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- Arquitetura Popular em Portugal. Valores expressivos: o espaço-transiçãoPublication . CARDOSO, Alexandra; MAIA, Maria Helena; LEAL, Joana CunhaO Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa constitui um notável levantamento gráfico e fotográfico que por si só representa um marco importante para a história da arquitectura e um registo de um Portugal que nesse momento começava a desaparecer. No projecto de investigação que temos vindo a desenvolver desde 2010, o Inquérito é tomado simultaneamente como objecto de estudo e como pretexto para uma reflexão teórica sobre a expressividade arquitectónica a partir de vectores de análise – espessura e espaço-transição – identificados por Pedro Vieira de Almeida (2010) como parâmetros em surdina, por considerar que as suas potencialidades têm sido subestimadas tanto ao nível da análise crítica e no plano da prática concreta. Assim, propusemo-nos tentar identificar o real significado expressivo da categoria espaço-transição na estruturação de uma ideia de habitar, entendendo nós por espaço-transição, um espaço intercalar que se define como sendo um espaço simultaneamente interior e exterior que conjuga uma vertente expressiva com uma vertente social, tal tem vindo a ser definido por Vieira de Almeida desde o início dos anos 60. Para garantir a objectividade da leitura a que nos propomos, foi importante poder contar com um universo de trabalho ‘estabilizado’, como é caso do das arquitecturas a que concretamente se refere o Inquérito, pelo que centramos o nosso estudo em exemplos da chamada arquitectura vernacular, mais concretamente nas estruturas de habitação rural registadas neste levantamento. Este universo de escolha tem, do nosso ponto de vista, a vantagem acrescida de deter uma expressividade arquitectónica ‘espontânea, popular, genuína, no sentido de culturalmente cândida, não dominada por ideias eruditas’. Nesta comunicação pretende-se identificar e estabelecer um primeiro nível de leitura, sempre que possível comparativa e dentro de um quadro de referência, do espaço-transição detectado nos exemplos recolhidos e registados pelos arquitectos do Inquérito em cada uma das 6 zonas de estudo. Note-se que o próprio Inquérito, na análise feita pela equipa da zona 3, considera como elementos significativos de uma certa maneira de habitar, e “porventura os elementos primaciais da Arquitectura Beirã” as varandas alpendradas frequentemente envidraçadas. Num segundo nível de leitura importa compreender de que forma o espaço-transição é entendido e apropriado no modo de habitar: pela análise do significado que os espaços assumem dentro do fogo, assim como a sua articulação e hierarquização com as funções que lhes estão associadas. Efectivamente, numa leitura da habitação assente em duas vertentes complementares: a da privacidade e a da apropriação, o espaço-transição pode ser um instrumento de liberdade do utilizador na forma de habitar. Tendo o Inquérito como universo de estudo, deparamo-nos, porém, com a impossibilidade de o tomar como um todo, na medida em que parece não ter existido uma metodologia transversal ao trabalho seguido pelas seis equipas. Desde logo, numa primeira aproximação ao material gráfico, registado em mapas tipológicos por zona, ressalta de imediato a ausência de compatibilização da sinalética empregue zona a zona o que por si só impossibilita uma análise comparada dos resultados. Foi, portanto decisivo para este trabalho, tratar e trabalhar a documentação existente, através de um processo de sistematização da informação, por etapas, que resultou em mapas-resumo mais “limpos”, que permitem ler todo o território nacional de uma forma mais integrada. É o resultado deste trabalho, no que ao espaço-transição se refere, que esta comunicação procurará apresentar.
- Resposta a incidentes de segurança da informação: uma abordagem DOTMLPI-IPublication . Neves, Paulo Jorge Baptista das; Correia, Fernando Jorge RibeiroO conceito de ciberespaço resulta da interligação das redes de comunicações e de diferentes sistemas de informação à escala global. A abstração deste espaço de comunicações apresenta evidentes vantagens para a sociedade de informação em que vivemos. A sua utilização maciça por indivíduos e organizações fez com que ele se tornasse crítico para as empresas e para o próprio estado, pois a exploração das vulnerabilidades dos diferentes sistemas que o utilizam podem afetar as infraestruturas que prestam serviços críticos à sociedade. Para assegurar a qualidade da informação que nele circula é necessário que existam mecanismos de monitorização permanentes, com capacidade de prevenção e resposta aos incidentes que coloquem em causa a segurança da informação. Existem já vários modelos e normativos para a organização desta capacidade de resposta a incidentes de segurança da informação. Neste artigo iremos apresentar a metodologia utilizada pela OTAN para a edificação de capacidades operacionais, aplicando-a à identificação dos elementos críticos a considerar na edificação de uma capacidade de resposta a incidentes de segurança da informação no ciberespaço.
