ESESJC - Mestrado em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica - Relatórios/Dissertações/Projetos
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- Processo de aquisição de competências de enfermeiro especialista e mestre em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Prevenção dos maus-tratos infantis em contexto de cuidados de saúde primáriosPublication . Pereira, Cláudia Sofia Gonçalves Abreu; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, elaborou-se este relatório, como documento de avaliação para a obtenção do grau de Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Foram definidos como principais objetivos deste trabalho: Descrever algumas das experiências vivenciadas nos diversos ensinos clínicos; Refletir sobre a forma como essas experiências conduziram ao desenvolvimento de Competências Comuns e Específicas na área de especialização e Competências inerentes ao grau de Mestre; Refletir, à luz dos resultados obtidos, sobre o contributo do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prevenção dos maus-tratos infantis, em contexto de Cuidados de Saúde Primários. A metodologia utilizada para a elaboração do relatório será essencialmente crítica- reflexiva e descritiva, tendo sido redigido de acordo com as orientações para elaboração de trabalhos académicos da Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny. Para a seleção da temática considerou-se a responsabilidade ética e deontológica dos enfermeiros na defesa dos direitos humanos básicos, assim como as competências específicas, no âmbito do reconhecimento e intervenção nos fatores que podem incorrer em desvios ao desenvolvimento infanto-juvenil normal. Com este relatório pretendeu-se ainda contribuir para a investigação em enfermagem, no âmbito da área temática selecionada, através da realização de uma revisão integrativa de literatura. Esta foi redigida em formato de artigo para publicação, tendo sido realizada por meio de levantamento bibliográfico, durante o mês de junho de 2023. A amostra foi constituída por oito artigos científicos, disponíveis nas bases de dados: CINAHL, MEDLINE, & Allied Health Collection, selecionados através de critérios de inclusão e exclusão criteriosamente definidos. Os resultados obtidos apontam para a responsabilidade do Enfermeiro Especialista, no âmbito dos cuidados de saúde primários, para a implementação de ações promotoras de educação para a saúde, promovendo a Parentalidade Positiva como estratégia preventiva dos maus-tratos infantis.
- Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um olhar sobre a promoção do sono no lactentePublication . Dias, Vanessa Patrícia Gouveia; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasO presente relatório integrado no Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, tem como objetivo apresentar o percurso de aquisição e desenvolvimento de Competências de Mestre em Enfermagem, de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, nos diversos contextos de prática clínica. A metodologia adotada é a descritiva e crítico-reflexiva, sobre o processo de aprendizagem, fundamentado por evidência científica e por referenciais teóricos. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica tem uma responsabilidade na equipa de saúde, no que concerne à promoção do sono seguro do lactente. A temática do sono infantil ganhou relevância, pelo impacto que tem na parentalidade e por ser alvo de preocupação por parte dos pais. Assim, promover hábitos de sono saudáveis e seguros foi uma das intervenções transversais aos diferentes contextos de assistência à criança e à família. A sua concretização requer conhecimentos, informados pela evidência científica, para promover cuidados de enfermagem de qualidade, adequados e seguros. Porém, existem múltiplas estratégias, que ao carecerem de evidência científica e de sistematização, poderão comprometer as boas práticas. Com o intuito de identificar e sintetizar a evidência científica existente sobre as estratégias de promoção do sono do lactente, no primeiro ano de vida, foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura. O estudo conduziu à identificação de sete estratégias que visam promover o sono saudável e seguro em lactentes. Com base nos resultados, foi delineada uma proposta de intervenção sobre a promoção do sono do lactente.
- Desenvolvimento de Competências de Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica: Capacitação Parental para a Diversificação AlimentarPublication . Assunção, Tânia Maria Fernandes; Fernandes, Sandra Rita PereiraEste relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria-Porto, sendo que este, assim como a sua discussão pública, visam a obtenção do grau de Mestre. Pretende: refletir no desenvolvimento de competências de Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; demonstrar conhecimento e competências inerentes à metodologia do relatório final; evidenciar capacidade de recolha, reflexão e de análise crítica da literatura; revelar rigor científico e respeito pela ética; demonstrar capacidade eficaz de comunicação do desenvolvimento das competências na área de especialização. Compõe-se por dois capítulos centrais. O primeiro, refere-se à análise reflexiva das competências adquiridas, destacando a análise, reflexão e discussão do progresso experimentado, enfatizando as competências adquiridas (comuns de Enfermeiro Especialista, específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre). Já o segundo capítulo, apresenta uma scoping review sobre o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na capacitação parental para a diversificação alimentar, mapeando e escrutinando amplamente a literatura e, evidenciando competências de investigação e de análise crítica. Este termina com uma proposta de projeto de intervenção em enfermagem, apresentando um plano para a aplicação dos insights obtidos na revisão, visando a sua implementação futura, demonstrando capacidade de utilizar as evidências científicas para transformar práticas capazes de aperfeiçoar os cuidados às crianças e suas famílias, melhorando o desenvolvimento infantil. No relatório destaca-se o desenvolvimento de competências comuns do Enfermeiro Especialista, as específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, para além das de mestre. O estudo efetuado investiga minuciosamente o papel do enfermeiro especializado na área referida na diversificação alimentar, apresentando evidências e aplicando-as na prática.
