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- Atualização de sistema automatizado de retorno de charriotsPublication . Monteiro, André Filipe Gomes; Beirão, Pedro Jorge Borges Fontes NegrãoAs empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de se tornarem competitivas a longo prazo, mais eficientes, mais inteligentes, focarem-se na redução dos desperdícios e serem mais sustentáveis. Para tal é necessário adaptarem os métodos produtivos a novas tecnologias. Acontece que muitas empresas/fábricas não possuem a disponibilidade financeira necessária para modificar por completo o layout das suas instalações e substituírem os seus esquipamentos, infraestruturas e processos produtivos. Ou no limite não dispõem de janelas temporais para fazer estas intervenções, ou ainda porque o mercado tecnológico não dispõe de soluções equivalentes. Como consequência não se adaptam e não conseguem acompanhar o mercado onde estão inseridas devido às ineficiências do seu processo produtivo. Como solução mais económica e com uma relação custo-benefício-risco associado mais vantajosa, existe a alternativa de realizar pequenas modernizações ou expansões nas infraestruturas e/ou equipamentos do sistema produtivo, tornando-o mais eficiente, sem a necessidade de avultados investimentos. Esta solução é designada por retrofit (modernização/atualização de um equipamento ou sistema considerado obsoleto). O Projeto aqui descrito, é uma solução que visa resolver um problema identificado num subsistema da Linha Final de Montagem da empresa Mitsubishi Fuso Trucks Europe, S.A.. Trata-se da atualização do Sistema Automatizado de Retorno de Charriots, com foco na atualização da obsoleta automação do mesmo, recorrendo a um novo comando e uma interface melhorada. Numa fase anteprojeto procedeu-se com a formulação do mesmo, de modo a perceber o impacto real do problema na empresa, depois desenhou-se uma possível solução e procedeu-se à análise dos benefícios. Em fase de projeto foi inicialmente necessário caracterizar o sistema original, perceber as limitações, os requisitos técnicos e de segurança. O desenvolvimento passou por várias etapas, tais como, o desenho do novo esquema elétrico, a seleção e aquisição de novos equipamentos e componentes, a programação de um novo autómato programável e a programação de uma nova interface homem-máquina. Após a programação e aquisição dos equipamentos necessários, avançou-se para a fase de implementação, onde se construiu um novo quadro elétrico de potência e comando. Por fim procedeu-se ao retrofit do Sistema Automatizado de Retorno de Charriots original e respetivos testes. O resultado foi de encontro ao inicialmente preconizado, maximizando a infraestrutura existente e obtendo melhorias na eficiência operacional com um investimento consideravelmente reduzido.
- Desempenho comercial numa cadeia nacional: Relatório de estágio no Grupo HF HotelsPublication . Gomes, Rebeca Tomás Carreiro; Monteiro, AnabelaO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado de Gestão de Turismo, descreve a experiência adquirida no Departamento Comercial no grupo HF Hotels. O estágio permitiu uma imersão prática nas operações comerciais e vendas de uma prestigiada cadeia hoteleira nacional. Foram mencionadas noções sobre o mercado hoteleiro e os seus modelos de gestão. A proposta de valor desenvolvida focou-se na criação de cartões de fidelização para clientes, visando aumentar a lealdade e fortalecer a relação com a marca. Estagiar numa empresa portuguesa destacou a importância de valorizar e promover as marcas nacionais, reforçando o orgulho em contribuir para o crescimento e sucesso do turismo de Portugal.
- Aplicação do Tableau de Bord para a chefia da PANEGARAPublication . Carpinteiro, João Pedro Giralt; Pimentel, LuísEste relatório de estágio foi realizado na Panegara II Distribuição Lda., uma empresa que atua no setor do comercio e distribuição alimentar, com o objetivo de analisar os processos internos e propor melhorias para o departamento de controlo de gestão. Para isso foi feito um estudo aprofundado da empresa, com a elaboração de uma análise de diversos documentos como relatórios de contas, demonstrações de resultados, e relatórios de gestão, e ainda foram realizadas uma serie de entrevistas a alguns colaboradores da empresa de diversos níveis para complementar o estudo documental. Com o foco no departamento de controlo de gestão e na utilização do tableau de bord, foram identificados alguns prontos a melhorar que passam por uma revisão e otimizações dos indicadores de desempenho, automatização e atualização de dados, e por fim melhorias no método de visualização dos dados. Posto isto a elaboração de recomendações e melhorias nos diversos processos, poder ser uma benesse para a empresa ter uma maior agilidade e precisão nas suas operações, e assim aumentar a competitividade no mercado.