- As condicionantes relacionadas com o efeito do vento nas manobras de atracação e largada nos navios de grandes dimensões O Caso Prático do Porto de SinesPublication . Bagão, Margarida Russo de Oliveira; Frade, João Carlos Gomes; Castro, Miguel Vieira deAo longo da História da Marinha Mercante temos assistido a uma evolução gradual nas várias classes de navios existentes. Essa evolução, verifica-se ao nível da segurança, sistemas propulsores, porte bruto e restantes dimensões, o que tem originado um aumento considerável na dimensão dos navios. Para fazer face a toda esta evolução na indústria do transporte marítimo, os portos têm tido a necessidade de acompanhar essa evolução em todos os seus aspetos, na tentativa de oferecer as melhores infra-estruturas de modo a não perder competitividade, mantendo elevados os níveis de eficácia e eficiência. Este estudo surge no âmbito de se poderem comparar as manobras de entrada e saída de vários navios de grandes dimensões com diferentes condições de carga, bem como que meios devem ser utilizados no caso de condições meteorológicas adversas no Porto de Sines. O objetivo do estudo consiste em identificar as dificuldades provocadas pela intensidade e direção do vento nas manobras de aproximação, atracação e largada; identificar as zonas de maior risco para a segurança da manobra de aproximação sem o piloto a bordo, atracação e largada e caracterizar o efeito do vento nas manobras de atracação e largada no Porto de Sines. O presente estudo, divide-se em duas partes. Na primeira parte, no capítulo 1 procede-se a uma revisão histórica da evolução dos navios de grandes dimensões. O enquadramento teórico e conceptual do estudo e uma revisão bibliográfica são abordados nos capítulos 2 e 3, e por fim, no capítulo 4 é feita uma abordagem sobre o Porto de Sines. Na segunda parte, no capítulo 1, foi feito o enquadramento metodológico e no capítulo 2 a apresentação, análise e interpretação dos resultados obtidos. A metodologia aplicada neste trabalho foi realizada com recurso a métodos quantitativos, utilizando-se um inquérito por questionário de resposta fechada e a simulação de algumas manobras. Os resultados obtidos demonstram que, independentemente da intensidade do vento, os navios com maior área velica são mais influenciados pelo seu efeito, e que o comportamento destes é previsível. Os navios de transporte de gás natural, graneis sólidos e líquidos, são mais dependentes da utilização de rebocadores devido à sua reduzida capacidade de manobra. Salienta-se que na maior parte dos casos, para os Comandantes, o Porto de Sines é um porto bastante acessível e de confiança na manobra, as situações mais difíceis e de maior risco ocorrem quando a intensidade de vento é superior a 20 nós.
- A biografia histórica como processo de produção textual e consolidação de aprendizagens em estudo do meioPublication . Bilro, Suzete Alexandra Albino; Pessoa, Ana MariaA investigação apresentada foi desenvolvida numa turma de 4º ano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Considerando a natureza da investigação, o paradigma metodológico adotado foi a investigação qualitativa, sendo que a metodologia a que recorri foi a investigação-ação. Nesta metodologia, o investigador tem um papel fundamental, pois é ele que observa a realidade em que se encontra inserido e, a partir dessa observação desenvolve um conjunto de atividades, com o intuito de conseguir melhorar e alterar essa realidade. No meu caso pretendia que os alunos aprendessem os componentes de produção textual: planificar, textualizar e rever, de modo a escreverem textos coesos e desenvolvessem a competência de escrever biografias, ao mesmo tempo que consolidavam conhecimentos na área de Estudo do Meio. Como em todas as investigações foi necessário proceder à recolha de dados, a qual foi efetuada a partir de observação participante, de um questionário e de análise documental.
