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- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Silva, Filipa Alexandra Pereira e; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV apresenta uma análise e reflexão sobre a importância da intervenção da supervisão pedagógica e engloba a informação mais significativa obtida ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2018 e terminado em julho de 2020. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos, apresentados através de uma contextualização e enriquecidos com uma fundamentação teórica com referências a diversos autores. No primeiro capítulo encontram-se descritos dez relatos de estágio da Prática Pedagógica que considero relevantes para uma melhor aprendizagem enquanto futura docente. Estes relatos estão distribuídos igualmente pelas duas valências, e são apresentadas todas as faixas etárias das mesmas. Nestes relatos são vivenciadas atividades/aulas de educadoras/professoras, de colegas de estágio e da minha autoria. O segundo capítulo engloba oito planificações de momentos realizados por mim em ambas as valências. Após a observação de cada planificação, descrevo como planifiquei a atividade/aula, os recursos e estratégias utilizados, fundamentando através de autores. O capítulo três reúne quatro dispositivos de avaliação, aplicados e divididos de igual forma pelas duas valências. Cada atividade é avaliada através de vários parâmetros e critérios de avaliação e posteriormente será realizada uma análise através dos resultados dos gráficos. O quarto, e último capítulo, é dedicado a um projeto intitulado de Astroescola e tem como objetivo principal incluir a astronomia no quotidiano das crianças, para além dos conteúdos abordados na Disciplina de Estudo do Meio, incutindo o pensamento crítico e científico. Por fim, o relatório termina com uma reflexão final sobre o meu percurso académico, referindo a variedade de experiências pedagógicas assistidas e praticadas, bem como a sua importância para a formação profissional e pessoal.
- Estratégias de captação para dinamização dos serviços de restauração na hotelariaPublication . Nogueira, Beatriz da Costa; Peres, Rita; Costa, Carlos FerreiraAutores como Gomezelj (2016), Martin-Rios e Pasamar (2018), Suoto (2015) e Tajeddini, Altinay e Ratten (2017) acreditam que o setor hoteleiro pode ser visto como dos mais competitivos e, consequentemente, exige que os profissionais desta indústria tenham mentes criativas e inovadoras (Hon & Lui, 2016). Talvez seja por isso que esta, estando dentro do setor dos serviços, utilize como estratégia a oferta de mais serviços do que o cliente está habituado ou à espera, que é o de puder pernoitar ou ficar alojado. Um desses serviços é dos alimentos e bebidas, denominado de departamento de food and beverage (f&b), que ao longo dos anos tem sofrido variadíssimas alterações, fortalecendo a sua posição, cada vez mais, dentro das unidades hoteleiras. Ao mesmo tempo, a sociedade também tem evoluído, tanto ao nível do seu conhecimento e puder de escolha, como através dos desenvolvimentos ligados à tecnologia. O cliente apresenta-se mais exigente e com expectativas muitos elevadas, deixando de procurar o serviço e desejar vivenciar uma experiência. Segundo Fawaz (2015), o tipo de procura evoluiu, caracterizando -se pelo desejo de vivenciar experiências únicas, repletas de originalidade, design, autenticidade e partilha cultural. Na possibilidade de gerir um negócio hoteleiro com sucesso, é necessário ter presente os concorrentes e o público-alvo a atingir. Logo, para puder oferecer serviços de f&b, dentro de um hotel, é importante contabilizar esses fatores, sendo que este se pode, facilmente, tornar num meio para os hotéis captarem diferentes tipos de clientes e trazer o reconhecimento, contribuindo, assim, para um melhor posicionamento da unidade hoteleira em que está inserido. A presente dissertação tem como finalidade estudar sobre o consumo dentro dos restaurantes dos hotéis de cinco estrelas, situados na cidade do Porto, averiguando se ao desenvolverem e implementarem estratégias de captação de clientes, estas vão ser eficazes para a dinamização dos seus serviços de restauração. Assim, posteriormente a uma revisão de