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A motivação para as aulas de educação física:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rebolo, Amália | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Paula | |
dc.contributor.author | Botelho, Tiago | |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T14:46:23Z | |
dc.date.available | 2021-06-16T14:46:23Z | |
dc.date.issued | 2020-07-22 | |
dc.description.abstract | O presente documento constitui um relatório detalhado de atividade profissional, surgindo como parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física. Nele serão analisadas crítica e detalhadamente as quatros áreas que compõem o estágio pedagógico: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. Nesta última área o presente estudo foca-se sobre a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. O objetivo do estudo foi avaliar a motivação para as aulas de Educação Física no 2º e 3º ciclo e em função do sexo. A amostra foi constituída por 389 estudantes entre os 9 e os 17 anos de idade (x=12.27±1.48) de ambos os sexos (197 rapazes e 192 raparigas), a frequentarem o 2º ciclo (183 alunos) e o 3º ciclo (206 alunos) de escolaridade. Para a recolha de dados foi utilizado o questionário PLOCQ (Perceived Locus of Causality Questionnaire, Lonsdale et al. 2011) traduzido e adaptado para o contexto português por Teixeira et al. (2018). Os resultados demonstraram que os alunos são motivados e as regulações motivacionais que possuem maior influência na prática das aulas de Educação Física são a motivação extrínseca identificada e a motivação intrínseca. Existiram diferenças significativas entre os sexos e no 2º ciclo na motivação extrínseca introjetada. Em relação aos ciclos de ensino, o 2º ciclo apresentou resultados com diferenças significativas na motivação extrínseca identificada e motivação intrínseca e o 3º ciclo diferenças significativas na dimensão amotivação. Ou seja, o 2º ciclo demonstrou um perfil mais autodeterminado, dão mais importância e valorizam mais as aulas de Educação Física que o 3º ciclo. Os resultados facilitam a compreensão do processo motivacional e proporcionam ao professor uma ferramenta especializada para ajudá-lo a entender melhor o comportamento dos alunos na aula. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202680053 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36789 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | TAD | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Sexo | pt_PT |
dc.subject | Idade | pt_PT |
dc.title | A motivação para as aulas de educação física: | pt_PT |
dc.title.alternative | estudo comparativo da motivação em alunos do 2º e 3º ciclo e em função do sexo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
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