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ESESJC - Mestrado em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica - Relatórios/Dissertações/Projetos

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  • Desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolar
    Publication . Ana Freitas Viveiros; Barcelos, Maria Olívia
    No âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria – Porto, elaborou-se o presente relatório de Mestrado intitulado “Desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica: Impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolar”. Tendo como finalidade demonstrar capacidade de conceção e de implementação de intervenções especializadas à criança, jovem e família, de análise e reflexão sobre as mesmas e das respetivas implicações éticas e legais, assim como, de fundamentação científica e de comunicação dos seus resultados, o relatório evidencia o trajeto realizado ao longo dos estágios para o desenvolvimento e consolidação de competências comuns, específicas e de mestre do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nomeadamente, assistir a criança, jovem e família na maximização da sua saúde, cuidar da criança, jovem e família nas situações de especial complexidade e prestar cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento. Revela um especial interesse pelo impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolar, pelo que se realizou um estudo de revisão integrativa. Concluiu-se que as tecnologias têm impacto negativo e positivo, sendo o impacto negativo predominante, nomeadamente a nível da socialização, cognição, atenção e concentração. Consolidado numa metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva, fundamentada na evidência científica e nos referenciais da profissão, o relatório organiza-se em três capítulos. O primeiro relata a análise reflexiva sobre o desenvolvimento de competências. O segundo refere-se ao estudo de revisão integrativa sobre o impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolar, seguido pelo terceiro capítulo que integra a proposta de intervenção na ótica do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica sobre o tema em estudo na revisão integrativa.
  • Cuidar da criança com paralisia cerebral e sua família: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica
    Publication . Lúcia Isabel De Oliveira Ferreira; Oliveira, Maria de Lourdes
    Ao longo do meu percurso profissional vivenciei situações que suscitaram a necessidade de aprofundar conhecimentos no âmbito do cuidar da criança com doença crónica. A doença crónica na criança, nomeadamente com paralisia cerebral, gera impacto não só na vida da criança e dos pais, mas também na família alargada, desencadeando novas formas de vida, preocupações, desafios e desânimo no seu quotidiano. Esta nova experiência de olhar a vida constitui para as pessoas envolvidas, especialmente as mais próximas da criança, um misto de emoções: dúvidas, medo e anseios em relação ao futuro, exigindo uma atenção especial do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. O presente relatório tem como área temática “cuidar da criança com paralisia cerebral e família: intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica” e pretende traduzir o percurso realizado ao longo das experiências de ensino clínico, explicitando os objetivos definidos, as atividades desenvolvidas, bem como a aquisição e desenvolvimento das competências comuns, específicas e de mestre do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, constituindo, assim, uma ferramenta decisiva na avaliação da aprendizagem, apoiado numa metodologia descritiva crítico-reflexiva com a finalidade de obtenção do grau de mestre. A escolha do tema partiu da minha experiência profissional e vivência familiar. Neste percurso foi desenvolvido um estudo de Revisão Integrativa da Literatura com o objetivo de identificar na literatura científica o impacto da paralisia cerebral na criança e na família a nível dos domínios físico, social e cognitivo/emocional, considerando-o importante para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à criança e família. O relatório está estruturado em quatro capítulos, o primeiro contempla o quadro conceptual, o segundo aborda o desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, o terceiro refere-se ao estudo de revisão integrativa da literatura e no quarto apresenta-se uma proposta de intervenção para a prática clínica. Este trabalho constitui um contributo essencial para a prestação de cuidados especializados à criança, jovem e família, para a melhoria do meu desempenho profissional e continuidade da formação.
  • Capacitação dos pais para a promoção da autoestima dos adolescentes: Intervenção do enfermeiro especialista de saúde infantil e pediátrica
    Publication . Eduarda Maciel Moura; Oliveira, Maria de Lourdes de Magalhães; de Meneses, Tânia Cristina Vasconcelos
    O presente relatório pretende incorporar todo processo formativo a partir de uma análise crítico-reflexiva, para a aquisição e desenvolvimento de Competências Comuns, Específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre, do 2º curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria. A temática deste relatório centra-se na capacitação dos pais para o aumento da autoestima dos adolescentes, com base na Teoria das Transições de Afaf Meleis, na Parceria de Cuidados de Anne Casey e no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, para fundamentar e identificar os contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Os objetivos que se pretende atingir são: Demonstrar conhecimentos e competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica ao longo dos diferentes contextos de ensino clínico; Descrever as abordagens promotoras da capacitação dos pais para a promoção da autoestima encontradas na literatura científica, que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica poderá implementar nos cuidados de saúde primários e diferenciados. No processo formativo saliento a prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família com vista a uma transição saudável, onde a saúde e o bem-estar são resultado do trabalho desenvolvido. A parceria de cuidados estabelecida com a díade, permitiu também reconhecer o contributo dos pais na promoção da autoestima dos filhos, capacitando-os com conhecimentos e competências, para identificarem os fatores de risco na formação da autoestima e responder adequadamente às suas necessidades específicas com práticas parentais positivas. Privilegiou-se uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva apoiada na revisão de literatura de referência e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios, conduzindo a uma intervenção holística do cuidar, direcionada para a criança/jovem e família, fundamentada numa revisão integrativa da literatura em artigos, livros, trabalhos académicos, motor de pesquisa google académico e bases de dados científicos (EBSCO, RCAAP, Pubmed, Scielo, Researchgate e UpToDate).
  • Competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: Impacto da doença crónica nos irmãos saudáveis
    Publication . Castanha, Cátia Patrícia Freitas; Marques, Goreti Filipa Santos
    O presente relatório pretende integrar todo processo formativo a partir de uma análise crítico-reflexiva, para a aquisição e desenvolvimento de Competências Comuns, Específicas de Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre, do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em colaboração com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria. A temática deste relatório centra-se no Impacto da doença crónica nos irmãos saudáveis, com base na Teoria das Transições de Afaf Meleis e na Parceria de Cuidados de Anne Casey, para fundamentar e identificar os contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Os objetivos que se pretende atingir são: demonstrar conhecimentos e competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica ao longo dos diferentes contextos de estágio; analisar a produção científica para identificar as intervenções especializadas que possam ser implementadas para minimizar o impacto da doença crónica nos irmãos saudáveis. No processo formativo salienta-se a prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família com vista a uma transição saudável, onde a saúde e o bem-estar são resultados do trabalho desenvolvido. A parceria de cuidados estabelecida com a díade permitiu também reconhecer o contributo dos pais no impacto da doença crónica na criança, capacitando-os com conhecimentos e competências, para identificarem os fatores de risco nos irmãos saudáveis e responderem adequadamente às suas necessidades. Privilegiou-se uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva sustentada na revisão de literatura de referência e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios, seguindo-se uma explanação sobre a pertinência da temática em estudo, fundamentada numa revisão integrativa da literatura e, posteriormente, propostas para a prática clínica, conduzindo a uma intervenção holística do cuidar, direcionada para a criança e família.
  • Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Estratégias educativas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido
    Publication . Vieira, Eduarda Sofia Abreu; Barcelos, Maria Olívia Sousa de Freitas
    No âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny em parceria com a Escola Superior Saúde Santa Maria, surge o relatório intitulado “Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Estratégias educativas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido”, cujos objetivos são descrever o percurso formativo desenvolvido ao longo da prática de cuidados à criança, jovem e família, analisar as atividades realizadas à luz da evidência científica, refletir o processo de formação na aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista e de mestre, e analisar a literatura sobre as intervenções educativas utilizadas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido. Atingir a especialização em enfermagem encerra responsabilidades acrescidas que devem estar presentes na prática diária do enfermeiro, em prol da excelência da profissão. Quando da busca da mestria se trata, o processo formativo pessoal e profissional ganha dimensão, já que a intervenção é mais específic a e restrit a . Focar a intervenção de enfermagem n o cuidado infantojuvenil , nas situações de saúde/doença, em função dos contextos biopsicossociais, obriga à aquisição de competências, descritas em regulamentos próprios, que se devem refletir na prática clínica . Uma vez que o desenvolvimento profissional também se espelha na construção d e conhecimento, inclui se uma revisão integrativa de literatura com enfoque no empoderamento parental para cuidar do recém nascido. A literatura mais recente dita ser premente valorizar o recém nascido e as suas necessidades biopsicossociais . Através de um trabalho dedicado junto dos pais, centrado na criança e por intermédio de educação em saúde nos períodos pré e pós natal, é possível que se promova o bem estar integral do recém nascido . A inda que se ambicione a sua autonomia, é fulcral que o enfermeiro mantenha a relação terapêutica com os pais , representa ndo um recurso sempre válido no cuidado integrado à família .
  • Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um olhar sobre a promoção do sono no lactente
    Publication . Dias, Vanessa Patrícia Gouveia; Barcelos, Maria Olívia Sousa de Freitas
    O presente relatório integrado no Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, tem como objetivo apresentar o percurso de aquisição e desenvolvimento de Competências de Mestre em Enfermagem, de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, nos diversos contextos de prática clínica. A metodologia adotada é a descritiva e crítico-reflexiva, sobre o processo de aprendizagem, fundamentado por evidência científica e por referenciais teóricos. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica tem uma responsabilidade na equipa de saúde, no que concerne à promoção do sono seguro do lactente. A temática do sono infantil ganhou relevância, pelo impacto que tem na parentalidade e por ser alvo de preocupação por parte dos pais. Assim, promover hábitos de sono saudáveis e seguros foi uma das intervenções transversais aos diferentes contextos de assistência à criança e à família. A sua concretização requer conhecimentos, informados pela evidência científica, para promover cuidados de enfermagem de qualidade, adequados e seguros. Porém, existem múltiplas estratégias, que ao carecerem de evidência científica e de sistematização, poderão comprometer as boas práticas. Com o intuito de identificar e sintetizar a evidência científica existente sobre as estratégias de promoção do sono do lactente, no primeiro ano de vida, foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura. O estudo conduziu à identificação de sete estratégias que visam promover o sono saudável e seguro em lactentes. Com base nos resultados, foi delineada uma proposta de intervenção sobre a promoção do sono do lactente.
  • Gestão da dor na criança pré-escolar uma competência do enfermeiro especialista : a música como estratégia não farmacológica
    Publication . Júlio, Heloísa Maria Dias; Oliveira, Maria de Lourdes de Magalhães
    Este relatório integra-se no Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde Santa Maria, que após discussão pública permitirá a obtenção do grau académico de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e, consequentemente, o título profissional de especialista na área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este relatório tem como finalidade descrever o percurso de aprendizagem nos variados contextos de ensino clínico, com vista à promoção do aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências Comuns, Específicas e de Mestre do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O Estágio decorreu em cinco contextos diferentes de cuidados de enfermagem. Para cada estágio foram definidos objetivos e planeadas atividades. A minha prestação de cuidados de enfermagem à criança e família foi sustentada na filosofia de cuidados centrados na família e nos cuidados não traumáticos. A filosofia dos cuidados centrados na família reconhece-a como uma constante na vida da criança, e os enfermeiros devem apoiar, respeitar, encorajar e potencializar a força e a competência da família. Os cuidados não traumáticos tiveram como propósito prevenir ou minimizar o stress psicológico e o sofrimento físico da criança. Durante o Estágio a dor na criança pré-escolar foi foco de especial atenção, assim como a musicoterapia para o seu alívio. A dor é uma fonte de stress com efeitos negativos, não só na criança, mas também na família, pelo que é imperioso intervir na prevenção, na gestão e no tratamento eficaz. Katharine Kolcaba defende o conforto como uma necessidade fundamental de todos os seres humanos. Foi nesta teórica que sustentei os cuidados prestados à criança com dor e família. Nos diferentes contextos de estágio, tive em atenção a idade e o desenvolvimento da criança e a família, bem como a promoção da saúde. Todo o percurso formativo foi pautado pelo respeito da criança e família e os valores da profissão. As atividades desenvolvidas permitiram a aquisição de conhecimentos em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, proporcionando ferramentas para uma prestação de cuidados especializados, numa perspetiva mais humana e holística. A metodologia utilizada, foi descritiva, analítica e reflexiva sobre a prática, fundamentada em bibliografia de referência.
  • Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Empowerment parental sobre o toque no lactente
    Publication . Figueira, Ana Luísa da Silva; Oliveira, Maria de Lourdes de Magalhães
    O toque é uma forma de comunicação não verbal e de apoio quando as palavras são insuficientes. No lactente relaciona-se com o neurodesenvolvimento e com a promoção da parentalidade, duas áreas centrais da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. É função do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica investir na promoção do empowerment dos pais neste domínio. O interesse por esta temática surge da constatação da insegurança manifestada pelos pais, aliada à pouca uniformização nos cuidados. Torna-se necessário consolidar conhecimentos científicos sobre as abordagens ao toque parental existentes, de modo a contribuir para a promoção do empowerment dos pais sobre o toque, enquanto intervenção efetiva na prática clínica. Este relatório tem como intuito registar o percurso de aprendizagem nos variados contextos de ensino clínico, com vista à promoção do aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências Comuns, Específicas e de Mestre do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. É uma ferramenta decisiva na avaliação da aprendizagem, apoiando-se numa metodologia crítico-reflexiva e descritiva, com finalidade de obtenção do grau de Mestre. Encontra-se organizado em dois capítulos, o primeiro referente à descrição do processo de aquisição de competências e o segundo destinado à proposta para a prática clínica. Neste percurso foi conduzido um estudo de Revisão Integrativa da Literatura com o objetivo de identificar na literatura científica abordagens promotoras do toque parental em lactentes, que o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica poderá implementar nos contextos de cuidados de saúde primários e diferenciados. Assim, foram identificadas oito abordagens promotoras do toque parental, na sua maioria unimodais, porém, com um crescente interesse relativo às multimodais. Considero que foi um contributo essencial à minha formação, que se traduziu numa mais-valia a nível pessoal e profissional, culminando num olhar especializado para o bem-estar da criança, jovem e família.