literatura sobre conceitos como a restauração na hotelaria, o marketing hoteleiro, o marketing no setor de f&b e ainda, estratégias de IV captação, foi realizado um estudo, através de várias entrevistas a diretores e responsáveis pelo departamento de f&b nos hotéis, de forma a investigar fatores relacionados com o consumo nos restaurantes pertencentes a unidades hoteleiras, estratégias a utilizar no setor e se estas captam clientes, e por fim, o impacto que o departamento de f&b tem para um hotel. Nesta investigação, foi possível provar que, cada vez mais, o setor de f&b tem um papel importante dentro dos hotéis, e uma emergência em que este funcione como uma fonte de rendimento e uma mais-valia para a unidade hoteleira em que está inserido e não como um setor complementar. É possível fazer com que o consumo de uma refeição dentro de um restaurante de hotel se torne algo mais usual, através de algumas estratégias que para além de dinamizarem o serviço de restauração dentro dos hotéis, capta vários tipos de clientes, fazendo com que o preconceito ainda existente, desvaneça mais rapidamente.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Patrício, Ana Rita Cordeiro; Silveira-Botelho, Ana Teresa daO presente Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo a apresentação de experiências e aprendizagens vividas ao longo de todo o Mestrado no âmbito do Estágio Profissional I, II, III e IV, que foi realizado em três escolas diferentes da região de lisboa. Este estágio incidiu na observação e vivência de atividades na educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que ao longo de todo o mestrado nos foi dada a oportunidade de contactar com crianças, de todas as faixas etárias destes dois ciclos de ensino, o que se demonstrou bastante enriquecedor. Utilizei uma metodologia qualitativa na observação e tratamento de dados e consequente construção deste Relatório de Estágio Profissional. Segundo o Regulamento da Prática de Ensino Supervisionada, com o estágio “promove-se a articulação entre a prática e a teoria através da construção de suportes e materiais diversificados; da caracterização e análise dos contextos multidisciplinares, mobilizando saberes específicos e o desenvolvimento de atitudes de cooperação, respeito pelo outro, numa perspetiva de trabalho cooperativo. Todos os momentos de Prática Profissional Supervisionada que me foram proporcionados ao longo de todo o mestrado foram de enorme importância e enriquecimento para a minha vida enquanto futura profissional.
- Headshaking equinoPublication . da Costa, Adriana do Carmo Oliveira Ferreira; Carolino, Renato Nuno PimentelDefine-se como Headshaking, um conjunto de movimentos espontâneos e repetitivos, tanto horizontais como verticais, da cabeça e pescoço do equino em causa. São várias as possíveis etiologias desencadeantes de Headshaking sendo, três delas descritas nesta dissertação: Osteoartrite da Articulação Temporo-hióide, Doença Degenerativa da Articulação Temporomandibular e Headshaking mediado pelo Nervo Trigémeo. Em cada uma destas são abordadas as principais provas diagnósticas e possíveis técnicas terapêuticas a aplicar. Encontram-se também mencionados, independentemente da etiologia em causa, vários sistemas de classificação do grau de severidade de Headshaking, sendo este método de classificação apresentado sob a forma de tabelas. No caso de Headshaking mediado pelo Nervo Trigémeo, para além da descrição das possíveis formas de diagnóstico e terapêutica a aplicar, desde a possibilidade de utilização de dexametasona pulsátil, uso de magnésio e avaliação das suas vantagens e, por fim, a estimulação elétrica nervosa percutânea, são ainda abordados estudos experimentais e a sua possível relação com a sintomatologia de Headshaking, desde o uso de uma vacina GnRH como forma de atenuar a sintomatologia em causa, ou a possibilidade de uma infeção latente por herpesvirus-1 ser a origem de Headshaking mediado pelo Nervo Trigémeo. Já as duas restantes patologias são abordadas maioritariamente numa vertente de “case report”. No entanto, é de igual importância o seu desenvolvimento, para que possam ser considerados como possível diagnóstico diferencial no caso de um equino com sintomatologia de Headshaking.