- A gestão da dimensão afetiva na relação pedagógica: conceções e práticas na educação de infânciaPublication . Pires, Andreia Filipa Fernandes; Pinheiro, AugustoEste projeto explora a temática gestão da dimensão afetiva na relação pedagógica, incidindo particularmente no estabelecimento e gestão da distância justa entre o educador e o educando. Assentando num paradigma interpretativo e numa metodologia qualitativa, este trabalho inspira-se na perspetiva da investigação-ação. O estudo tem como objectivo, encontrar respostas que permitam garantir o estabelecimento da distância justa, de forma a melhorar a relação pedagógica que irei construir futuramente nos contextos profissionais. A procura destas respostas levou à tomada de opções metodológicas de recolha e análise/interpretação da informação, onde estão incluídas as conceções das educadoras cooperantes. Por fim são apresentadas algumas considerações globais sobre a realização deste trabalho, onde estão presentes as conclusões que dão resposta à questão problema desta investigação, bem como algumas dificuldades sentidas.
- Ensinar frações no 5º ano de escolaridadePublication . Cardoso, Joana Inês Carvalho; Boavida, Ana MariaEste estudo tem como objetivo compreender de que modo posso preparar e concretizar um ensino favorável à aprendizagem dos números racionais não negativos representados sob a forma de fração. Assim, decidi estudar a minha prática enquanto professora de uma turma do 5º ano de escolaridade de uma escola do concelho do Seixal. Neste âmbito, coloquei as seguintes questões: a) a que aspetos dei especial atenção na preparação da aula? Quais se destacaram pela sua relevância? b) Como conduzi as aulas orientadas para a aprendizagem das frações? c) Que desafios experienciei? O enquadramento teórico foca, nomeadamente a complexidade do conceito de fração, discute a construção deste conceito numa perspetiva de desenvolvimento de sentido de número e refere aspetos a ter em conta na preparação e lecionação de aulas orientadas para a aprendizagem das frações. Em termos metodológicos, o estudo insere-se numa abordagem qualitativa de investigação e constitui uma investigação sobre a prática. Neste âmbito, concebi e concretizei uma intervenção pedagógica que decorreu, no âmbito do estágio no 2º ciclo, durante quatro semanas. Os dados foram recolhidos através de observação participante e recolha documental. Além disso, foram objeto de uma análise de conteúdo orientada por categorias temáticas. Os resultados deste estudo evidenciam que, na preparação das aulas, é importante selecionar e seriar tarefas que permitam trabalhar, com os alunos, os diferentes significados de fração. É, também, relevante antecipar possíveis estratégias de resolução dessas tarefas e inventariar questões a colocar, ou outras intervenções a fazer, nos momentos de discussão coletiva. No que diz respeito à condução das aulas, destaca-se o ser capaz de colocar boas questões no momento certo visando que os alunos aprofundem o seu conhecimento; monitorizar a sua atividade enquanto trabalham autonomamente de modo a conhecer e apoiar esta atividade mas sem constranger as potencialidades matemáticas das tarefas; e abrir o espaço discursivo da aula à voz dos alunos durante as discussões coletivas para que estes tenham a oportunidade de explicar e justificar os seus raciocínios. Entre os desafios que experienciei sobressaem identificar se uma tarefa é, ou não, poderosa considerando os objetivos de aprendizagem visados; antecipar estratégias de resolução que, potencialmente, os alunos poderão usar; gerir o currículo devido, em particular, à necessidade de ter em conta dois programas de Matemática diferentes; dominar, nalgumas ocasiões, o discurso da aula por intervir em demasia reduzindo as potencialidades de determinada tarefa; e conseguir orquestrar, da melhor forma, as discussões coletivas.
- Trabalho em equipaPublication . Antunes, Andreia Sofia Duarte; Lemos, ÂngelaO presente relatório de estágio tem como tema principal o trabalho em equipa. Aborda com mais pormenor o subtema dos momentos de reflexão na equipa pedagógica. Ao longo do estudo são vários os conceitos abordados e a interligação entre os mesmos. Pretendo dar a conhecer a temática em questão e conceções que lhe estão naturalmente associadas. Sendo um estudo investigativo são abordados os métodos utilizados ao longo de toda a investigação. Com este relatório pretende-se alcançar qual o papel da reflexão numa equipa educativa e, principalmente, pedagógica, compreendendo a importância que tem na prática desenvolvida em contextos de educação de infância. Por fim, faz-se um balanço global sobre as várias vertentes deste relatório investigativo.
