ISEC Lisboa - Mestrado em Operações de Transporte Aéreo
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- Céu único europeuPublication . Gomez, Jesús; Dores, Delfim; Duque, JoãoComo consequência da componente geopolítica do continente europeu, o sistema de gestão do tráfego aéreo (ATM) apresenta significativas ineficiências por causa da forte fragmentação deste sistema. Consequentemente, na atualidade existem e convivem um grande número de organizações nacionais e de sistemas tecnológicos de controlo de tráfego aéreo que não são competitivos, com um claro impacto no desempenho do Sistema e sobre os custos dos seus utilizadores (companhias aéreas). No fim dos anos 90, e como consequência dos alarmantes atrasos registados no Sistema ATM, a União Europeia lançou o programa do Ceu Único Europeu (SES – Single European Sky) por forma a iniciar o maior processo de reforma do Sistema ATM Europeu e resolver os problemas identificados. O presente estudo de Mestrado analisará em pormenor o atual Sistema ATM Europeu e as ineficiências que apresenta, o que permitirá identificar as hipóteses que permitam justificar o caminho a seguir para a construção do processo de reforma do Sistema ATM e do futuro cenário europeu no âmbito dos serviços de navegação aérea que, fundamentalmente, procurarão três grandes objetivos: a melhoria do desempenho, a implementação dos blocos funcionais de espaço aéreo (FAB’s) e o desenvolvimento de uma componente tecnológica associada (programa SESAR). De forma abstrata, é possível concluir que são incontestáveis as vantagens que o programa SES poderá trazer para a aviação civil europeia ao pretender aumentar a eficiência na gestão do tráfego aéreo e da prestação dos serviços de navegação aérea através da redução da fragmentação do espaço aéreo europeu, e da interoperabilidade dos sistemas técnicos a operar. Com a reforma do Sistema ATM europeu são inúmeros os desafios para os atuais prestadores de serviços de navegação aérea que vão ter que preparar um longo, critico e intenso processo de transição que passará por adotarem novos modelos de negócio baseados na cooperação e na criação de alianças estratégicas por forma a ganhar a flexibilidade necessária para a inovação e a otimização dos seus recursos e serviços.
- Critérios de regulamentação-base aplicável à operação das aeronaves não tripuladas (Drones) em espaço aéreo nacionalPublication . Matias, Gonçalo; Dores, Delfim; Santos, Pedro Piscos dosSe há poucos anos não era possível prever que a indústria das aeronaves não tripuladas (drones) pudesse registar um avanço tecnológico tão assinalável, menos previsível seria o crescimento que esta indústria comportaria no seio da aviação civil. É provável que aumente o número de drones em uso, bem como a variedade de finalidades da sua utilização – inclusive, que esta tecnologia venha a substituir as aeronaves tripuladas em muitas das operações comerciais. No entanto, para que tal seja possível, é necessário responder à pergunta "como irão os drones partilhar o espaço aéreo com dezenas de milhar de aeronaves tripuladas existentes, de forma segura e sustentável?". Nesta dissertação de tese de mestrado é proposto um conjunto de requisitos e limitações operacionais que encontram fundamento ora em regulamentação já existente, ora em propostas de regulamentação ainda em estudo. Ainda que os critérios que devem subjazer à regulamentação nacional que venha a ser definida tenham por base as melhores práticas desenvolvidas em diversos Estados, importa realçar que tais referenciais não estão harmonizados entre si – e que a mera análise dos pressupostos subjacentes à definição dos parâmetros de referência de cada uma das regulamentações exigiria uma investigação autónoma e exaustiva. A presente dissertação toma como válida a regulamentação dos diversos Estados, não cabendo no âmbito desta questionar a sua racionalidade ou legitimidade. A integração total da operação dos drones só será possível com a implementação de um sistema regulamentar baseado no risco da operação, proporcional e progressivo. É este o racional subjacente ao conceito de operação aplicável aos drones – pelo que se propõe um conjunto de regras, requisitos e limitações operacionais que permitem integrar parcialmente a operação de drones em espaço aéreo nacional, nomeadamente a operação que representa um risco inferior ao das aeronaves tripuladas, bem como a operação em linha de vista do operador. Finalmente, importa referir que ao longo desta dissertação foram identificadas diversas linhas de investigação que, apesar de estranhas ao âmbito da presente análise, devem ser merecedoras de uma investigação específica e autónoma.
