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- Cuidados especializados em enfermagem à pessoa em situação perioperatória: boas práticas de instrumentação na prevenção da infeção do local cirúrgico de ortopedia com uso de implantesPublication . Silva, Daniela Frederica de Almeida; Alves, MárciaA realização deste relatório surge no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica com área de especialização de Enfermagem à de Pessoa em Situação Perioperatória, da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Tem como objetivo traduzir o percurso efetuado na aquisição de competências inerentes ao grau de Enfermeiro Especialista e de Mestre, refletindo uma apreciação global sobre as experiências vividas durante os períodos de ensino clínico, desenvolvendo e aprofundando conhecimentos e habilidades. Considerando o risco de infeção e procedimentos cirúrgicos, o relatório salienta a aquisição de competências envolvendo a pessoa/família que experienciam um processo cirúrgico/anestésico que permitem assegurar a prestação de cuidados, considerando a especificidade das necessidades de saúde da pessoa e família, de uma forma segura e individualizada, bem como considerando o elevado risco associado aos cuidados perioperatórios decorrentes da vulnerabilidade da pessoa, procedimentos e complexidade do ambiente, contribuindo assim para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados. A Enfermagem perioperatória é uma área focada na segurança da pessoa, particularmente no que concerne à prevenção e controlo de infeção. As infeções do local cirúrgico (ILCs), são as infeções mais comuns e dispendiosas pertencentes ao extenso leque de infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS). Embora na última década, as taxas tenham vindo a diminuir significativamente (44,2%), a segurança da pessoa ainda se mantém comprometida, particularmente no que concerne à prevenção e controlo de infeção. Para proporcionar uma experiência segura aos clientes, os enfermeiros perioperatórios aplicam boas práticas baseadas na evidência para a prevenção da ILC. (Bashaw & Keister, 2019). A metodologia usada teve por base um método descritivo, reflexivo e analítico sustentado por autores que se baseiam na evidência científica. Decorrente disto, o enfermeiro especialista perioperatório necessita mobilizar e atuar de forma a garantir a segurança da pessoa, dos profissionais e do ambiente.
- Um cuidar especializado em enfermagem : doente oncológico enquanto doente críticoPublication . Paiva, Rita Ribeiro; Alves, MárciaRealizado no âmbito do 1º curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica do consórcio entre a Escola Superior de Saúde de Santa Maria e a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, o presente relatório pretende descrever de forma crítica e reflexiva, o processo de aquisição de competências comuns e de competências específicas do Enfermeiro Especialista, bem como o desenvolvimento das competências inerentes ao grau de Mestre em Enfermagem. Estas competências foram desenvolvidas no decorrer das unidades curriculares teórico e teórico-práticas e na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, tendo esta última, representado uma parte significativa de todo o percurso. Os Ensinos Clínicos, iniciados em contextos direcionados à prestação de cuidados à pessoa em situação crítica em unidades polivalentes, como o serviço de urgência e a unidade de cuidados intensivos, foram, posteriormente, focalizados na prestação de cuidados à pessoa portadora de doença oncológica em descompensação do seu estado clínico, num serviço de atendimento não programado e num serviço de medicina intensiva monovalente. Embora a doença oncológica seja cada vez mais considerada como uma doença crónica, a agressividade do tratamento oncológico e os efeitos iatrogénicos associados às modalidades terapêuticas administradas, concomitantemente com a sobrevivência global e respetivas comorbilidades, levam a que o doente oncológico esteja suscetível a períodos de agudização, com necessidade de cuidados emergentes e vigilância e monitorização contínua. A escolha desta área de intervenção e desenvolvimento de conhecimento, prende-se, para além do interesse pessoal, com a vontade de aperfeiçoamento profissional na área em que exerço a minha práxis.