- Perceção dos pais sobre a fala e seu impacto na qualidade de vida dos seus filhosPublication . Melo, Marta; Guimarães, Isabel
- Mais Saber para em Consciência Escolher – Projeto de Intervenção Comunitária em Utentes de Centros Seniores num concelho da região do AlgarvePublication . Bragança, Helena; Canhestro, AnaVive-se atualmente durante mais anos, mas com menos qualidade de vida. A adoção de estilos de vida promotores de saúde, previne doenças crónicas não transmissíveis, traduzindo-se em ganhos incalculáveis para a saúde. Objetivo: Capacitar para a promoção da alimentação saudável, da saúde oral e da atividade física dos utentes de Centros Seniores de um concelho da região do Algarve. Método: Com base na Metodologia do Planeamento em Saúde, foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária, dirigido aos utentes dos Centros Seniores. Foram aplicados questionários aos utentes e realizadas atividades lúdicas e sessões de educação para a saúde. Resultados: Verificou-se défice de conhecimentos sobre nutrição, sobre saúde oral e défice na prática de atividade física. A avaliação comprova que após realização de atividades lúdicas e de sessões de educação para a saúde foi possível contribuir para a capacitação e promoção da alimentação saudável, da saúde oral e da atividade física. Conclusão: Intervir na população sénior utilizando atividades lúdicas e sessões de educação para a saúde, permite promover de forma eficaz a alimentação saudável, a saúde oral e a prática de atividade física
- Brincar Heurístico e o Cesto dos Tesouros - A Abordagem à Brincadeira Espontânea em Contextos de CrechePublication . Vieira, Mafalda; Almeida, AnaO presente estudo apresenta o Brincar Heurístico (BH) e o Cesto dos Tesouros (CT) como uma aproximação à importância do brincar espontâneo em contexto de creche. A investigação teve como finalidade primária responder às seguintes questões: • Em que consiste e como pode ser aplicado o método Brincar Heurístico? • De que forma o Brincar Heurístico influencia o desenvolvimento das crianças nos seus primeiros anos de vida? • Quais as apreciações dos educadores de infância acerca do método Brincar Heurístico? Perante estas questões, definimos três objetivos para o presente estudo: • Conhecer o Brincar Heurístico em contexto de creche; • Perceber como o Brincar Heurístico influencia o desenvolvimento infantil; • Compreender como os profissionais de educação vêm o Brincar Heurístico. Neste trabalho é apresentado o conceito do Brincar Heurístico, e de como este tem um papel promotor no desenvolvimento infantil. É fundamentado a nível teórico, mencionando as teorias de referência nesta área e a sua importância no âmbito da educação. Trata-se de uma investigação de carácter qualitativo, orientando-se por observações naturalistas a crianças entre os oito meses e três anos de idade e à formulação de um modelo compreensivo das conceptualizações (crenças e teorias implícitas) de um grupo de educadoras acerca desta temática. Através deste estudo, apurámos que o BH é um método relevante para o desenvolvimento psicossocial, cognitivo e motor da criança, podendo assim, contribuir para uma aprendizagem lúdica e prazerosa.