- Transportadora Woo AirlinesPublication . Lopes, Alexandre; Rodrigues, AntónioO estudo da criação de uma companhia aérea na Austrália justifica-se pela perceção que o autor do trabalho manifesta relativamente à necessidade de ligar pequenas comunidades Australianas. Parece existir uma oportunidade de mercado consubstanciada no facto de que as companhias aéreas existentes privilegiarem o cliente “turista”, além de que, os australianos utilizam com muita frequência o transporte aéreo, visitando familiares e amigos e também nas deslocações em trabalho. É dada especial atenção aos destinos alvo, ao estudo de mercado para planeamento de rede e horários, aos aviões, à escolha da frota, às estruturas empresariais existentes, aos preços médios base com implicações na estrutura de custos e respetivo orçamento.
- A Utilização de Aviões de Médio Curso Em Rota TransatlânticasPublication . D'Oliveira, Rodrigo; Abrantes, JorgeA evolução do mercado de transporte aéreo comercial tem sido caraterizado pela inovação e constante desenvolvimento tecnológico. O aumento do alcance e da disponibilidade de carga dos aviões e a redução no consumo de combustível, emissão de ruído e de gases poluentes, são alguns dos sucessos que a procura incessante do homem em ultrapassar os limites do conhecimento aeronáutico permitiu alcançar. No mercado de transporte aéreo a pergunta não deve ser “é possível?”, mas sim, “quando será possível?”, uma vez que, conforme demonstra a história, é uma questão de tempo até que o dito “impossível” seja superado. Aquilo que não passava de uma ideia ou suposição é concretizado pela introdução de uma tecnologia pioneira, desenvolvimento de um novo modelo de aeronave e melhoria dos conceitos de operação. Nesta investigação analisam-se as inovações que possibilitaram chegar ao patamar tecnológico em que estamos, referindo as aeronaves que dominam o mercado e a forma como este as tem recebido e usado. Consciente das limitações inerentes, relacionadas com as múltiplas variáveis de operação, meteorologia, sazonalidade e, em especial, a escassez de informação técnica sobre o Airbus A321neoLR, que ainda não se encontra em operação, investigam-se os limites da capacidade, alcance e autonomia desta aeronave em operação de longo curso transatlântica. Comparam-se os modelos de aeronaves que operam rotas transatlânticas de longo curso e coloca-se a questão: chegou a hora de operar essas mesmas rotas, a partir de Lisboa, com modelos narrowbody que, até ao presente, por constrangimentos de autonomia e capacidade estavam limitadas um tipo de operação que não incluísse atravessar o Oceano Atlântico? Conclui-se no final que, sendo a operação transatlântica do A321neoLR viável a partir de Lisboa, está limitada em alcance a um número reduzido de destinos. O propósito desta conclusão pode ser melhorado se houver adequação dos fatores e variáveis que limitaram o desempenho da aeronave durante a investigação.
- Catchment Area dos Aeroportos Regionais - Análise do caso BrasileiroPublication . Ferreira, Divino; Brilha, NunoO ponto de partida para o presente trabalho foi a leitura de uma reportagem que trazia o anúncio da pretensão de serem construídos/adequados 800 aeroportos no Brasil. O principal objetivo do estudo foi analisar a problemática da Catchment Área dos aeroportos regionais, tendo como caso de estudo os aeroportos brasileiros. A revisão da literatura foi feita por meio de investigação em diversos artigos, publicações e trabalhos académicos que tratam do tema a ser enfrentado, abordando os temas mais relevantes para o estudo em questão, são eles as tipologias, atratividade, aeroportos regionais e catchment area. A catchment area é de vital importância para a área de influência do aeroporto, seja do ponto de vista geográfico ou do mercado, quais vão ser os critérios para avaliar essa área, se existe concorrência com outro aeroporto ou se é único, predominante na região. Foi ainda realizado um caso de estudo sobre o aeroporto de Fortaleza onde foram analisadas as características das instalações físicas, os recursos sócios produtivos, o ambiente político, econômico e geográfico do aeroporto na região de Fortaleza. O presente trabalho de estudo permite identificar algumas recomendações de planeamento e linhas de investigação futura, nomeadamente no que concerne ao escopo do estudo, critérios de investimento e aos índices utilizados em um futuro Programa de Infraestrutura Logística.
