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HELICOPTER PILOT ROSTERING ON/OFF SCHEDULE SCHEME IN ANGOLA OIL AND GAS OFFSHORE INDUSTRY

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Advisor(s)

Abstract(s)

Na indústria de petróleo e gás, os trabalhadores são transportados principalmente por helicóptero de terra para/de alto mar. O trabalho varia de 45 a 90 minutos de tempo de voo para cada segmento de perna. Com uma atividade de rotina onde o período de carga de trabalho das tripulações de voo muitas vezes varia, até 12 horas de período de serviço e um máximo de 8 horas de voo. Durante os voos, os pilotos são expostos a diversas condições de trabalho que causam fadiga física e psicológica. Este estudo de pesquisa tem como objetivo avaliar a exposição de pilotos de helicóptero à vibração de corpo inteiro (VCI) e ao ruído sonoro como principal causa de fadiga e a idade como factor secundário. No sentido de cumprir com o objetivo do estudo de investigação, foi seleccionada, oportunisticamente, uma amostra dimensional de 50 pilotos, de uma população situada no país de Angola, sendo uma do sexo feminino e 49 do sexo masculino. É uma amostra não probabilística de conveniência composta por uma única empresa. A metodologia empregue foi uma questionario voluntário online. Realizado por meio de um estudo correlacional com delineamento transversal realizado online e foi compilado a partir de diversas questões relacionadas aos factores humanos. Em termos de resultados, o autor gostaria de enfatizar a exposição de outros efeitos externos que também teriam contribuído para o cansaço dos pilotos. No entanto, para este estudo, eles foram negligenciados. Os dados recolhidos foram utilizados para desenvolver a análise do melhor esquema de escala de serviço nos operadores aéreos de helicopteros de suporte à industria petroliferica de óleo e gas. Participantes forma pilotos de helicoperos, 97% eram do sexo masculino, 63% com idade inferior a 40 anos, 71% copilotos, 63% tinham licença de piloto comercial e 58% com menos de dez anos de experiência. Escala de rotação de serviço, quando combinados quase 75% consideraram o melhor esquema de rotação entre 21 a 28 dias de serviço (ON) / folga (off). Fadiga afetada o desempenho e alerta degradada relatado por mais de 56%. Acenando ocasionalmente durante o voo a cabeça em 34,8%, mas apenas 21,7% recusaram um voo devido à fadiga.
In the oil and gas industry, workers are mainly transported by helicopter from Onshore to/from Offshore. The travel varies between 45 to 90 minutes of flight time for each leg segment. Under a routine activity, the flight crews workload period often varies up to 12 hours of duty period and a maximum of 8 hours flying. During flight missions, pilots are exposed to several work-related conditions that cause physical and psychological fatigue. Accordingly, this research study aims to evaluate the exposure of helicopter pilots towards whole-body vibration (WBV) and noise as the leading cause of fatigue and age as the secondary factor. In the direction of fulfilling the research study goal, a sample size of 50 pilots were opportunistically selected, from a population working in Luanda, Angola; being one Female and 49 Males. The study is non-probabilistic with a convenience sampling composed of a single company. The methodology employed was a voluntary online survey, accomplished by a correlational study with a cross-sectional design conducted online and was compiled of several questions related to human factors. In terms of results, the author would like to emphasize the exposure of other external effects impacting the pilot's fatigue; however, for this study, these contributing factors were neglected. The data collected were utilized to develop the analysis of the most effective roster scheme in the helicopter offshore service provider. Looking at the pilot demographics, 97% were male, 63% with age below 40 years, 71% copilots, 63% have a commercial pilot license, and 58% with less than ten years of experience. Schedule Schemes and Rostering, when combined almost 75% considered best rostering scheme between 21 to 28 days on/off. The study highlights the fact that fatigue affects and degrades performance and alertness as reported by more than 56 %. Occasionally nodding during flight by 34.8%; however, only 21.7% turned down a flight due to fatigue.

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Keywords

Helicóptero, vibração de corpo inteiro, perda auditiva, turnos, segurança de voo, fadiga. Helicopter, Whole-Body Vibration, Hearing Loss, Rostering, Safety, Fatigue.

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