Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-26"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Propostas de transformação da ocupação do solo para aumentar a resiliência a incêndios rurais no Concelho de MangualdePublication . Gouveia, Marco Paulo da Cruz; Gaspar, José de JesusO presente trabalho demonstra um estudo realizado e sua comparação quanto a paisagem do concelho de Mangualde e tem como finalidade a apresentação para a melhoria do uso e ocupação do solo, recorrendo a simulador de mapeamento e análise de comportamento de fogo.É apresentada uma proposta de alteração de uso do solo em locais estratégicos, com o intuito de tornar a paisagem de concelho mais resiliente aos incêndios e seu desenvolvimento, assim como a utilização do uso de Fogo Controlado, como ferramenta de gestão, sendo esta uma ferramenta de baixo custo.
- Desenvolvimento de Competências de Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica: Controlo da dor e medo face à vacinação com Realidade VirtualPublication . Costa, Laura Carolina Moura; Fernandes, Sandra Rita Pereira; Lourenço, Tânia Marlene GonçalvesNeste relatório, explora-se o desenvolvimento das competências de Mestre, das competências comuns dos Enfermeiros Especialistas e das específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica, e, investigou-se a eficácia da Realidade Virtual (RV) no medo e na dor em crianças, durante o processo de vacinação. O primeiro capítulo utiliza uma metodologia crítica e reflexiva, relatando a análise minuciosa do percurso ao longo das práticas clínicas, oferecendo uma visão aprofundada do desenvolvimento contínuo das competências de mestre, comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica e como essas competências são adquiridas e aprimoradas ao longo do tempo. Incluindo a capacidade estabelecer comunicações sensíveis e eficazes com crianças e suas famílias, personalizar cuidados especializados, desenvolvimento de competências de recolha, reflexão e análise crítica da literatura. O segundo capítulo surge para a verificar a eficácia da RV na diminuição da dor e medo, em crianças entre 4 e os 11 anos, durante a vacinação, realizou-se um estudo de abordagem quantitativa, prospetivo e quase-experimental. A amostra foi constituída por 60 crianças distribuídas por dois grupos (grupo de intervenção e grupo controlo). O estudo foi realizado em três centro de saúde do Funchal, entre maio e setembro de 2023. Foi possível testar a eficácia da RV na redução do medo das crianças durante vacinação (p=0,039), não sendo possível testar a sua eficácia na redução da dor (p=0,208). A maioria dos participantes (crianças, acompanhantes e enfermeiros) recomendou o seu uso. Este relatório contribuiu para o a aquisição de competências, conduzindo ao aprimoramento da prática de enfermagem pediátrica e desenvolvimento pessoal, fornecendo uma compreensão do desenvolvimento das competências essenciais e explorando o potencial da RV como uma ferramenta que poderá melhorar a experiência de vacinação das crianças. Esperando que os resultados tenham implicações significativas para a qualidade dos cuidados de saúde infantil.
- Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Parceria de Cuidados em NeonatologiaPublication . Camacho, Angelina Raquel Marques; Oliveira, Maria de Lourdes de MagalhãesNo âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde Santa Maria, elaborei o Relatório de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O relatório demonstra o percurso realizado sob uma filosofia de cuidados centrados na família, e culminou na aquisição das competências de mestre, nas comuns do Enfermeiro Especialista e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este relato revela a minha dedicação especial na neonatologia. As vivências dos recém-nascidos e pais são influenciadas pela prestação de cuidados do enfermeiro. O enfermeiro especialista detém um papel preponderante, com o potencial de motivar para a competência parental e desenvolvimento do recém-nascido. Ao longo das práticas clínicas, acoplado às experiências vividas junto das crianças e famílias, foi realizado um estudo contínuo sob uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, alicerçado na evidência científica. Como parte integrante, realizei um estudo de revisão integrativa da literatura: “Parceria de Cuidados entre pais e enfermeiros, em unidades de neonatologia: uma revisão integrativa da literatura”. A revisão integrativa da literatura teve como objetivo identificar os componentes inerentes à parceria de cuidados entre pais e enfermeiros, em unidades de neonatologia, e foram categorizados em três domínios: enfermagem, instituição e pais. Os resultados mostraram predominância sobre o domínio dos enfermeiros, na postura em relação aos pais e a si próprios, na capacidade de gestão, desenvolvimento pessoal e interpessoal. Agrupados os conhecimentos, apresentei uma proposta de intervenção para a prática. A parceria de cuidados entre pais e enfermeiros em neonatologia continua a ser um desafio para os profissionais. Conhecer os seus componentes permite potenciar o sucesso de uma relação benéfica para todos os intervenientes, em especial o neonato.
- A perceção dos professores de educação física em relação às competências motoras dos alunos do ensino secundárioPublication . Benzinho, Matilde; Flôres, FábioO trabalho seguinte reflete uma análise integral do estágio realizado na área de EF. Primeiramente, na Área I é descrito e detalhado o local onde a estagiária realizou a PES, englobando a instituição e as turmas incluídas. Em seguida, na Área II, são detalhados os procedimentos utilizados que planeamento foi adotado e as estratégias utlizadas, no processo de ensino de EF. São apresentadas as estratégias e abordagens pedagógicas, como também as avaliações periódicas, descrevendo os critérios e métodos aplicados, bem como os resultados obtidos. Na Área III inclui-se a modalidade de Desporto Escolar abordada pela professora estagiária, destacando os objetivos gerais e específicos dos mesmos. Por seu turno, a Área IV reporta à componente de investigação, na qual se expõe a perceção dos professores de EF em relação às competências motoras dos alunos, do Ensino Secundário. Os resultados observados mostraram existir discrepâncias em relação à Competência Motora Percebida dos professores de Educação Física e a Competência Motora real dos alunos.
