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- Fatores impulsionadores da eficácia de um site corporativo B2B: o caso Makro PortugalPublication . Cesário, Gonçalo de Pina Santos; Barbosa, JoãoO presente relatório de estágio integra a fase final do Mestrado em Gestão de Marketing realizado no IPAM Lisboa. O relatório resulta da realização de um estágio curricular de 600 horas, no Departamento de Marketing da empresa Makro Portugal em Lisboa. O Relatório de Estágio está dividido em 6 secções, a primeira secção tem um caráter introdutório e de enquadramento do estudo empírico realizado, de natureza quantitativa, com recolha de dados por questionário junto de um conjunto de clientes da Makro Portugal utilizadores da plataforma B2B e que procurava dar resposta à questão geral de partida da investigação: Quais os fatores que os clientes empresariais mais valorizam num site de uma empresa B2B? Na segunda secção, apresenta-se a empresa onde se realizou o estágio e são descritas as tarefas realizadas durante o estágio. Na terceira secção, apresenta-se a revisão de literatura, onde se aborda o conceito de marketing digital em B2B e a eficácia dos sites corporativos em B2B. A quarta secção é dedicada à apresentação da metodologia utilizada no estudo empírico realizado. Na quinta e na última secção são apresentados os resultados do estudo e as principais conclusões.
- Plano de negócios Espaços BenficaPublication . Rodrigues, Francisco Van Zeller; Barbosa, JoãoDevido ao aparecimento do Covid-19 no mundo, muitas empresas viram-se obrigadas a fechar os seus locais físicos de trabalho, e a exigirem ou a solicitarem aos seus funcionários que passassem a efetuar trabalho remoto. Na época, havia já algumas empresas a nível mundial a trabalhar deste modo, porém não eram a maioria, nem esta forma de operar era aplicável à globalidade do tecido empresarial. Durante este período, inicia-se para a sociedade uma mudança de paradigma no que se refere às formas de trabalho, que veio dar azo ao aparecimento de oportunidades para abertura de novos negócios. Além disto, após muitos meses de isolamento, outro fator que se tornou relevante foi a importância que passou a ser dada ao sentimento de pertença a uma comunidade. Uma vez que durante o isolamento muitas pessoas estiveram completamente sozinhas e sentiam a necessidade de terem alguém com quem falar além da família e amigos. Os espaços de Coworking tornam-se assim mais interessantes ao olhar de um trabalhador comum, que outrora trabalhava fisicamente num escritório da sua empresa, e após esse período passou a possuir liberdade geográfica e a poder trabalhar onde melhor se sentisse. Além destes espaços se destinarem ao trabalho, são também locais que possuem uma grande sinergia de empresas, o que permite que os membros façam networking entre si e ainda tenham a possibilidade criarem parcerias. Foi assim, que surgiram os “Espaços Benfica”, que disponibilizam diferentes serviços tais como, escritórios privados, salas de reunião, mesas fixas, mesas flexíveis, cabines telefónicas, sala de apresentações e escritórios virtuais. Neste espaço pretende-se que exista uma boa interação entre os seus utilizadores/membros e com a Comunidade, pelo que está prevista a realização semanal de eventos, existindo ainda um canal de interação ao qual todos os membros terão acesso e onde poderão comunicar entre si.
- Imersão sensorial no Metaverso: a experiência do consumidor e a relação com as marcasPublication . Batista, Daniela Filipa Mendes; Abreu, RicardoEste estudo tem como objetivo compreender os impactos da experiência sensorial e da sensibilidade ao ambiente na relação entre a experiência do consumidor e o relacionamento com as marcas no contexto do metaverso e no contexto das lojas físicas. De forma a dar resposta aos objetivos, geral e específicos, foi realizado um estudo através de uma metodologia quantitativa para a recolha de dados por meio da elaboração de um questionário. Através dos resultados obtidos é possível concluir que no contexto do metaverso, a experiência sensorial melhora a interação do consumidor, mas não impacta diretamente o relacionamento com as marcas. Nas lojas físicas, embora a experiência sensorial seja importante, também não tem um impacto direto e significativo no relacionamento com as marcas. No entanto, a sensibilidade ao ambiente mostrou ser um mediador importante no contexto das lojas físicas, confirmando que a perceção dos estímulos ambientais é um fator importante para a relação com as marcas. Este estudo permitirá que profissionais do marketing definam estratégias direcionadas e alinhadas para a criação de experiências impactantes e memoráveis. Contribui também para a compreensão do papel das experiências sensoriais e da sensibilidade ao ambiente na consolidação do relacionamento entre os consumidores e as marcas, destacando a necessidade de uma abordagem integrada e multidimensional. 5 Por fim, é importante referir que foram identificadas limitações como a amostra limitada e a falta de familiaridade dos participantes com o universo do metaverso. Em futuras pesquisas devem ser exploradas outras variáveis mediadoras e considerados impactos culturais e temporais nas experiências do consumidor.