- Estratégia de Recuperação de Empresa Aérea - Uma análise do caso GOL Linhas AéreasPublication . Pepe, João; Quadros, RuiO setor aéreo assume papel estratégico na integração regional e mundial, bem como na geração de impactos econômicos no mundo contemporâneo. Porém, apesar do contexto favorável à sua expansão, o setor está sujeito às intempéries estruturais e de mercado. Esta dissertação objetivou analisar a estratégia de recuperação da empresa brasileira GOL Linhas Aéreas durante a crise enfrentada após 2012, com ápice em 2015. Tendo em vista que não foi encontrada publicação acadêmica sobre a questão específica da estratégia de recuperação da GOL, foi realizada pesquisa em páginas eletrônicas brasileiras especializadas em economia e no canal de relações com os investidores da empresa. Adicionalmente, procurou-se entrevistas do presidente da GOL em plataformas de compartilhamento de vídeos. O corpo gestor da companhia aérea elaborou um planejamento de recuperação que teve como propósito, além da contenção de gastos, o aumento da receita através de medidas que trouxeram atratividade ao segmento corporativo, acarretando maior satisfação de clientes, credores e investidores. Foram caracterizados quatro pontos principais na estratégia delineada: a contenção de custos, o uso da tecnologia para a otimização e criação de produtos e serviços, a padronização da configuração interna das aeronaves - favorecendo conforto e pontualidade - e a reestruturação da malha aérea em termos de localidades e horários. As mudanças permitiram o reposicionamento estratégico da empresa no setor aéreo, alterando o perfil de low cost para híbrido, com atrativos voltados também para o cliente corporativo. No contexto brasileiro, onde há antecedentes de crises e falências de grandes companhias aéreas, a sobrevivência exige ações preventivas e o constante monitoramento de possíveis crises.
- Blockchain Aplicada à Aviação: Uma Revisão Integrativa da LiteraturaPublication . Cesar, Denis; Brilha, NunoO sector da aviação acumula uma enorme quantidade de dados e os armazena em um repositório central, de cada fornecedor de instalações, como no caso das companhias aéreas. Se nos referirmos somente a uma operação de voo, são muitos dados relacionados a aeronaves, voos, passageiros, bagagem e logística, alimentação e toda a equipe de operações. Um único voo é um item perecível e não pode ser consumido novamente, portanto, o setor deve apostar em métodos de alto nível para proteger os dados e informações. Em vez disso, as companhias aéreas ainda estão trabalhando em repositórios centrais que funcionam nas lógicas do DBMS (Database Management Systems). O sector da Aviação precisa ser transparente e cauteloso sobre seus dados depois de observar o tipo de crescimento que estamos enfrentando na área de viagens. O blockchain pode ser uma solução transparente e segura com a informação se mantida a rede privada e fornecido o acesso ao público para verificar as informações sem alterá-las. Além disso, a criptomoeda pode ser extremamente útil para qualquer transação, como reserva de bilhetes, vendas a bordo e outras compras relacionadas das companhias aéreas. O blockchain pode ser construído para facilitar as operações de companhias aéreas e aeroportos e, por sua vez, resolverá vários problemas de gerenciamento de dados junto com a segurança. A presente dissertação mostrou através de uma revisão integrativa de literatura que o blockchain pode ser o pilar que apoiará todo o ecossistema das companhias aéreas e do relacionamento com os clientes, pois envolve tecnologia muito avançada para gerenciar e transacionar dados em vários níveis.