- Validade da versão portuguesa da therapeutic realizations scale-revised ( TRS-R)Publication . Martins, Cátia; Barbosa, MiguelAs perceções terapêuticas são importantes na medida em que contribuem para a compreensão da forma como a mudança ocorre em psicoterapia, estando positivamente relacionadas com resultado da mesma. Objetivo: Este estudo tem como objetivo traduzir e validar a versão portuguesa da Therapeutic Realizations Scale-Revised (TRS-R). Método: A amostra foi constituída por 84 participantes que frequentam consultas de psicologia ou psicoterapia em Portugal. Que preencheram o TRS-R, que avalia as perceções dos clientes em relação à psicoterapia através de 17 itens de autorresposta. Bem como um questionário sociodemográfico. A idade média de 35.6 anos, com nacionalidade portuguesa e maioritariamente do sexo feminino (76.2%). Através da análise fatorial exploratória (AFE), com rotação Varimax forçou-se a extração de quatro fatores, que explicam 62.30% da variância total. O teste dos itens abrangidos em quatro fatores foi realizado através da análise fatorial confirmatória, e demonstra um bom ajustamento (CFI =.716, GFI = .771). O TRS-R apresenta uma boa consistência interna em 1 dos seus fatores (valores superiores a 0,70), sendo que os restantes se aproximam desse valor. Conclusão: A versão portuguesa da Escala de Perceções Terapêuticas-Revista demonstra propriedades psicométricas semelhantes às da versão original e que pode ser utilizada em investigação.
- Desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: promoção da esperança no suporte à parentalidadePublication . Neves, Cátia José Silva; Fernandes, Sandra Rita PereiraO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e tem como desígnios retratar o processo de aprendizagem, concretizado no decurso dos diversos ensinos clínicos, e refletir sobre a aquisição e desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, e das competências de Mestre. No primeiro capítulo, alicerçado numa metodologia descritiva e crítico-reflexiva, demonstra-se que as competências comuns do Enfermeiro Especialista foram desenvolvidas nos quatro domínios, primando-se pela responsabilidade profissional, ética e legal, pelo aperfeiçoamento das aprendizagens profissionais e da gestão dos cuidados, e pela melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Demonstra-se ainda, através de uma abordagem holística e culturalmente sensível, o desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, assistindo a criança/jovem e família na maximização da sua saúde, cuidando deste binómio nas situações de especial complexidade, e prestando cuidados em resposta às necessidades do ciclo vital da criança/jovem, potencializando o crescimento e o desenvolvimento. Considerando a abrangência da intervenção na criança/jovem e família, recorreu-se a diversas Teorias e Modelos de Enfermagem, com o intuito de assegurar a qualidade dos cuidados. Este percurso académico contribuiu grandemente para o crescimento pessoal e profissional. No segundo capítulo, salienta-se as competências de Mestre, desenvolvidas através de uma revisão scoping, com recurso à metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Esta revisão possibilitou o mapeamento das intervenções de enfermagem promotoras de esperança parental na prematuridade, desde o Pré-natal, à Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e aos Cuidados de Saúde Primários, sendo categorizadas em dez temáticas: Relação Terapêutica, com a subcategoria Comunicação; Cuidados Centrados na Família; Gestão da Incerteza; Objetivos/Metas; Vinculação; Empoderamento Parental; Crescimento e Desenvolvimento; Espiritualidade; Mensagens Positivas; e Grupos de Apoio/Suporte. A interligação destas intervenções com o Modelo Multidimensional de Esperança de Dufault e Martocchio assiste o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica a ser uma fonte de esperança, auxiliando os pais a encontrar significado no sofrimento e a transcender o impacto das circunstâncias espiritualmente devastadoras associadas à prematuridade.
- A importância do Design de Identidade Digital no reconhecimento de uma marca internacional.Publication . de Vasconcellos Rocha, Catarina Perestrello; Raposo, Daniel; Barradas, VeraNo âmbito desta investigação pretende-se perceber qual o papel e a importância do design de identidade digital para o reconhecimento de uma marca internacional, tendo como caso de estudo a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Este relatório de estágio é constituído por duas partes, sendo a primeira a investigação. Nesta parte está presente a introdução do trabalho, o estado da arte, onde se abordam temas como o design de identidade visual, a comunicação de marca, o enquadramento da Jornada Mundial da Juventude. Ainda se explica a metodologia utilizada na investigação, o estudo de casos e as conclusões. A metodologia utilizada é uma metodologia mista, recorrendo ao estudo de casos, a um inquérito por questionário e realizando duas entrevistas. Os casos de estudo analisados são, a Jornada de Lisboa e as quatro Jornadas realizadas antes desta - metodologia qualitativa; o inquérito é dirigido a voluntários e peregrinos da JMJ de Lisboa (utiliza-se uma metodologia quantitativa e qualitativa) e, por último, nas duas entrevistas realizadas, igualmente no contexto da JMJ Lisboa 2023, é também utilizada metodologia mista. Na segunda parte deste relatório é apresentado o portfólio de estágio, onde a aluna expõe o trabalho realizado neste âmbito, com pequenos resumos explicando cada projeto. Pretende-se realizar projetos e campanhas de forma a compreender os seus resultados a nível internacional. Os resultados obtidos, no fim desta investigação, constatam que as Jornadas Mundiais da Juventude utilizam bastante as plataformas digitais, como meio para chegar a um público-alvo bastante internacional. Entende- se que o design de identidade digital, nestas plataformas, permite um reconhecimento global da marca e que a maioria das pessoas concorda que este é importante para o alcance global da marca.