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Capacitação dos pais para a promoção da autoestima dos adolescentes: Intervenção do enfermeiro especialista de saúde infantil e pediátrica

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O presente relatório pretende incorporar todo processo formativo a partir de uma análise crítico-reflexiva, para a aquisição e desenvolvimento de Competências Comuns, Específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre, do 2º curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria. A temática deste relatório centra-se na capacitação dos pais para o aumento da autoestima dos adolescentes, com base na Teoria das Transições de Afaf Meleis, na Parceria de Cuidados de Anne Casey e no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, para fundamentar e identificar os contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Os objetivos que se pretende atingir são: Demonstrar conhecimentos e competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica ao longo dos diferentes contextos de ensino clínico; Descrever as abordagens promotoras da capacitação dos pais para a promoção da autoestima encontradas na literatura científica, que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica poderá implementar nos cuidados de saúde primários e diferenciados. No processo formativo saliento a prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família com vista a uma transição saudável, onde a saúde e o bem-estar são resultado do trabalho desenvolvido. A parceria de cuidados estabelecida com a díade, permitiu também reconhecer o contributo dos pais na promoção da autoestima dos filhos, capacitando-os com conhecimentos e competências, para identificarem os fatores de risco na formação da autoestima e responder adequadamente às suas necessidades específicas com práticas parentais positivas. Privilegiou-se uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva apoiada na revisão de literatura de referência e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios, conduzindo a uma intervenção holística do cuidar, direcionada para a criança/jovem e família, fundamentada numa revisão integrativa da literatura em artigos, livros, trabalhos académicos, motor de pesquisa google académico e bases de dados científicos (EBSCO, RCAAP, Pubmed, Scielo, Researchgate e UpToDate).
This report intends to incorporate the entire training process based on a critical-reflexive analysis, for the acquisition and development of Common and Specific Competencies of the Specialist Child and Pediatric Health Nurse and Master's Degree, of the 2nd Master's course in Child and Paediatric Health Nursing and Paediatrics, from the Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, in partnership with the Escola Superior de Saúde de Santa Maria. The theme of this report focuses on empowering parents to increase adolescents' self-esteem, based on Afaf Meleis's Transitions Theory, Anne Casey's Care Partnership and Bronfenbrenner's Bioecological Model of Human Development, to substantiate and identify the contributions of the Nurse Specialist in Child and Paediatric Health Nursing. The objectives we intend to achieve are: Demonstrate knowledge and skills as a Nurse Specialist in Child and Paediatric Health Nursing throughout the different clinical teaching contexts; Describe the approaches that promote parental training to promote self-esteem in scientific literature, which the Nurse Specialist in Child and Paediatric Health Nursing can implement in primary and differentiated health care. In the training process, I emphasize the provision of specialized care to children/young people and families with a view to a healthy transition, where health and well-being are the result of the work carried out. The care partnership established with the dyad also made it possible to recognize the contribution of parents in promoting their children's self-esteem, providing them with knowledge and skills to identify risk factors in the formation of self-esteem and respond appropriately to their specific needs with practical practices. positive parenting. A descriptive, analytical, and reflective methodology was privileged, supported by a review of reference literature and activities developed throughout the internships, leading to a holistic care intervention, directed at the child/young person and family, based on an integrative review of the literature in articles, books, academic works, google scholar search engine and scientific databases (EBSCO, RCAAP, Pubmed, Scielo, Researchgate and UpToDate)

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Adolescente Enfermagem Pediátrica Autoestima Pais Parentalidade

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