- 3D Printing with Blockchain Released Certificates in the Aviation IndustryPublication . Romano, Mariana; Santos, LuísImpressão 3D e DLTs (Distributed Ledger Technologies) como a blockchain são tecnologias que estão a ganhar cada vez mais importância nas mais diversas áreas e indústrias. Na aviação ambas estão já a ser utilizadas, embora separadamente. Esta dissertação tem como objetivo perceber de que modo as duas tecnologias se podem associar para permitir aos fabricantes a produção e certificação de componentes, analisando para tal todos os requisitos existentes. Ao imprimir componentes e fornecer os certificados através de blockchain, o tempo e os recursos dos fabricantes serão rentabilizados, dado que podem produzir diretamente os materiais, reduzindo a sua dependência de terceiros. Consequentemente, o tempo que as aeronaves ficam inoperacionais por estarem à espera de que um componente seja substituído é minimizado e todo o processo será mais rápido e seguro. No setor aeronáutico, o processo de aquisição de componentes passa por contactar o fornecedor - que geralmente é o fabricante da aeronave ou do próprio componente -, proceder ao pagamento e aguardar o envio e receção do mesmo. Para além disso, e tão importante quanto a chegada do componente, é a documentação que o acompanha, nomeadamente um certificado (por exemplo EASA Form 1, FAA Form 8130-3) em papel, assinado por uma entidade e pessoa que certificam o componente como aeronavegável. Sem este certificado, o componente não pode ser instalado numa aeronave. O principal objetivo desta dissertação é mostrar a viabilidade da utilização da impressão 3D no setor aeronáutico, nomeadamente no que diz respeito à impressão de peças simples para o interior da cabine (que sendo uma estrutura secundária, não tem impacto tão relevante na segurança). O desenvolvimento destas peças deve, no entanto, ser também alvo de certificação, garantindo ao instalador a aeronavegabilidade do componente impresso e dando-lhe garantias, através desse mesmo certificado e de uma DLT, de que o componente pode efetivamente ser instalado. Por forma a estudar a viabilidade do projeto e responder ao propósito da investigação foram levantadas as seguintes questões: • Pode a blockchain ser usada para a emissão de certificados aeronáuticos? Se sim, que limitações e vantagens tem? • Podem as entidades que não detenham o Type Certificate de determinado produto emiti-lo com a autorização da organização que detém o Type Certificate? De modo a responder às questões de investigação foram definidos os seguintes objetivos de estudo: Definir blockchain e impressão 3D e avaliar a sua utilidade para os processos logísticos da indústria aeronáutica; Identificar o estado-da-arte das duas tecnologias na indústria; Analisar a regulamentação europeia acerca da produção e substituição de materiais e o uso de blockchain e impressão 3D na aviação; Analisar de que modo a blockchain associada à impressão 3D pode ser aplicada no setor aeronáutico. Para a concretização do estudo, tendo como base os pressupostos acima descritos, adotou-se um método dedutivo e uma análise extensiva que visa, através dos resultados, extrapolar para conclusões maiores. Desenvolveu-se um estudo qualitativo com base em análise e confronto documental, regulamentar e técnico dos dados e factos, partindo de uma posição geral em direção a objetivos mais específicos. Esta dissertação propõe uma solução inovadora, capaz de revolucionar a indústria aeronáutica. Os conceitos abordados não são novos por si só; contudo quando aplicados em conjunto podem potencializar a eficiência e segurança do processo logístico no setor. A tecnologia blockchain permite a criação de um registo imutável e descentralizado das transações realizadas, garantindo a confiabilidade das informações envolvidas no processo de emissão de certificados. Além disso, pode também aumentar a transparência e a rastreabilidade de todo o processo, desde a fabricação da peça por impressão 3D até à sua instalação na aeronave. Ao imprimir peças de cabine e certificá-las através da tecnologia blockchain, o custo de armazenamento das peças irá desaparecer, uma vez que a necessidade de ter as partes em stock será atenuada ao imprimirem as próprias peças segundo este método. Deste modo, a supply chain será modificada, criando-se um fluxo entre o fabricante e o cliente, com base nas necessidades do mesmo e recorrendo à estrutura em blockchain. De modo a demonstrar a viabilidade do projeto, um caso geral será apresentado, seguido de dois casos de estudo aplicados a duas companhias aéreas de países e dimensões diferentes, tendo sido estimados os ganhos e custos do projeto em função da quantidade de peças impressas. As principais conclusões extrapoladas demonstraram que o projeto de impressão 3D em blockchain se torna mais rentável em companhias de maiores dimensões, uma vez que são as que experienciam, anualmente, um maior número de assentos inoperacionais devido a peças de cabine danificadas. Um maior número de lugares afetados indica também uma maior necessidade de peças a imprimir e, por sua vez, um retorno do investimento mais rápido quando comparado a uma companhia onde não ocorrem essas situações com tanta frequência. Nos casos de estudo apresentados a atenção centrou-se na mesa de refeição; contudo, no futuro, seria importante considerar a inclusão de outros componentes de cabine com características semelhantes, tais como apoios de braços ou persianas, que pudessem também ser impressos em 3D e certificados através da blockchain. O alargamento do âmbito de aplicação a estes componentes poderia facilitar o processo de substituição de peças danificadas da cabine, tornando-o mais rápido, mais simples e mais económico. Como investigação futura será importante realizar uma prova de conceito do projeto, colocando-o em prática num caso real de uma companhia aérea. Tal será fundamental para perceber se o impacto desta inovação vai ao encontro do expectado, e se existem outros fatores importantes que se devem ter em conta. Não sendo o objetivo deste projeto a análise da regulamentação europeia emitida pela EASA (European Union Aviation Safety Agency), compreende-se a importância de envolver uma Part 21 J e G, que, acompanhados por essa agência, melhor poderão definir o caminho da regulamentação dos componentes impressos pelos métodos aqui propostos.