- The Environmental Impact of Sustainable Aviation Fuels in Commercial AirportsPublication . Fernandes, Ricardo; Magalhães, LeandroA indústria da aviação prevê um crescimento do tráfego aéreo na ordem dos 3,7% a 3,8% por ano, resultando num aumento das emissões de gases com efeito de estufa. É necessário alternativas aos combustíveis fósseis afim de reduzir os impactos ambientais. Ao longo do trabalho adotou-se uma abordagem descritiva, envolvendo um levantamento do estado da arte da tecnologia com base em uma revisão sistemática da literatura, a fim de fazer uma avaliação do impacto ambiental da introdução do combustível de aviação sustentável. Leva em consideração os diferentes combustíveis sustentáveis disponíveis e o potencial de redução das emissões poluentes de cada um. A análise das emissões de poluentes durante o ciclo de descolagens e aterragens antes e depois da introdução desses combustíveis demonstra os benefícios que podem trazer. Este estudo tem como objetivo principal a análise do impacto ambiental derivado da utilização de combustíveis sustentáveis em aeroportos comerciais. Como objetivos específicos, é possível definir a identificação de diferentes combustíveis e comparar as emissões de gases com efeito de estufa e o impacto ambiental dos motores de aeronaves e do uso do auxiliary power unit, antes e depois da modificação. É realizado um estudo de caso sobre o aeroporto de Lisboa com uma análise dos potenciais benefícios ambientais relacionados com a transição para o combustível sustentável. Os dados utilizados baseiam-se nos movimentos reais do aeroporto de Lisboa no período em análise, tendo em conta o motor que equipa cada uma das aeronaves e suportados em fatores de emissão do banco de dados de emissões de gases de escape da Organização Internacional de Aviação Civil. Este caso de estudo permitiu identificar a fase mais crítica do ciclo de aterragem e descolagem, as opções de combustível alternativo menos poluentes, a frota mais crítica e outras alternativas para reduzir as emissões durante o táxi. Também permitiu quantificar a redução das emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os movimentos de aeronaves durante o ciclo ao utilizar combustível sustentável
- A eficácia dos Sistemas de Controlo de Gestão no setor automóvel: caso de estudo sobre o Grupo DRTPublication . Bajanca, Tiago Almeida; Pimentel, LuísO objetivo do presente trabalho de investigação consiste em analisar e compreender o modelo de controlo de gestão utilizado na organização Grupo DRT, com o intuito de verificar se o controlo de gestão é eficaz e eficiente. O tema abordado demonstra ser relevante, uma vez que, num mundo cada vez mais digital, a adoção da digitalização é um aspeto fulcral que auxilia, bastante, os sistemas de controlo de gestão das entidades e, como tal, o cumprimento dos objetivos e planos estratégicos elaborados. Este estudo de caso é um estudo empírico qualitativo, cuja obtenção de dados baseou-se em entrevistas, análise documental e observações. Através dos dados obtidos na fase de desenvolvimento foi possível responder às seguintes questões de investigação elaboradas na fase de piloto: Como é que está organizado o processo de controlo de gestão na empresa? Quais os fatores que influenciam a eficácia do sistema de controlo de gestão? Como é que os gestores percecionam o sistema no âmbito do processo de tomada de decisão? Com base nos resultados obtidos, verificou-se que o Grupo DRT teve sucesso na criação de um sistema de controlo de gestão que contem uma ferramenta híbrida, uma vez que o sistema SBI, desenvolvido internamente com o feedback dos gestores operacionais, foi construído a partir da lógica Balanced Scorecard e Tableaux de Bord e, como tal, adapta-se à eficácia e justeza do processo de tomada de decisão. Os gestores operacionais, do Grupo DRT, têm um papel determinante na criação e construção de um sistema que é “vivo” e, como tal, estas conclusões são uma contribuição importante para a temática da gestão porque não estão muito vistas na literatura, ou seja, o papel dos gestores operacionais na construção de um sistema de controlo de gestão e a criação de uma ferramenta de controlo de gestão que faça uso da lógica do Balanced Scorecard e do Tableaux de Bord.
- Gamificação no contexto do património cultural em PortugalPublication . Soraia Pedro Tarrinha; Célio Gonçalo CardosoEsta dissertação explora as perceções e expectativas de turistas e operadores turísticos sobre a gamificação no património cultural português, investigando benefícios, desafios, retorno potencial, características desejadas numa aplicação gamificada e o entendimento do conceito. Foram recolhidas respostas de 157 turistas e 58 operadores turísticos através de questionários. Os resultados mostram que 43% dos turistas e 53% dos operadores compreendem o conceito de gamificação, embora subsista confusão com o uso genérico de tecnologias. Turistas destacaram acessibilidade, conteúdos educativos e facilidade de uso como elementos prioritários, enquanto operadores valorizaram facilidade de uso, interação social e atração de novos públicos. Os desafios mais mencionados foram a falta de conhecimentos técnicos e dificuldade de utilização. A análise dos dados e a visualização dos resultados foram realizadas em Python, com gráficos personalizados que sintetizam tendências e comparações. Este processo permitiu apresentar as perceções de forma clara e acessível, contribuindo para uma compreensão aprofundada das preferências dos participantes. A dissertação conclui que a gamificação tem elevado potencial para dinamizar o património cultural, desde que sejam ultrapassadas barreiras técnicas. Aponta ainda para o uso futuro de métodos preditivos e segmentação para personalizar iniciativas e maximizar o impacto das soluções gamificadas.
