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- A importância da TD e do uso dos ecrãs no âmbito do desenvolvimento pelo lazer nas dimensões física, mental e socialPublication . Costa, Mónica Teresa Marques da; Morais, Filipa Maria Paula Coelho Caldeira Canavarro de, 1973-Tecnologia Digital tem evoluído rapidamente e a adesão à mesma é global: 67% da população mundial possui um smartphone e 60% acede à internet através deste equipamento; 55% utiliza redes sociais (DataReportal, 2021). Em Portugal, a cobertura de 3G atinge 100% e cerca de 90% das residências têm acesso à internet. Entre os jovens, 64,5% usam o smartphone no âmbito do lazer, superando outras atividades recreativas (Gaspar et al., 2022). Perante este cenário, o presente estudo explora os impactos da utilização de Tecnologia Digital e do consequente Ambiente Digital no desenvolvimento físico, mental e social em adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos em diversos contextos onde ocorra tempo livre, independentemente de ocorrer em contexto escolar ou fora dele. Esta investigação recorre a uma metodologia mista que inclui a pesquisa bibliográfica, a recolha de dados qualitativos através de entrevista semiestruturada a especialistas na área em estudo e recolha de dados quantitativos através de inquéritos por questionário aplicados a uma amostra por conveniência para o teste das hipóteses em análise. Este estudo recorre à estatística descritiva e inferencial. O objetivo é qualificar o lazer através da utilização de digital e conhecer os seus impactos no desenvolvimento infantojuvenil, integrando as observações com os conceitos de Joffre Dumazedier, nomeadamente, as funções sociais do desenvolvimento pelo lazer. Da análise de conteúdo resultante das entrevistas a especialistas nas áreas em estudo, concluiu-se que há impactos negativos nas 3 dimensões de desenvolvimento e perdas de oportunidades para o desenvolvimento relativos à utilização de TD. Da análise de dados resultante dos inquéritos a profissionais nas áreas em estudo, concluiu-se que há impactos negativos no desenvolvimento de adolescentes dos 11 aos 16 anos relativos à utilização de TD.
- Literacia FinanceiraPublication . Lopes, Maria Carolina Vences; Oliveira,, MárciaA literacia financeira é uma competência essencial na sociedade moderna, sendo fundamental para a tomada de decisões financeiras informadas e eficazes. Este estudo tem como foco os alunos do Instituto Politécnico de Portalegre, avaliando o nível de conhecimento financeiro, identificando fragilidades e propondo intervenções educativas. A pesquisa abrange uma revisão da literatura sobre conceitos e impacto da literacia financeira, destacando a sua relevância económica e social. Além disso, analisa fatores como género, nível de escolaridade e comportamento financeiro, evidenciando como esses aspetos influenciam o bem-estar económico individual e coletivo. Os resultados apontam para a necessidade de iniciativas educacionais voltadas para o fortalecimento da literacia financeira no contexto académico, visando promovermaior estabilidade e segurança económica entre os jovens. Conclui-se que o aprimoramento da literacia financeira não é apenas benéfico para os indivíduos, mas essencial para o desenvolvimento económico sustentável da sociedade
- Cuidar da criança com paralisia cerebral e sua família: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e PediátricaPublication . Lúcia Isabel De Oliveira Ferreira; Oliveira, Maria de LourdesAo longo do meu percurso profissional vivenciei situações que suscitaram a necessidade de aprofundar conhecimentos no âmbito do cuidar da criança com doença crónica. A doença crónica na criança, nomeadamente com paralisia cerebral, gera impacto não só na vida da criança e dos pais, mas também na família alargada, desencadeando novas formas de vida, preocupações, desafios e desânimo no seu quotidiano. Esta nova experiência de olhar a vida constitui para as pessoas envolvidas, especialmente as mais próximas da criança, um misto de emoções: dúvidas, medo e anseios em relação ao futuro, exigindo uma atenção especial do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. O presente relatório tem como área temática “cuidar da criança com paralisia cerebral e família: intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica” e pretende traduzir o percurso realizado ao longo das experiências de ensino clínico, explicitando os objetivos definidos, as atividades desenvolvidas, bem como a aquisição e desenvolvimento das competências comuns, específicas e de mestre do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, constituindo, assim, uma ferramenta decisiva na avaliação da aprendizagem, apoiado numa metodologia descritiva crítico-reflexiva com a finalidade de obtenção do grau de mestre. A escolha do tema partiu da minha experiência profissional e vivência familiar. Neste percurso foi desenvolvido um estudo de Revisão Integrativa da Literatura com o objetivo de identificar na literatura científica o impacto da paralisia cerebral na criança e na família a nível dos domínios físico, social e cognitivo/emocional, considerando-o importante para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à criança e família. O relatório está estruturado em quatro capítulos, o primeiro contempla o quadro conceptual, o segundo aborda o desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, o terceiro refere-se ao estudo de revisão integrativa da literatura e no quarto apresenta-se uma proposta de intervenção para a prática clínica. Este trabalho constitui um contributo essencial para a prestação de cuidados especializados à criança, jovem e família, para a melhoria do meu desempenho profissional e continuidade da formação.
