| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 190.19 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de se tornarem
competitivas a longo prazo, mais eficientes, mais inteligentes, focarem-se na redução
dos desperdícios e serem mais sustentáveis.
Para tal é necessário adaptarem os métodos produtivos a novas tecnologias.
Acontece que muitas empresas/fábricas não possuem a disponibilidade financeira
necessária para modificar por completo o layout das suas instalações e substituírem
os seus esquipamentos, infraestruturas e processos produtivos. Ou no limite não
dispõem de janelas temporais para fazer estas intervenções, ou ainda porque o
mercado tecnológico não dispõe de soluções equivalentes. Como consequência não
se adaptam e não conseguem acompanhar o mercado onde estão inseridas devido às
ineficiências do seu processo produtivo.
Como solução mais económica e com uma relação custo-benefício-risco associado
mais vantajosa, existe a alternativa de realizar pequenas modernizações ou expansões
nas infraestruturas e/ou equipamentos do sistema produtivo, tornando-o mais
eficiente, sem a necessidade de avultados investimentos. Esta solução é designada
por retrofit (modernização/atualização de um equipamento ou sistema considerado
obsoleto).
O Projeto aqui descrito, é uma solução que visa resolver um problema identificado
num subsistema da Linha Final de Montagem da empresa Mitsubishi Fuso Trucks
Europe, S.A.. Trata-se da atualização do Sistema Automatizado de Retorno de
Charriots, com foco na atualização da obsoleta automação do mesmo, recorrendo a
um novo comando e uma interface melhorada.
Numa fase anteprojeto procedeu-se com a formulação do mesmo, de modo a
perceber o impacto real do problema na empresa, depois desenhou-se uma possível
solução e procedeu-se à análise dos benefícios.
Em fase de projeto foi inicialmente necessário caracterizar o sistema original,
perceber as limitações, os requisitos técnicos e de segurança. O desenvolvimento
passou por várias etapas, tais como, o desenho do novo esquema elétrico, a seleção
e aquisição de novos equipamentos e componentes, a programação de um novo
autómato programável e a programação de uma nova interface homem-máquina.
Após a programação e aquisição dos equipamentos necessários, avançou-se para a
fase de implementação, onde se construiu um novo quadro elétrico de potência e
comando. Por fim procedeu-se ao retrofit do Sistema Automatizado de Retorno de
Charriots original e respetivos testes.
O resultado foi de encontro ao inicialmente preconizado, maximizando a
infraestrutura existente e obtendo melhorias na eficiência operacional com um
investimento consideravelmente reduzido.
Description
Keywords
Charriots Automatização Autómato programável Projeto Retrofit