- Receitas Adicionais (Ancillary Revenue) em Transporte AéreoPublication . Afonso, António; Quadros, RuiA investigação propõe avaliar o uso das receitas adicionais, focando-se na maximização de ancillary revenue para estimular ganhos. As companhias aéreas enfrentam o desafio de explorar este potencial. Para isso, as questões fundamentais de investigação visam verificar como diferentes modelos de negócio utilizam receitas adicionais para ampliar ganhos, a variação na disposição dos passageiros para pagar por serviços adicionais de acordo com o tipo de voo e o perfil, bem como as respostas de passageiros de distintos continentes a esses serviços. Utilizando uma revisão sistemática de literatura, o estudo explora como as companhias aéreas se tornam mais inovadoras na oferta de serviços auxiliares para gerar receita. Transportadoras de baixo custo apostam na cobrança de taxas de bagagem despachada, lugares atribuídos e lugares extra, enquanto as de rede se concentram em receitas provenientes de programas de fidelização. Os resultados reforçam a ideia de que companhias com custos de distribuição reduzidos, como as de baixo custo, podem gerar mais receitas auxiliares por passageiro. A aplicação de tecnologias inovadoras, como sistemas de recomendação de preços, pode potencializar essa eficiência.
- Impacto dos marketplaces online na notoriedade das marcasPublication . Rocha, Margarida Ferreira; Martin D'Ávila, MiguelOs marketplaces online assistiram a um aumento da sua popularidade nos últimos anos, portanto, entender o seu impacto nas marcas é essencial para melhorar o desempenho no mercado digital. Esta dissertação procura investigar a causalidade entre a presença das marcas em marketplaces digitais e a intenção de compra dos consumidores. A investigação pretende compreender a influência que as diferentes variáveis, como a notoriedade das marcas, lealdade às marcas, valor da marca, confiança na marca e publicidade online, desempenham neste ecossistema. Por meio de uma análise quantitativa, foram recolhidos dados de 319 participantes, dos quais apenas foram analisados os consumidores que fazem compras nestas plataformas. As análises estatísticas forneceram conhecimentos consideráveis sobre as preferências dos consumidores e como as marcas podem criar estratégias mais eficientes. Os resultados demonstram que utilizar os marketplaces como um canal de venda tem impacto na notoriedade, valor e confiança nas marcas. Contudo, não foi possível determinar influencia dos marketplaces na lealdade às marcas. É importante realçar que a familiaridade com a marca, o preço e o apoio ao cliente causam impacto na intenção de compra. Esta dissertação procurou compreender o comportamento dos consumidores em marketplaces, proporcionando recomendações para as marcas que pretendem fortalecer a sua gestão de marca.
- Plano de negócio Cake BoutiquePublication . Freitas, Clotilde Eliane da Costa; Barbosa, JoãoO presente projeto profissional, tem como principal objetivo o desenvolvimento de um plano de negócios, para os próximos anos, de uma pastelaria artesanal de carater personalizado e de venda exclusivamente online, que deu início a sua atividade em abril de 2021. Sendo o Cake Design, atualmente, é muito procurado em Portugal e devido à paixão pela área, nasce a Cake Boutique, que é uma empresa dedicada a oferecer ao mercado todos os tipos de bolos decorados, como bolos personalizados espatulados em creme de manteiga (buttercream), cupcakes, bolos caseiros e bolos no pote. O Plano de negócios da Cake Boutique, tem como objetivo torná-la mesma mais estruturada, tendo em conta que esta iniciou a sua atividade sem nenhuma planificação e estratégias. Por isso, neste plano de negócio, começou-se por realizar a revisão da literatura, de forma a contextualizar o tema e onde é possível adquirir conhecimentos teóricos acerca dos conceitos atuais do mercado e atualizar-se sobre as novas tendências, onde foram abordados seis temas gerais, empreendedorismo, marketing digital, plano de negócios, ecommerce, comportamento dos consumidores e jornada do cliente. Após a revisão da literatura, segue-se uma análise detalhada do mercado de pastelaria e da concorrência em Portugal e através da metodologia e tratamento dos dados obtidos pela realização de um questionário, foi possível realizar um plano de marketing, e um cronograma para a implementação das estratégias da Cake Boutique e por fim foi realizada uma avaliação financeira, com o objetivo de viabilizar o negócio. Na fase da estratégia foram realizadas pesquisas que pudessem auxiliar posteriormente na definição de cada variável do marketing mix. Na fase calendarização, implementação e controlo, foram a criadas ações que vão ao encontro dos objetivos da empresa. Por fim, foi realizada a conclusão do projeto aonde foi explicado de forma resumida todas as fases para a realização do projeto, desde a revisão de literatura para poder sustentar as fundamentações no projeto, a analise do meio envolvente para perceber as tendências no mercado e o mercado atual, a metodologia, a estratégia para a Cake Boutique, assim como como os planos de ação e a avaliação financeira.