- Análise de Metodologias de Investigação em Acidentes e Incidentes AéreosPublication . Holosna, Maryna; Quadros, RuiA aviação é uma indústria altamente regulamentada e grande parte dessa regulamentação é baseada nos padrões globais. Todas as normas e procedimentos internacionais para notificação e investigação de ocorrências de segurança são descritas pela ICAO no Annex 13 - Investigação de acidentes e incidentes de aeronaves O único e principal objetivo de investigação de um acidente será a prevenção de acidentes e incidentes futuros. Não é o objetivo desta atividade atribuir culpa ou a responsabilidade. (ICAO, Annex 13) Processos que envolvem a investigação formal estão descritos no Annex 13 e é o método utilizado pela EuroAtlantic Airways, no entanto existe mais dois métodos disponíveis no software da companhia o REDA e o MEDA. O principal objetivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico, no que concerne os processos de investigação o MEDA, REDA e Annex 13. Nesta pesquisa é utilizado o estudo descritivo para melhor compreender a estrutura e funcionamento dos métodos de investigação, e determinar qual é o método mais utilizado pelos outros operadores. Dos diferentes tipos de acidentes e incidentes graves analisados nos casos selecionados das outras companhias e relacionados com manutenção e o pessoal de placa, conclui-se que, é utilizada a metodologia proposta pela ICAO o Annex 13. A euroAtlantic Airways devera continuar a usar como a investigação formal o Annex13.
- HELICOPTER PILOT ROSTERING ON/OFF SCHEDULE SCHEME IN ANGOLA OIL AND GAS OFFSHORE INDUSTRYPublication . Teixeira, Carlos; Quadros, RuiNa indústria de petróleo e gás, os trabalhadores são transportados principalmente por helicóptero de terra para/de alto mar. O trabalho varia de 45 a 90 minutos de tempo de voo para cada segmento de perna. Com uma atividade de rotina onde o período de carga de trabalho das tripulações de voo muitas vezes varia, até 12 horas de período de serviço e um máximo de 8 horas de voo. Durante os voos, os pilotos são expostos a diversas condições de trabalho que causam fadiga física e psicológica. Este estudo de pesquisa tem como objetivo avaliar a exposição de pilotos de helicóptero à vibração de corpo inteiro (VCI) e ao ruído sonoro como principal causa de fadiga e a idade como factor secundário. No sentido de cumprir com o objetivo do estudo de investigação, foi seleccionada, oportunisticamente, uma amostra dimensional de 50 pilotos, de uma população situada no país de Angola, sendo uma do sexo feminino e 49 do sexo masculino. É uma amostra não probabilística de conveniência composta por uma única empresa. A metodologia empregue foi uma questionario voluntário online. Realizado por meio de um estudo correlacional com delineamento transversal realizado online e foi compilado a partir de diversas questões relacionadas aos factores humanos. Em termos de resultados, o autor gostaria de enfatizar a exposição de outros efeitos externos que também teriam contribuído para o cansaço dos pilotos. No entanto, para este estudo, eles foram negligenciados. Os dados recolhidos foram utilizados para desenvolver a análise do melhor esquema de escala de serviço nos operadores aéreos de helicopteros de suporte à industria petroliferica de óleo e gas. Participantes forma pilotos de helicoperos, 97% eram do sexo masculino, 63% com idade inferior a 40 anos, 71% copilotos, 63% tinham licença de piloto comercial e 58% com menos de dez anos de experiência. Escala de rotação de serviço, quando combinados quase 75% consideraram o melhor esquema de rotação entre 21 a 28 dias de serviço (ON) / folga (off). Fadiga afetada o desempenho e alerta degradada relatado por mais de 56%. Acenando ocasionalmente durante o voo a cabeça em 34,8%, mas apenas 21,7% recusaram um voo devido à fadiga.
- THE INFLUENCE OF 3D-PRINTING IN AIRCRAFT MAINTENANCE AND IN THE SUPPLY CHAINPublication . Borges, Diogo; Morgado, JoséThis thesis aims to understand the impact three dimensional (3D) printing can have in aviation’s maintenance supply chain. Since optimizing every process related to fleet managing and safety compliance is the main goal of every aviation manager, 3D printing is a possible solution. Today’s methods and supply chain arrangement are outdated and should be changed in order to improve the product’s delivery. Every new technology has its upsides and downsides, as we will explore throughout this dissertation. The objective is to understand the benefits of 3D printed parts in the aviation’s maintenance workshop, and how it can affect the supply chain. This will be achieved through extensive research and by interviewing professionals from the aviation sector. Some of the results suggest that additive manufacturing will only represent an important part in maintenance in a distant future. Although it is possible to produce certified aircraft components nowadays, due to the fact aviation is a heavily regulated environment. Therefore, in the short term, 3D printing is only valuable for prototyping.