Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-18"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Effect of plasticizer content on the processability of paroxetine-loaded filaments by fused deposition modellingPublication . Figueiredo, Sara; Fernandes, Ana Isabel; Henriques Dias Fernandes, Ana Isabel; Carvalho, Fátima G.; Pinto, João F.Poster presented at the 14th PBP World Meeting on Pharmaceutics, Biopharmaceutics and Pharmaceutical Technology. Viena, Austria, 18-21 March 2024
- Adaptação ao português e validação da subescala da fala do Radboud Oral Motor InventoryPublication . Dias, Vanessa; Guimarães, IsabelO Radboud Oral Motor Inventory (ROMP) é um questionário de autoavaliação que mede o impacto da Doença de Parkinson (DP) nas áreas da fala, deglutição e controlo oral da saliva. Objetivo: O objetivo primário deste estudo é realizar a adaptação linguístico – cultural da subescala da fala do questionário ROMP bem como a sua validação para o português europeu em pessoas com DP. O objetivo secundário é determinar as suas qualidades clinimétricas de fidedignidade e validade. Métodos: O estudo foi desenvolvido com um grupo de pessoas com DP e um grupo de controlo composto por pessoas sem DP. Foram utilizadas as versões traduzidas do ROMP, Speech Handicap Index (SHI-15), Sialorrhea Clinical Scale for Parkinson’s Disease (SCS-PD) e Swallowing Disturbance Questionnaire (SDQ). Resultados: A amostra foi constituída por 128 pessoas (59 do grupo estudo e 69 do grupo de controlo). A subescala de fala do questionário ROMP apresentou uma consistência interna excelente, demonstrando também validade convergente e discriminativa significativas. Conclusão: A versão final em PE do questionário ROMP – subescala de fala demonstrou ser um instrumento fidedigno e válido para medir o impacto da disartria na pessoa com DP.
- Capital psicológico positivo, burnout e sentido de humor em profissionais de saúdePublication . Moreira, Diogo; Sousa, CristinaOs construtos estudados, são de grande importância para a performance dos profissionais de saúde, tendo um grande impacto sobre a sua vida pessoal e profissional, o seu estado de saúde e bem-estar geral, sendo por isso pertinente e útil aprofundar-se o conhecimento sobre o mesmo, de modo a poder evitar as circunstâncias negativas que advém da experiência de baixos níveis de capital psicológico positivo. Para este artigo foram recolhidos dados de 154 enfermeiros, com idades compreendidas entre os 22 anos e os 64 e uma média de 41 anos, com o respetivo desvio padrão de 10.73. Já no que diz respeito ao seu sexo a grande maioria dos enfermeiros participantes são do sexo feminino, correspondendo a 88,3% da amostra, enquanto o sexo masculino representou apenas 11,7% da amostra. Os principais resultados revelaram que níveis altos de competências afetas ao capital psicológico positivo levam a níveis menores de manifestações de Burnout ao nível da exaustão e distanciamento, também associado a níveis mais altos de satisfação pessoal e profissional. Deste modo os resultados levaram a crer que o capital psicológico é o principal impulsionador de um bom desempenho profissional e de um bem-estar geral no seu meio de trabalho.
- Estratégias de Comunicação em AviaçãoPublication . Cravo, Rui; Quadros, RuiO projeto que se apresenta tem como objetivo analisar se os memes e os conteúdos humorísticos têm a capacidade de influenciar a perceção que o passageiro tem sobre o serviço e a imagem de uma companhia. Neste sentido, será analisado o contexto específico da Ryanair, que é a companhia que notoriamente mudou a sua política de comunicação recentemente, introduzindo os memes e expondo de forma humorística muitas das tradicionais críticas ao seu serviço low-cost. O estudo das perceções dos consumidores será feito através de um questionário, especialmente elaborado para avaliar a opinião que os consumidores têm em relação à qualidade dos serviços e à imagem da Ryanair, e com os dados recolhidos, por via da aplicação de testes de Hipótese, testar se a visualização e a compreensão dos memes podem funcionar como um estímulo para que os consumidores alterarem ou não as suas opiniões sobre o serviço e a marca da Ryanair. Assim, será demonstrado e elaborado como os memes tem mais a capacidade de funcionar como um instrumento de fortalecimento de relação entre passageiro e companhia aérea, do que um elemento que influencia a perceção que o passageiro naturalmente têm sobre a marca corporativa da companhia aérea. Primeiramente será feita uma breve introdução ao histórico do setor da aviação, seguida de uma revisão de literatura que abordará a evolução do marketing, desde o Tradicional até o Marketing 4.0. Será explorado também o surgimento dos memes como instrumento de comunicação e a evolução das estratégias de comunicação em marketing nas companhias aéreas. O projeto abrangerá ainda uma análise detalhada da companhia aérea Ryanair, e o contexto e as razões que levaram a Ryanair a adotar os memes como instrumento de comunicação. Além disso, serão examinados os impactos quantitativos gerados por essa decisão, proporcionando uma compreensão abrangente do papel e dos resultados dos memes na estratégia de comunicação da empresa.