- Adoção de mobile banking pela geração Z: um panorama do mercado em PortugalPublication . Carvalho, Sila Aguiar; Borges, Ana PaulaO rápido progresso tecnológico e o uso cada vez mais frequente de dispositivos móveis, o mobile banking emergiu como uma escolha cada vez mais popular e prática para a administração financeira global. Este estudo pretendeu investigar as diferentes motivações “variáveis que levam a Geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, a adotar o mobile banking (Seemiller & Grace, 2016). Foi adotada uma abordagem metodológica que utilizou oito variáveis independentes, baseadas em estudos anteriores e validadas. As hipóteses identificadas na revisão da literatura foram testadas através de um questionário aplicado à Geração Z, fornecendo dados empíricos para validar as suposições. A análise estatística dos dados foi realizada utilizando o software SPSS. Os nomes dos respetivos autores de onde foram retiradas as variáveis de estudo estão citados nas hipóteses de investigação. A análise estatística, realizada com o software SPSS, demonstrou que confiança, privacidade, risco percebido, valor de utilização, facilidade de uso e necessidade de interação pessoal influenciam significativamente a adoção do mobile banking pela Geração Z. Em contrapartida, influência social e a falta de informação não apresentaram significância.
- Intervenção do enfermeiro na prevenção e controlo de infeção por Enterobacterales produtores de carbapnemases (EPC) e staphylococus aureus resistente e metciclina (MRSA) no serviço de urgênciaPublication . Ferro, Maria Dulce Batista Mão de; Bico, IsabelO estágio de natureza profissional é uma etapa crucial no percurso académico dos enfermeiros que frequentam os cursos de mestrado, pois permite uma oportunidade valiosa para aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a sua formação académica, e o desenvolvimento de competências profissionais permitindo-lhes desenvolver habilidades clínicas, de comunicação, tomada de decisão e resolução de problemas no exercício da enfermagem especializada de forma segura e eficaz. A posterior elaboração do relatório de estágio, além da avaliação, permite documentar a experiência vivida e ao mesmo tempo proporciona uma oportunidade para reflexão, feedback e partilha de conhecimento. Recorreu-se a uma análise descritiva, para relatar as atividades desenvolvidas durante os Estágios. Na elaboração do Projeto de Intervenção Profissional, utilizámos a Metodologia de Projeto. A área escolhida foi relativa á prevenção e controle de infeção, mais especificamente sobre o “Rastreio de microrganismos multirresistentes na admissão e durante o internamento por Enterobacterales produtores de Carbapenemases (EPC) e de Staphylococus aureus resistente a Meticilina (MRSA)”, com o objetivo de contribuir para a criação de estratégias, revisão de políticas e uniformização de procedimentos, ajudando a manter um ambiente seguro para doentes e profissionais de saúde, reduzindo o risco de infeções hospitalares e garantindo a qualidade dos cuidados prestados. Como aporte teórico, para fundamentação, foram utilizados o Modelo para Mudança da Prática Baseada em Evidência de June Larrabee e a Teoria das Transições de Afaf Meleis. Foi realizada uma análise crítico-reflexiva, com recurso às atividades desenvolvidas no processo de aquisição e desenvolvimento de competências no âmbito do Mestrado em Enfermagem e Especialidade Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Crítica.
- Comportamento de compra da moda sustentável: as motivações da geração ZPublication . Sequeira, Laura Remondes; Borges, Ana PaulaA moda sustentável tem sido um tema de crescente interesse, especialmente entre a geração Z, que demonstra uma preocupação cada vez maior com questões socioambientais. Este estudo busca compreender as motivações de compra dessa geração em relação à moda sustentável, utilizando uma abordagem quantitativa para analisar fatores como conscientização ambiental, preocupações sociais e a influência do conceito de "coolness" das marcas. A pesquisa envolve a aplicação de questionários a uma amostra representativa de consumidores da geração Z, explorando suas percepções, atitudes e comportamentos em relação à moda sustentável. Os resultados quantitativos fornecem insights importantes sobre os principais impulsionadores de compra nesse segmento demográfico, bem como sobre a eficácia das estratégias de marketing e comunicação das marcas sustentáveis. A análise de uma amostra de 104 indivíduos brasileiros revelou uma preferência crescente dessa geração por marcas que adotam práticas éticas e sustentáveis. Os resultados destacam a importância da conscientização ambiental, das preocupações sociais e da autenticidade das marcas nas decisões de compra desse grupo demográfico. Compreender essas motivações é essencial para desenvolver produtos que atendam às suas expectativas, fomentando um consumo mais ético e sustentável na indústria da moda.
- O comportamento do consumidor no setor cervejeiro: as novas tendências de compra onlinePublication . Pedrinho, Pedro Paiva Leite; Martin D'Ávila, Miguel