ESESJC - Mestrado em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica - Relatórios/Dissertações/Projetos
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- Capacitação dos pais para a promoção da autoestima dos adolescentes: Intervenção do enfermeiro especialista de saúde infantil e pediátricaPublication . Eduarda Maciel Moura; Oliveira, Maria de Lourdes de Magalhães; de Meneses, Tânia Cristina VasconcelosO presente relatório pretende incorporar todo processo formativo a partir de uma análise crítico-reflexiva, para a aquisição e desenvolvimento de Competências Comuns, Específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre, do 2º curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria. A temática deste relatório centra-se na capacitação dos pais para o aumento da autoestima dos adolescentes, com base na Teoria das Transições de Afaf Meleis, na Parceria de Cuidados de Anne Casey e no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, para fundamentar e identificar os contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Os objetivos que se pretende atingir são: Demonstrar conhecimentos e competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica ao longo dos diferentes contextos de ensino clínico; Descrever as abordagens promotoras da capacitação dos pais para a promoção da autoestima encontradas na literatura científica, que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica poderá implementar nos cuidados de saúde primários e diferenciados. No processo formativo saliento a prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família com vista a uma transição saudável, onde a saúde e o bem-estar são resultado do trabalho desenvolvido. A parceria de cuidados estabelecida com a díade, permitiu também reconhecer o contributo dos pais na promoção da autoestima dos filhos, capacitando-os com conhecimentos e competências, para identificarem os fatores de risco na formação da autoestima e responder adequadamente às suas necessidades específicas com práticas parentais positivas. Privilegiou-se uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva apoiada na revisão de literatura de referência e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios, conduzindo a uma intervenção holística do cuidar, direcionada para a criança/jovem e família, fundamentada numa revisão integrativa da literatura em artigos, livros, trabalhos académicos, motor de pesquisa google académico e bases de dados científicos (EBSCO, RCAAP, Pubmed, Scielo, Researchgate e UpToDate).
- Competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: Impacto da doença crónica nos irmãos saudáveisPublication . Castanha, Cátia Patrícia Freitas; Marques, Goreti Filipa SantosO presente relatório pretende integrar todo processo formativo a partir de uma análise crítico-reflexiva, para a aquisição e desenvolvimento de Competências Comuns, Específicas de Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre, do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em colaboração com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria. A temática deste relatório centra-se no Impacto da doença crónica nos irmãos saudáveis, com base na Teoria das Transições de Afaf Meleis e na Parceria de Cuidados de Anne Casey, para fundamentar e identificar os contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Os objetivos que se pretende atingir são: demonstrar conhecimentos e competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica ao longo dos diferentes contextos de estágio; analisar a produção científica para identificar as intervenções especializadas que possam ser implementadas para minimizar o impacto da doença crónica nos irmãos saudáveis. No processo formativo salienta-se a prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família com vista a uma transição saudável, onde a saúde e o bem-estar são resultados do trabalho desenvolvido. A parceria de cuidados estabelecida com a díade permitiu também reconhecer o contributo dos pais no impacto da doença crónica na criança, capacitando-os com conhecimentos e competências, para identificarem os fatores de risco nos irmãos saudáveis e responderem adequadamente às suas necessidades. Privilegiou-se uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva sustentada na revisão de literatura de referência e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios, seguindo-se uma explanação sobre a pertinência da temática em estudo, fundamentada numa revisão integrativa da literatura e, posteriormente, propostas para a prática clínica, conduzindo a uma intervenção holística do cuidar, direcionada para a criança e família.
- Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um olhar sobre a promoção do sono no lactentePublication . Dias, Vanessa Patrícia Gouveia; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasO presente relatório integrado no Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, tem como objetivo apresentar o percurso de aquisição e desenvolvimento de Competências de Mestre em Enfermagem, de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, nos diversos contextos de prática clínica. A metodologia adotada é a descritiva e crítico-reflexiva, sobre o processo de aprendizagem, fundamentado por evidência científica e por referenciais teóricos. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica tem uma responsabilidade na equipa de saúde, no que concerne à promoção do sono seguro do lactente. A temática do sono infantil ganhou relevância, pelo impacto que tem na parentalidade e por ser alvo de preocupação por parte dos pais. Assim, promover hábitos de sono saudáveis e seguros foi uma das intervenções transversais aos diferentes contextos de assistência à criança e à família. A sua concretização requer conhecimentos, informados pela evidência científica, para promover cuidados de enfermagem de qualidade, adequados e seguros. Porém, existem múltiplas estratégias, que ao carecerem de evidência científica e de sistematização, poderão comprometer as boas práticas. Com o intuito de identificar e sintetizar a evidência científica existente sobre as estratégias de promoção do sono do lactente, no primeiro ano de vida, foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura. O estudo conduziu à identificação de sete estratégias que visam promover o sono saudável e seguro em lactentes. Com base nos resultados, foi delineada uma proposta de intervenção sobre a promoção do sono do lactente.
- Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Empowerment parental sobre o toque no lactentePublication . Figueira, Ana Luísa da Silva; Oliveira, Maria de Lourdes de MagalhãesO toque é uma forma de comunicação não verbal e de apoio quando as palavras são insuficientes. No lactente relaciona-se com o neurodesenvolvimento e com a promoção da parentalidade, duas áreas centrais da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. É função do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica investir na promoção do empowerment dos pais neste domínio. O interesse por esta temática surge da constatação da insegurança manifestada pelos pais, aliada à pouca uniformização nos cuidados. Torna-se necessário consolidar conhecimentos científicos sobre as abordagens ao toque parental existentes, de modo a contribuir para a promoção do empowerment dos pais sobre o toque, enquanto intervenção efetiva na prática clínica. Este relatório tem como intuito registar o percurso de aprendizagem nos variados contextos de ensino clínico, com vista à promoção do aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências Comuns, Específicas e de Mestre do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. É uma ferramenta decisiva na avaliação da aprendizagem, apoiando-se numa metodologia crítico-reflexiva e descritiva, com finalidade de obtenção do grau de Mestre. Encontra-se organizado em dois capítulos, o primeiro referente à descrição do processo de aquisição de competências e o segundo destinado à proposta para a prática clínica. Neste percurso foi conduzido um estudo de Revisão Integrativa da Literatura com o objetivo de identificar na literatura científica abordagens promotoras do toque parental em lactentes, que o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica poderá implementar nos contextos de cuidados de saúde primários e diferenciados. Assim, foram identificadas oito abordagens promotoras do toque parental, na sua maioria unimodais, porém, com um crescente interesse relativo às multimodais. Considero que foi um contributo essencial à minha formação, que se traduziu numa mais-valia a nível pessoal e profissional, culminando num olhar especializado para o bem-estar da criança, jovem e família.
- Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Parceria de Cuidados em NeonatologiaPublication . Camacho, Angelina Raquel Marques; Oliveira, Maria de Lourdes de MagalhãesNo âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde Santa Maria, elaborei o Relatório de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O relatório demonstra o percurso realizado sob uma filosofia de cuidados centrados na família, e culminou na aquisição das competências de mestre, nas comuns do Enfermeiro Especialista e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este relato revela a minha dedicação especial na neonatologia. As vivências dos recém-nascidos e pais são influenciadas pela prestação de cuidados do enfermeiro. O enfermeiro especialista detém um papel preponderante, com o potencial de motivar para a competência parental e desenvolvimento do recém-nascido. Ao longo das práticas clínicas, acoplado às experiências vividas junto das crianças e famílias, foi realizado um estudo contínuo sob uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, alicerçado na evidência científica. Como parte integrante, realizei um estudo de revisão integrativa da literatura: “Parceria de Cuidados entre pais e enfermeiros, em unidades de neonatologia: uma revisão integrativa da literatura”. A revisão integrativa da literatura teve como objetivo identificar os componentes inerentes à parceria de cuidados entre pais e enfermeiros, em unidades de neonatologia, e foram categorizados em três domínios: enfermagem, instituição e pais. Os resultados mostraram predominância sobre o domínio dos enfermeiros, na postura em relação aos pais e a si próprios, na capacidade de gestão, desenvolvimento pessoal e interpessoal. Agrupados os conhecimentos, apresentei uma proposta de intervenção para a prática. A parceria de cuidados entre pais e enfermeiros em neonatologia continua a ser um desafio para os profissionais. Conhecer os seus componentes permite potenciar o sucesso de uma relação benéfica para todos os intervenientes, em especial o neonato.
- Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Estratégias educativas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascidoPublication . Vieira, Eduarda Sofia Abreu; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny em parceria com a Escola Superior Saúde Santa Maria, surge o relatório intitulado “Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Estratégias educativas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido”, cujos objetivos são descrever o percurso formativo desenvolvido ao longo da prática de cuidados à criança, jovem e família, analisar as atividades realizadas à luz da evidência científica, refletir o processo de formação na aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista e de mestre, e analisar a literatura sobre as intervenções educativas utilizadas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido. Atingir a especialização em enfermagem encerra responsabilidades acrescidas que devem estar presentes na prática diária do enfermeiro, em prol da excelência da profissão. Quando da busca da mestria se trata, o processo formativo pessoal e profissional ganha dimensão, já que a intervenção é mais específic a e restrit a . Focar a intervenção de enfermagem n o cuidado infantojuvenil , nas situações de saúde/doença, em função dos contextos biopsicossociais, obriga à aquisição de competências, descritas em regulamentos próprios, que se devem refletir na prática clínica . Uma vez que o desenvolvimento profissional também se espelha na construção d e conhecimento, inclui se uma revisão integrativa de literatura com enfoque no empoderamento parental para cuidar do recém nascido. A literatura mais recente dita ser premente valorizar o recém nascido e as suas necessidades biopsicossociais . Através de um trabalho dedicado junto dos pais, centrado na criança e por intermédio de educação em saúde nos períodos pré e pós natal, é possível que se promova o bem estar integral do recém nascido . A inda que se ambicione a sua autonomia, é fulcral que o enfermeiro mantenha a relação terapêutica com os pais , representa ndo um recurso sempre válido no cuidado integrado à família .
- Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: Capacitação parental no cuidar do lactente com febrePublication . Abreu, Lucrécia José Silva; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasO Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, no domínio de intervenção, possui inúmeras competências comuns, específicas e de Mestre, continuamente, adquiridas e desenvolvidas, nos distintos contextos da prática clínica. À luz de uma visão crítico-reflexiva e fundamentadas em evidência científica, foram descritas e analisadas as atividades e experiências vivenciadas que contribuíram para a consecução de tais competências. Aquando da prestação de cuidados, transversal aos vários contextos, identificou-se uma inquietação dos pais/cuidadores relativa ao lactente com febre. Na qualidade de futura especialista, motivou a necessidade de aprofundar conhecimentos para uma intervenção adequada. A febre constitui um motivo de grande preocupação e os pais/cuidadores com medo ou desconhecimento, de forma excessiva, recorrem aos recursos disponíveis, frequentemente, saturando-os. No decorrer da intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, há todo um processo de capacitação, importa prover o cuidador dos conhecimentos adequados, valores de referência, locais de avaliação, terapêutica a instituir, bem como os sinais de alarme que, efetivamente, motivem observação médica. Nos distintos contextos da prática, atendendo à proximidade com o lactente/família e às suas competências específicas para a capacitar, possui uma intervenção basilar, na gestão do quadro febril. Naturalmente, sem descurar a primordialidade dos Cuidados Centrados na Família e o papel, igualmente, preponderante da Parceria de Cuidados. No âmbito da capacitação parental, objetivando o aprofundar de conhecimentos, competências e intervenções, desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura, antevendo a transposição para a Prática Baseada em Evidências. Neste sentido, identificaram-se as intervenções educativas, passíveis de implementação pelo Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, nos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares, com o intuito de capacitar os pais/cuidadores no cuidar do lactente com febre. Deste modo, em ambos os contextos, salienta-se a categorização definida, desde o formato em papel, digital até à comunicação verbal direta.
- Desenvolvimento de Competências de Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica: Capacitação Parental para a Diversificação AlimentarPublication . Assunção, Tânia Maria Fernandes; Fernandes, Sandra Rita PereiraEste relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria-Porto, sendo que este, assim como a sua discussão pública, visam a obtenção do grau de Mestre. Pretende: refletir no desenvolvimento de competências de Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; demonstrar conhecimento e competências inerentes à metodologia do relatório final; evidenciar capacidade de recolha, reflexão e de análise crítica da literatura; revelar rigor científico e respeito pela ética; demonstrar capacidade eficaz de comunicação do desenvolvimento das competências na área de especialização. Compõe-se por dois capítulos centrais. O primeiro, refere-se à análise reflexiva das competências adquiridas, destacando a análise, reflexão e discussão do progresso experimentado, enfatizando as competências adquiridas (comuns de Enfermeiro Especialista, específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre). Já o segundo capítulo, apresenta uma scoping review sobre o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na capacitação parental para a diversificação alimentar, mapeando e escrutinando amplamente a literatura e, evidenciando competências de investigação e de análise crítica. Este termina com uma proposta de projeto de intervenção em enfermagem, apresentando um plano para a aplicação dos insights obtidos na revisão, visando a sua implementação futura, demonstrando capacidade de utilizar as evidências científicas para transformar práticas capazes de aperfeiçoar os cuidados às crianças e suas famílias, melhorando o desenvolvimento infantil. No relatório destaca-se o desenvolvimento de competências comuns do Enfermeiro Especialista, as específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, para além das de mestre. O estudo efetuado investiga minuciosamente o papel do enfermeiro especializado na área referida na diversificação alimentar, apresentando evidências e aplicando-as na prática.