  • Desenvolvimento de Competências de Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica: Capacitação Parental para a Diversificação Alimentar
    Publication . Assunção, Tânia Maria Fernandes; Fernandes, Sandra Rita Pereira
    Este relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria-Porto, sendo que este, assim como a sua discussão pública, visam a obtenção do grau de Mestre. Pretende: refletir no desenvolvimento de competências de Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; demonstrar conhecimento e competências inerentes à metodologia do relatório final; evidenciar capacidade de recolha, reflexão e de análise crítica da literatura; revelar rigor científico e respeito pela ética; demonstrar capacidade eficaz de comunicação do desenvolvimento das competências na área de especialização. Compõe-se por dois capítulos centrais. O primeiro, refere-se à análise reflexiva das competências adquiridas, destacando a análise, reflexão e discussão do progresso experimentado, enfatizando as competências adquiridas (comuns de Enfermeiro Especialista, específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre). Já o segundo capítulo, apresenta uma scoping review sobre o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na capacitação parental para a diversificação alimentar, mapeando e escrutinando amplamente a literatura e, evidenciando competências de investigação e de análise crítica. Este termina com uma proposta de projeto de intervenção em enfermagem, apresentando um plano para a aplicação dos insights obtidos na revisão, visando a sua implementação futura, demonstrando capacidade de utilizar as evidências científicas para transformar práticas capazes de aperfeiçoar os cuidados às crianças e suas famílias, melhorando o desenvolvimento infantil. No relatório destaca-se o desenvolvimento de competências comuns do Enfermeiro Especialista, as específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, para além das de mestre. O estudo efetuado investiga minuciosamente o papel do enfermeiro especializado na área referida na diversificação alimentar, apresentando evidências e aplicando-as na prática.
  • Processo de aquisição de competências de enfermeiro especialista e mestre em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Prevenção dos maus-tratos infantis em contexto de cuidados de saúde primários
    Publication . Pereira, Cláudia Sofia Gonçalves Abreu; Barcelos, Maria Olívia Sousa de Freitas
    No âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, elaborou-se este relatório, como documento de avaliação para a obtenção do grau de Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Foram definidos como principais objetivos deste trabalho: Descrever algumas das experiências vivenciadas nos diversos ensinos clínicos; Refletir sobre a forma como essas experiências conduziram ao desenvolvimento de Competências Comuns e Específicas na área de especialização e Competências inerentes ao grau de Mestre; Refletir, à luz dos resultados obtidos, sobre o contributo do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prevenção dos maus-tratos infantis, em contexto de Cuidados de Saúde Primários. A metodologia utilizada para a elaboração do relatório será essencialmente crítica- reflexiva e descritiva, tendo sido redigido de acordo com as orientações para elaboração de trabalhos académicos da Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny. Para a seleção da temática considerou-se a responsabilidade ética e deontológica dos enfermeiros na defesa dos direitos humanos básicos, assim como as competências específicas, no âmbito do reconhecimento e intervenção nos fatores que podem incorrer em desvios ao desenvolvimento infanto-juvenil normal. Com este relatório pretendeu-se ainda contribuir para a investigação em enfermagem, no âmbito da área temática selecionada, através da realização de uma revisão integrativa de literatura. Esta foi redigida em formato de artigo para publicação, tendo sido realizada por meio de levantamento bibliográfico, durante o mês de junho de 2023. A amostra foi constituída por oito artigos científicos, disponíveis nas bases de dados: CINAHL, MEDLINE, & Allied Health Collection, selecionados através de critérios de inclusão e exclusão criteriosamente definidos. Os resultados obtidos apontam para a responsabilidade do Enfermeiro Especialista, no âmbito dos cuidados de saúde primários, para a implementação de ações promotoras de educação para a saúde, promovendo a Parentalidade Positiva como estratégia preventiva dos maus-tratos infantis.