- As Histórias como promotoras de aprendizagens em diferentes áreas e domínios da Educação Pré-EscolarPublication . Almeida Freire, Rita; Rosa, Celeste
- A motivação para as aulas de educação física:Publication . Botelho, Tiago; Rebolo, Amália; Rodrigues, PaulaO presente documento constitui um relatório detalhado de atividade profissional, surgindo como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física. Nele serão analisadas crítica e detalhadamente as quatros áreas que compõem o estágio pedagógico: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. Nesta última área o presente estudo foca-se sobre a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. O objetivo do estudo foi avaliar a motivação para as aulas de Educação Física no 2º e 3º ciclo e em função do sexo. A amostra foi constituída por 389 estudantes entre os 9 e os 17 anos de idade (x=12.27±1.48) de ambos os sexos (197 rapazes e 192 raparigas), a frequentarem o 2º ciclo (183 alunos) e o 3º ciclo (206 alunos) de escolaridade. Para a recolha de dados foi utilizado o questionário PLOCQ (Perceived Locus of Causality Questionnaire, Lonsdale et al. 2011) traduzido e adaptado para o contexto português por Teixeira et al. (2018). Os resultados demonstraram que os alunos são motivados e as regulações motivacionais que possuem maior influência na prática das aulas de Educação Física são a motivação extrínseca identificada e a motivação intrínseca. Existiram diferenças significativas entre os sexos e no 2º ciclo na motivação extrínseca introjetada. Em relação aos ciclos de ensino, o 2º ciclo apresentou resultados com diferenças significativas na motivação extrínseca identificada e motivação intrínseca e o 3º ciclo diferenças significativas na dimensão amotivação. Ou seja, o 2º ciclo demonstrou um perfil mais autodeterminado, dão mais importância e valorizam mais as aulas de Educação Física que o 3º ciclo. Os resultados facilitam a compreensão do processo motivacional e proporcionam ao professor uma ferramenta especializada para ajudá-lo a entender melhor o comportamento dos alunos na aula.
- Avaliação da eficácia de reutilização de CIDR Ovis® em ovinos de leitePublication . Camões, Vítor Manuel Cortez; Duarte, Sofia Alexandra Giestas CancelaO CIDR (do Inglês Controlled Internal Drug Releasing) é um dispositivo intravaginal impregnado de progesterona natural, utilizado para sincronização e manipulação do estro e ovulação em pequenos ruminantes. O presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia da reutilização de CIDR ovis®0,35g (ZoetisÒPortugal), num protocolo combinado de d-cloprostenol e eCG (gonadotrofina coriónica equina), com duração de 11 dias em ovinos de raça Lacaune, provenientes da mesma exploração e com média de dias em leite semelhantes. Para tal, a amostra foi dividida em três grupos de estudo: CIDR1 (n=20 animais), com utilização de CIDR em aplicação de novo; CIDR2 (n=20 animais) com uso de CIDR em “reutilização imediata”, e CIDR3 (n=17 animais) com uso de CIDR em “reutilização tardia”. Nos 3 grupos em análise, foi avaliada a variação da concentração sérica de progesterona (P4), em amostras de sangue recolhidas aos dias 0, 5 e 11 pós-aplicação do CIDR. Posteriormente, todas as ovelhas foram colocadas à cobrição natural, num lote comum e num rácio macho:fêmea de 1:7. Foi registada a taxa de retenção do CIDR, os dados reprodutivos (taxa de submissão, taxa de conceção e prolificidade) e a tipologia de parto (eutócico ou distócico) nos três grupos. A concentração sérica de P4 em todos os grupos foi superior a 1 ng/ml nos três momentos de medição. A taxa de retenção do dispositivo ao longo dos 11 dias de protocolo revelou-se superior nos grupos CIDR3 e CIDR2, e menor em CIDR1. As taxas de conceção obtidas no primeiro e segundo momento de diagnóstico ultrassonográfico não diferiram. A taxa de partos foi semelhante à taxa de conceção. Relativamente à tipologia de parto, o grupo que apresentou um maior número de partos distócicos foi CIDR2, enquanto que CIDR1 foi o grupo que apresentou maior número de partos eutócicos. A análise da prolificidade revelou que CIDR3 foi o grupo que apresentou um maior número médio total de crias, nados vivos e nados mortos por parto. Apesar destas diferenças verificadas, quando analisado estatisticamente o efeito da reutilização nos diferentes fatores avaliados, não se evidenciaram diferenças estatisticamente significativas (p>0,05). Desta forma, a sincronização éstrica com CIDR ovisÒ 0,35g em protocolos de 11 dias, sob a forma imediata ou tardia, pode ser executada com eficácia semelhante. A reutilização destes dispositivos contribui para a maximização da rentabilidade, eficácia e eficiência reprodutiva no quotidiano das explorações. A reutilização integra-se ainda na aplicação prática da abordagem One Health.