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A motivação para as aulas de educação física:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRebolo, Amália
dc.contributor.advisorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorBotelho, Tiago
dc.date.accessioned2021-06-16T14:46:23Z
dc.date.available2021-06-16T14:46:23Z
dc.date.issued2020-07-22
dc.description.abstractO presente documento constitui um relatório detalhado de atividade profissional, surgindo como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física. Nele serão analisadas crítica e detalhadamente as quatros áreas que compõem o estágio pedagógico: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. Nesta última área o presente estudo foca-se sobre a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. O objetivo do estudo foi avaliar a motivação para as aulas de Educação Física no 2º e 3º ciclo e em função do sexo. A amostra foi constituída por 389 estudantes entre os 9 e os 17 anos de idade (x=12.27±1.48) de ambos os sexos (197 rapazes e 192 raparigas), a frequentarem o 2º ciclo (183 alunos) e o 3º ciclo (206 alunos) de escolaridade. Para a recolha de dados foi utilizado o questionário PLOCQ (Perceived Locus of Causality Questionnaire, Lonsdale et al. 2011) traduzido e adaptado para o contexto português por Teixeira et al. (2018). Os resultados demonstraram que os alunos são motivados e as regulações motivacionais que possuem maior influência na prática das aulas de Educação Física são a motivação extrínseca identificada e a motivação intrínseca. Existiram diferenças significativas entre os sexos e no 2º ciclo na motivação extrínseca introjetada. Em relação aos ciclos de ensino, o 2º ciclo apresentou resultados com diferenças significativas na motivação extrínseca identificada e motivação intrínseca e o 3º ciclo diferenças significativas na dimensão amotivação. Ou seja, o 2º ciclo demonstrou um perfil mais autodeterminado, dão mais importância e valorizam mais as aulas de Educação Física que o 3º ciclo. Os resultados facilitam a compreensão do processo motivacional e proporcionam ao professor uma ferramenta especializada para ajudá-lo a entender melhor o comportamento dos alunos na aula.pt_PT
dc.identifier.tid202680053pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36789
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectTADpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectSexopt_PT
dc.subjectIdadept_PT
dc.titleA motivação para as aulas de educação física:pt_PT
dc.title.alternativeestudo comparativo da motivação em alunos do 2º e 3º ciclo e em função do sexopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

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