- Conceções e práticas das educadoras cooperantes face à disciplina em contextos de creche e jardim de infânciaPublication . Lopes, Andreia Sofia Portela; Souta, Luís; Pinheiro, AugustoO presente Relatório do Projeto de Investigação surge no âmbito de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Setúbal e tem como principal objetivo compreender a função das Educadoras Cooperantes na mediação dos conflitos existentes em contextos de Creche e Jardim de Infância. Procurou-se interpretar os modos de intervenção, dos profissionais de educação, na resolução de conflitos, e, ainda, compreender e avaliar a importância atribuída à disciplina na construção do currículo dessas Educadoras Cooperantes. O Relatório do Projeto de Investigação apresenta como metodologias o paradigma interpretativo, sendo orientada por uma investigação qualitativa, baseada na abordagem de investigação-ação que visa interpretar todas as informações recolhidas no âmbito da temática em estudo. Na realização deste relatório foram utilizados dispositivos e procedimentos de recolha de informação, como a observação nos dois contextos de estágio, algumas notas de campo, entrevistas às Educadoras Cooperantes e, por fim, uma análise minuciosa de todos os documentos necessários, como os Projetos Educativos das Instituições, Projetos Pedagógicos das Salas, Projeto Pedagógico do Departamento de Educação Pré-Escolar, do Agrupamento de Escolas do Contexto de Jardim de Infância, notas de campo e as entrevistas realizadas às Educadoras. Depois de analisar todas as informações e documentos foram descritas e interpretadas as conceções e práticas das Educadoras, dando azo às considerações finais sobre diferentes vertentes da investigação, de forma a compreender e avaliar os resultados obtidos. A estrutura do relatório consiste numa síntese crítica e reflexiva, com foco nos dois contextos educativos, tendo em conta as instituições, as salas onde foram realizadas os estágios, as equipas pedagógicas que as constituem e os grupos de crianças. É dado a conhecer os pressupostos teóricos da presente investigação, articulando com experiências vividas em contexto de estágio.
- A utilização da vírgulaPublication . Pereira, Andreia Sofia Rodrigues; Pereira, LucianoA língua portuguesa é a nossa língua materna, como tal, é necessário que o ensino da mesma seja uma prioridade nas nossas escolas, não só por ser transversal e importante em todas as outras áreas de conhecimento, mas também porque é com ela que comunicamos com os nossos pares. Uma grande parte deste ensino e desta comunicação assenta numa boa aprendizagem do conhecimento explícito, pois só o uso correto do mesmo permitirá que a comunicação se faça de forma correta. É sabido que o bom uso da pontuação, nomeadamente da vírgula, pode alterar completamente o sentido de uma frase e assim perturbar a comunicação entre os indivíduos. Com esta investigação pretende-se perceber o porquê dos erros dos alunos no uso da vírgula e o que pode ser feito para minorar esses erros. Este estudo, do ponto de vista da metodologia, utiliza o paradigma interpretativo, uma metodologia qualificativa e a investigação- ação. Os dados foram recolhidos em contexto de prática pedagógica, através da observação e da realização de fichas de trabalho com objetivos diferentes. Conclui-se que um bom nível de conhecimento explícito da língua ajuda os alunos na pontuação de textos e que é importante discutir e sistematizar as regras de utilização dos sinais de pontuação.
- Violence in the context of prostitution: psychological impactPublication . Moreira, Vera; Rolo, André; Cardoso, JorgeProstitution can be defined as the provision of sexual services to clients who request it, receiving money or goods in exchange. In this activity, the occurrence of sexual, physical and/or verbal violence tends to be frequent, contributing to the greater severity of the negative psychological impact associated with prostitution. Sex workers carry out their activity in different contexts, and the risks, vulnerabilities and even type of victimization differ considerably depending on the context. Associated with this exposure to violence, the literature points to the development, predominantly, of anxiety and depressive disorders, as well as substance use. Although there are different perspectives on the relationship between substance use and prostitution, there is consensus on its frequency, as well as its contribution to maintaining this activity, thus potentiating violence and psychopathological symptoms.