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- A adequação dos Limites de Tempo de Voo no Transporte Áreo RegionalPublication . Freitas, Ana; Brito, EuricoO crescimento do mercado da aviação tem levado as companhias aéreas a otimizar os recursos disponíveis de forma a reduzirem as suas despesas e obterem lucro, com o objetivo de conseguirem proporcionar mais lugares disponíveis, a preços reduzidos e assim tornarem-se cada vez mais competitivas. Um desses recursos são os recursos humanos, nomeadamente os seus tripulantes, que vêm as suas escalas cada vez mais preenchidas e com jornadas diárias mais longas. O transporte aéreo regional tem-se mostrado, cada vez mais, como um fator essencial para o desenvolvimento de um sistema hub-and-spoke das companhias aéreas, já que serve como principal feeder dos voos de longo curso. As empresas de transporte aéreo têm então apostado na diversificação das suas frotas, criando muitas vezes empresas subsidiárias que façam este tipo de operação. Os tripulantes do transporte aéreo regional estão, tal como os outros tripulantes de outro tipo de operação, sujeitos a limitações de serviço e de tempos de voo estipulados pela regulamentação em vigor e, em alguns casos, por critérios mais exigentes definidos pelas companhias aéreas. No entanto, aqueles que apenas estão sujeitos aos limites legais deparam-se com a falta de diferenciação entre tipos de operação, estando dependentes de regulamentação que não contempla o desgaste inerente a uma operação com características próprias e que exige dos pilotos maiores níveis de concentração e que lhes induz maior stress. A presente dissertação procura aferir se a legislação em vigor é suficiente para proporcionar não só os tempos de descanso necessários para os tripulantes que desenvolvem este tipo de operação, mas também se as limitações de tempo e serviço de voo são as mais adequadas para o desenvolvimento desta operação tendo em vista a qualidade do desempenho dos pilotos, a redução da sua fadiga e no âmbito geral a manutenção da segurança de voo.
- Impacto do confinamento no consumo de serviços de streaming de vídeoPublication . Siqueira, Luiza Galvão; Leal, Maria do CarmoAtualmente, com o avanço tecnológico, principalmente da internet, está sendo atualizada a forma de consumir o entretenimento de conteúdo audivisual. As empresas estão sendo pressionadas à adaptarem o seu modelo de negócio para um cenário mais dinâmico, personalizado e flexível que é o serviço de streaming de vídeos. Esse serviço, de acordo com os autores mencionados neste estudo, reproduz o conteúdo de filmes e séries através da internet com transmissão online que não requer o armazenamento de informações, não ocupando assim, espaço no dispositivo do consumidor. Além da praticidade, essa alternativa no consumo de conteúdos audiovisuais de streaming de vídeos permite que o consumidor tenha flexibilidade tanto na escollha dos conteúdos quanto no momento em que irá acessá-los e no dispositivo que lhe for mais acessível. O aumento da dimensão do serviço de streaming de vídeo no segmento audiovisual identificado ao longo do estudo, junto com a forte concorrência gerada pela variedade de players no mercado e o período vivido de pandemia e confinamento gerado pela doença Covid-19, tornou-se necessária a investigação do estudo assim como foi realizado para segmentos mais tradicionais do campo do entretenimento. Para suportar o estudo foi realizada uma revisão da literatura disponível dos estudos relacionados publicados ao longo dos anos e suas principais contribuições. Dessa maneira, o presente estudo pretende responder a seguinte pergunta de investigação: qual o impacto causado pelo confinamento derivado da pandemia do Covid-19 no consumo de serviços de streaming de vídeo e na consequente utilização deste serviços? Foram definidos os seguintes objetivos específicos para o estudo: medir a percepção de enjoyment dos consumidores nas plataformas streaming de vídeo no período da pandemia do Covid-19. A metodologia usada é de natureza quantitativa, aplicada, transversal, explicativa, de campo com realização por meio de survey. Os resultados sugerem que apesar de alto nível de enjoyment atribuído ao consumo de streaming de vídeo e o aumento do próprio consumo, a baixa correlação entre as varáveis, não permitiu a confirmação da relação com as reações cognitivas, afetivas e comportamentais, não sendo possível assim, confirmar as questões de investigação do presente estudo.
- Validação de um instrumento multiprofissional para rastreio do risco de broncoaspiração em ambiente hospitalarPublication . Sartori, Ana Paula; Coltro, Paulo; Boumer, Tatiane; Zanata, Isabel; Sampaio Santos, RosaneObjetivo: Desenvolver e validar em conteúdo um instrumento multiprofissional para rastreio do risco de broncoaspiração. Método: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo de validação de conteúdo que seguiu as seguintes etapas: elaboração de um instrumento de rastreio do risco de broncoaspiração com base em uma revisão bibliográfica e validação desse instrumento de acordo com concordância e relavância entre juízes. Para esta fase, 6 profissionais especialistas na area foram convidados (1 médico, 1 fisioterapeuta, 1 fonoaudiólogo, e 3 enfermeiros) a avaliar o instrumento e informar concordância baseadas em um questionário do tipo Likert. Para análise de concordância entre os juízes foi utilizado o Indice de Validade de Conteúdo para cada item (IVC-I) e total (IVC-T). Resultados: O instrumento foi composto por 10 itens: idade (≥60 anos); doença pregressa; Escala de Glasgow <13; intubação orotraqueal; tempo de intubação orotraqueal (≥24h); traqueostomia; sensação de dispneia, higiêne oral inadequada; via alternativa de alimentação e tosse/engasgo. Há concordância entre juízes com relação a cada item (IVC-I 1,0) e também na totalidade (IVC-T 1,0) do instrumento. Conclusão: O instrumento multiprofissional para rastreio do risco de broncoaspiração em ambiente hospitalar foi desenvolvido e apresenta validade de conteúdo, assegurado por uma equipe de profissionais experientes na área.