscalizadora do setor aeronáutico do país, cabe aos operadores, em particular a entidade responsável pela gestão do aeroporto cumprir com o estabelecido pela norma, através de prossecução de medidas adequadas para reduzir o nível de ocorrência de eventos durante operações de aeronaves, veículos e pessoas na área do movimento do aeroporto. Esta dissertação pretende analisar e compreender o nível de riscos operacionais na área do movimento do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, olhando pelos procedimentos nacionais aplicáveis face aos definidos pela OACI, verificando na prática o desempenho do sistema e propor medidas de melhorias. É de salientar que, o recurso as entrevistas junto de algumas personalidades (Safety Managers) das entidades da plataforma aeroportuária, pesquisa documental, e pesquisa do campo, constituem elementos fundamentais na obtenção dos resultados obtidos nesta dissertação.
- Avaliação da Qualidade dos Serviços Oferecidos nos Terminais de Passageiros do Aeroporto Internacional de LuandaPublication . Cardoso, Deza; Quadros, RuiO presente trabalho de investigação culminou no principal objetivo á avaliação da satisfação dos clientes sobre os serviços oferecidos no Aeroporto Internacional 4 de fevereiro. A avaliação da satisfação do cliente, são cada vez mais comuns na gestão da melhoria contínua dos serviços oferecidos, tornando-se uma das principais preocupações dos gestores. O estudo de satisfação procurou identificar as dimensões que mais contribuem para o resultado da satisfação global dos passageiros, e quais os aspetos a melhorar. A revisão da literatura serviu de base à investigação apoiando a compreensão dos conceitos e análise dos resultados. Utilizou-se como referência o modelo proposto de Fodness e Murray, para apurar o nível de satisfação em relação à qualidade dos serviços prestados. A investigação foi caracterizada como uma abordagem descritiva e quantitativa com os dados recolhidos através de um questionário online, subdivididos em duas partes e processados através do programa SPSS V.25 (Software Statistical Package for the Social Science), cujo tratamento estatístico foi suportado por técnicas multivariadas. Com os resultados apresentados, foi possível perceber que as dimensões determinantes apresentavam correlações significativas na explicação da satisfação global, concluído que os usuários não se mostraram satisfeitos com os serviços oferecidos no terminal do aeroporto de Luanda.
- Blockchain Aplicada à Aviação: Uma Revisão Integrativa da LiteraturaPublication . Cesar, Denis; Brilha, NunoO sector da aviação acumula uma enorme quantidade de dados e os armazena em um repositório central, de cada fornecedor de instalações, como no caso das companhias aéreas. Se nos referirmos somente a uma operação de voo, são muitos dados relacionados a aeronaves, voos, passageiros, bagagem e logística, alimentação e toda a equipe de operações. Um único voo é um item perecível e não pode ser consumido novamente, portanto, o setor deve apostar em métodos de alto nível para proteger os dados e informações. Em vez disso, as companhias aéreas ainda estão trabalhando em repositórios centrais que funcionam nas lógicas do DBMS (Database Management Systems). O sector da Aviação precisa ser transparente e cauteloso sobre seus dados depois de observar o tipo de crescimento que estamos enfrentando na área de viagens. O blockchain pode ser uma solução transparente e segura com a informação se mantida a rede privada e fornecido o acesso ao público para verificar as informações sem alterá-las. Além disso, a criptomoeda pode ser extremamente útil para qualquer transação, como reserva de bilhetes, vendas a bordo e outras compras relacionadas das companhias aéreas. O blockchain pode ser construído para facilitar as operações de companhias aéreas e aeroportos e, por sua vez, resolverá vários problemas de gerenciamento de dados junto com a segurança. A presente dissertação mostrou através de uma revisão integrativa de literatura que o blockchain pode ser o pilar que apoiará todo o ecossistema das companhias aéreas e do relacionamento com os clientes, pois envolve tecnologia muito avançada para gerenciar e transacionar dados em vários níveis.