Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.04 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente documento constitui um relatório detalhado de atividade profissional, surgindo como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física. Nele serão analisadas crítica e detalhadamente as quatros áreas que compõem o estágio pedagógico: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. Nesta última área o presente estudo foca-se sobre a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. O objetivo do estudo foi avaliar a motivação para as aulas de Educação Física no 2º e 3º ciclo e em função do sexo. A amostra foi constituída por 389 estudantes entre os 9 e os 17 anos de idade (x=12.27±1.48) de ambos os sexos (197 rapazes e 192 raparigas), a frequentarem o 2º ciclo (183 alunos) e o 3º ciclo (206 alunos) de escolaridade. Para a recolha de dados foi utilizado o questionário PLOCQ (Perceived Locus of Causality Questionnaire, Lonsdale et al. 2011) traduzido e adaptado para o contexto português por Teixeira et al. (2018). Os resultados demonstraram que os alunos são motivados e as regulações motivacionais que possuem maior influência na prática das aulas de Educação Física são a motivação extrínseca identificada e a motivação intrínseca. Existiram diferenças significativas entre os sexos e no 2º ciclo na motivação extrínseca introjetada. Em relação aos ciclos de ensino, o 2º ciclo apresentou resultados com diferenças significativas na motivação extrínseca identificada e motivação intrínseca e o 3º ciclo diferenças significativas na dimensão amotivação. Ou seja, o 2º ciclo demonstrou um perfil mais autodeterminado, dão mais importância e valorizam mais as aulas de Educação Física que o 3º ciclo. Os resultados facilitam a compreensão do processo motivacional e proporcionam ao professor uma ferramenta especializada para ajudá-lo a entender melhor o comportamento dos alunos na aula.
Description
Keywords
Educação física TAD Motivação Sexo Idade