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The Environmental Impact of Sustainable Aviation Fuels in Commercial Airports

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Abstract(s)

A indústria da aviação prevê um crescimento do tráfego aéreo na ordem dos 3,7% a 3,8% por ano, resultando num aumento das emissões de gases com efeito de estufa. É necessário alternativas aos combustíveis fósseis afim de reduzir os impactos ambientais. Ao longo do trabalho adotou-se uma abordagem descritiva, envolvendo um levantamento do estado da arte da tecnologia com base em uma revisão sistemática da literatura, a fim de fazer uma avaliação do impacto ambiental da introdução do combustível de aviação sustentável. Leva em consideração os diferentes combustíveis sustentáveis disponíveis e o potencial de redução das emissões poluentes de cada um. A análise das emissões de poluentes durante o ciclo de descolagens e aterragens antes e depois da introdução desses combustíveis demonstra os benefícios que podem trazer. Este estudo tem como objetivo principal a análise do impacto ambiental derivado da utilização de combustíveis sustentáveis em aeroportos comerciais. Como objetivos específicos, é possível definir a identificação de diferentes combustíveis e comparar as emissões de gases com efeito de estufa e o impacto ambiental dos motores de aeronaves e do uso do auxiliary power unit, antes e depois da modificação. É realizado um estudo de caso sobre o aeroporto de Lisboa com uma análise dos potenciais benefícios ambientais relacionados com a transição para o combustível sustentável. Os dados utilizados baseiam-se nos movimentos reais do aeroporto de Lisboa no período em análise, tendo em conta o motor que equipa cada uma das aeronaves e suportados em fatores de emissão do banco de dados de emissões de gases de escape da Organização Internacional de Aviação Civil. Este caso de estudo permitiu identificar a fase mais crítica do ciclo de aterragem e descolagem, as opções de combustível alternativo menos poluentes, a frota mais crítica e outras alternativas para reduzir as emissões durante o táxi. Também permitiu quantificar a redução das emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os movimentos de aeronaves durante o ciclo ao utilizar combustível sustentável
The aviation industry anticipates a traffic growth around 3.7% to 3.8% per year for the coming years, and consequently an increase in greenhouse gases emissions. It is necessary to create alternatives to fossil fuels in order to reduce its environmental impacts. A descriptive approach is adopted, involving a survey of the state of the art of technology based on a systematic literature review in order to make an assessment of the environmental impact of introducing Sustainable Aviation Fuel. It takes into account the different Sustainable Aviation Fuels available and the potential for reducing pollutant emissions of each of them. The analysis of pollutant emissions during the landing and takeoff cycle before and after the introduction of sustainable aviation fuel demonstrates the benefits they can bring. This study has as its main objective the analysis of the environmental impact derived from the use of sustainable aviation fuel at commercial airports. As specific objectives, it is possible to define the identification of different sustainable aviation fuels and comparing the greenhouse gases emissions and environmental impact from aircraft engines and the auxiliar power unit use, before and after the modification. A case study about Lisbon airport is conducted with an analysis of the potential environmental benefits related to sustainable aviation fuel transition. The data used is based on the real movements of Lisbon airport in the period under analysis, knowing the engine that equips each one of aircraft and supported by emission factors from the International Civil Aviation Organization engine exhaust emission databank. This case study made it possible to identifying the most critical phase of the take-off cycle, the less polluting alternative fuel options, the most critical fleet and the other alternatives to reduce emissions during taxiing. It also quantifies the reduction in Greenhouse Gases Emissions related to the aircraft movements during the landing and takeoff cycle at an airport when using Sustainable Aviation Fuel

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Airports, Aviation, Greenhouse Gases Emissions, Sustainable Aviation Fuel Airports, Aviation, Greenhouse Gases Emissions, Sustainable Aviation Fuels

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