- Desenvolvimento de Competências de Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica: Controlo da dor e medo face à vacinação com Realidade VirtualPublication . Costa, Laura Carolina Moura; Fernandes, Sandra Rita Pereira; Lourenço, Tânia Marlene GonçalvesNeste relatório, explora-se o desenvolvimento das competências de Mestre, das competências comuns dos Enfermeiros Especialistas e das específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica, e, investigou-se a eficácia da Realidade Virtual (RV) no medo e na dor em crianças, durante o processo de vacinação. O primeiro capítulo utiliza uma metodologia crítica e reflexiva, relatando a análise minuciosa do percurso ao longo das práticas clínicas, oferecendo uma visão aprofundada do desenvolvimento contínuo das competências de mestre, comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica e como essas competências são adquiridas e aprimoradas ao longo do tempo. Incluindo a capacidade estabelecer comunicações sensíveis e eficazes com crianças e suas famílias, personalizar cuidados especializados, desenvolvimento de competências de recolha, reflexão e análise crítica da literatura. O segundo capítulo surge para a verificar a eficácia da RV na diminuição da dor e medo, em crianças entre 4 e os 11 anos, durante a vacinação, realizou-se um estudo de abordagem quantitativa, prospetivo e quase-experimental. A amostra foi constituída por 60 crianças distribuídas por dois grupos (grupo de intervenção e grupo controlo). O estudo foi realizado em três centro de saúde do Funchal, entre maio e setembro de 2023. Foi possível testar a eficácia da RV na redução do medo das crianças durante vacinação (p=0,039), não sendo possível testar a sua eficácia na redução da dor (p=0,208). A maioria dos participantes (crianças, acompanhantes e enfermeiros) recomendou o seu uso. Este relatório contribuiu para o a aquisição de competências, conduzindo ao aprimoramento da prática de enfermagem pediátrica e desenvolvimento pessoal, fornecendo uma compreensão do desenvolvimento das competências essenciais e explorando o potencial da RV como uma ferramenta que poderá melhorar a experiência de vacinação das crianças. Esperando que os resultados tenham implicações significativas para a qualidade dos cuidados de saúde infantil.
- Desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: promoção da esperança no suporte à parentalidadePublication . Neves, Cátia José Silva; Fernandes, Sandra Rita PereiraO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e tem como desígnios retratar o processo de aprendizagem, concretizado no decurso dos diversos ensinos clínicos, e refletir sobre a aquisição e desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, e das competências de Mestre. No primeiro capítulo, alicerçado numa metodologia descritiva e crítico-reflexiva, demonstra-se que as competências comuns do Enfermeiro Especialista foram desenvolvidas nos quatro domínios, primando-se pela responsabilidade profissional, ética e legal, pelo aperfeiçoamento das aprendizagens profissionais e da gestão dos cuidados, e pela melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Demonstra-se ainda, através de uma abordagem holística e culturalmente sensível, o desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, assistindo a criança/jovem e família na maximização da sua saúde, cuidando deste binómio nas situações de especial complexidade, e prestando cuidados em resposta às necessidades do ciclo vital da criança/jovem, potencializando o crescimento e o desenvolvimento. Considerando a abrangência da intervenção na criança/jovem e família, recorreu-se a diversas Teorias e Modelos de Enfermagem, com o intuito de assegurar a qualidade dos cuidados. Este percurso académico contribuiu grandemente para o crescimento pessoal e profissional. No segundo capítulo, salienta-se as competências de Mestre, desenvolvidas através de uma revisão scoping, com recurso à metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Esta revisão possibilitou o mapeamento das intervenções de enfermagem promotoras de esperança parental na prematuridade, desde o Pré-natal, à Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e aos Cuidados de Saúde Primários, sendo categorizadas em dez temáticas: Relação Terapêutica, com a subcategoria Comunicação; Cuidados Centrados na Família; Gestão da Incerteza; Objetivos/Metas; Vinculação; Empoderamento Parental; Crescimento e Desenvolvimento; Espiritualidade; Mensagens Positivas; e Grupos de Apoio/Suporte. A interligação destas intervenções com o Modelo Multidimensional de Esperança de Dufault e Martocchio assiste o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica a ser uma fonte de esperança, auxiliando os pais a encontrar significado no sofrimento e a transcender o impacto das circunstâncias espiritualmente devastadoras associadas à prematuridade.