Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As vantagens da vacina contra o vírus sincicial respiratório na gravidezPublication . Santos, Engrácia; Oliveira, Paula Sarreira de; Gomes, Telma
- Conforto Versus EconomiaPublication . Coelho, David; Quadros, RuiDepois da pandemia COVID-19 o mercado do transporte de passageiros por via aérea começa a recuperar. Dentro desse mercado de transporte podemos encontrar diversos modelos de negócio: full-service carrier, low-cost, charter e, em particular aquele que este estudo foca, o long-haul low-cost (LHLC). Com o estudo centrado nas preferências do passageiro definimos os conceitos aplicáveis, realizámos um inquérito e entre os inquiridos foi selecionada uma população que cumprisse com os requisitos considerados fundamentais para o estudo. Através da análise dos resultados, chegámos a uma definição do que será o nível de serviço pretendido pelo passageiro e, confrontando esse nível de exigência com a oferta presente no mercado, entender quão longe, ou próximo, já se encontra a oferta proposta pelas transportadoras. Encontrámos operadores que conseguem alinhar a sua oferta, na classe económica, com o sugerido pelo estudo como sendo o que o potencial passageiro pretende. Note-se que o inquérito foi centrado apenas na preferência pura do passageiro relativamente à existência de determinado serviço na tarifa, não sendo nunca colocada a questão condicionada a um possível custo desse serviço. O próprio inquérito contextualiza o passageiro de que é referente a viagens de longo curso e baixo custo. Outra parte do nosso estudo versa sobre se o passageiro está disponível para considerar o produto do LHLC como tendo sido sujeito a um processo de comoditização. Centrando o estudo na dicotomia marca versus custo, o nosso estudo encontra fundamentos para sugerir que dois terços do mercado (66,6%) encara já a viagem LHLC como uma commodity.
- Expor uma Coleção / Do Processo Invisível ao PúblicoPublication . Ramos dos Santos, Margarida; Fedi, EleonoraO presente documento consiste num relatório de estágio curricular realizado na esad—idea, centro de investigação em design e arte, entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, para a conclusão do grau de Mestre em Design, com especialização na área dos interiores, pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos. Este estágio teve como objetivo a experiência de situações profissionais que dificilmente podem ser vivenciadas em regime académico, complementando o nosso percurso escolar. Conhecer o mundo do trabalho, a sua dinâmica colaborativa no processo criativo, bem como a concretização real dos projetos, é fundamental à aprendizagem e desenvolvimento, tanto profissional, como pessoal, de um estudante. A nossa integração neste contexto fez-se, sobretudo, através da exposição: “Sapatilhas: Marcas Portuguesas, do Estado Novo ao Virar do Milénio”. Os vários intervenientes (curadoria, design expositivo, design gráfico, produção e comunicação) trabalharam, de forma integrada, sobre a coleção de sapatilhas de Pedro Carvalho de Almeida, detentor da coleção e curador da respetiva mostra. Assim, torna-se importante realçar o processo desenvolvido desde a origem do projeto expositivo até à sua abertura, apresentando as diversas etapas adotadas e todo o envolvimento necessário na realização de uma exposição desta natureza, do processo invisível ao público.