- Desenvolvimento de Competências de Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica: Controlo da dor e medo face à vacinação com Realidade VirtualPublication . Costa, Laura Carolina Moura; Fernandes, Sandra Rita Pereira; Lourenço, Tânia Marlene GonçalvesNeste relatório, explora-se o desenvolvimento das competências de Mestre, das competências comuns dos Enfermeiros Especialistas e das específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica, e, investigou-se a eficácia da Realidade Virtual (RV) no medo e na dor em crianças, durante o processo de vacinação. O primeiro capítulo utiliza uma metodologia crítica e reflexiva, relatando a análise minuciosa do percurso ao longo das práticas clínicas, oferecendo uma visão aprofundada do desenvolvimento contínuo das competências de mestre, comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica e como essas competências são adquiridas e aprimoradas ao longo do tempo. Incluindo a capacidade estabelecer comunicações sensíveis e eficazes com crianças e suas famílias, personalizar cuidados especializados, desenvolvimento de competências de recolha, reflexão e análise crítica da literatura. O segundo capítulo surge para a verificar a eficácia da RV na diminuição da dor e medo, em crianças entre 4 e os 11 anos, durante a vacinação, realizou-se um estudo de abordagem quantitativa, prospetivo e quase-experimental. A amostra foi constituída por 60 crianças distribuídas por dois grupos (grupo de intervenção e grupo controlo). O estudo foi realizado em três centro de saúde do Funchal, entre maio e setembro de 2023. Foi possível testar a eficácia da RV na redução do medo das crianças durante vacinação (p=0,039), não sendo possível testar a sua eficácia na redução da dor (p=0,208). A maioria dos participantes (crianças, acompanhantes e enfermeiros) recomendou o seu uso. Este relatório contribuiu para o a aquisição de competências, conduzindo ao aprimoramento da prática de enfermagem pediátrica e desenvolvimento pessoal, fornecendo uma compreensão do desenvolvimento das competências essenciais e explorando o potencial da RV como uma ferramenta que poderá melhorar a experiência de vacinação das crianças. Esperando que os resultados tenham implicações significativas para a qualidade dos cuidados de saúde infantil.
- Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Parceria de Cuidados em NeonatologiaPublication . Camacho, Angelina Raquel Marques; Oliveira, Maria de Lourdes de MagalhãesNo âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde Santa Maria, elaborei o Relatório de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O relatório demonstra o percurso realizado sob uma filosofia de cuidados centrados na família, e culminou na aquisição das competências de mestre, nas comuns do Enfermeiro Especialista e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este relato revela a minha dedicação especial na neonatologia. As vivências dos recém-nascidos e pais são influenciadas pela prestação de cuidados do enfermeiro. O enfermeiro especialista detém um papel preponderante, com o potencial de motivar para a competência parental e desenvolvimento do recém-nascido. Ao longo das práticas clínicas, acoplado às experiências vividas junto das crianças e famílias, foi realizado um estudo contínuo sob uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, alicerçado na evidência científica. Como parte integrante, realizei um estudo de revisão integrativa da literatura: “Parceria de Cuidados entre pais e enfermeiros, em unidades de neonatologia: uma revisão integrativa da literatura”. A revisão integrativa da literatura teve como objetivo identificar os componentes inerentes à parceria de cuidados entre pais e enfermeiros, em unidades de neonatologia, e foram categorizados em três domínios: enfermagem, instituição e pais. Os resultados mostraram predominância sobre o domínio dos enfermeiros, na postura em relação aos pais e a si próprios, na capacidade de gestão, desenvolvimento pessoal e interpessoal. Agrupados os conhecimentos, apresentei uma proposta de intervenção para a prática. A parceria de cuidados entre pais e enfermeiros em neonatologia continua a ser um desafio para os profissionais. Conhecer os seus componentes permite potenciar o sucesso de uma relação benéfica para todos os intervenientes, em especial o neonato.
- Desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: promoção da esperança no suporte à parentalidadePublication . Neves, Cátia José Silva; Fernandes, Sandra Rita PereiraO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e tem como desígnios retratar o processo de aprendizagem, concretizado no decurso dos diversos ensinos clínicos, e refletir sobre a aquisição e desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, e das competências de Mestre. No primeiro capítulo, alicerçado numa metodologia descritiva e crítico-reflexiva, demonstra-se que as competências comuns do Enfermeiro Especialista foram desenvolvidas nos quatro domínios, primando-se pela responsabilidade profissional, ética e legal, pelo aperfeiçoamento das aprendizagens profissionais e da gestão dos cuidados, e pela melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Demonstra-se ainda, através de uma abordagem holística e culturalmente sensível, o desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, assistindo a criança/jovem e família na maximização da sua saúde, cuidando deste binómio nas situações de especial complexidade, e prestando cuidados em resposta às necessidades do ciclo vital da criança/jovem, potencializando o crescimento e o desenvolvimento. Considerando a abrangência da intervenção na criança/jovem e família, recorreu-se a diversas Teorias e Modelos de Enfermagem, com o intuito de assegurar a qualidade dos cuidados. Este percurso académico contribuiu grandemente para o crescimento pessoal e profissional. No segundo capítulo, salienta-se as competências de Mestre, desenvolvidas através de uma revisão scoping, com recurso à metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Esta revisão possibilitou o mapeamento das intervenções de enfermagem promotoras de esperança parental na prematuridade, desde o Pré-natal, à Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e aos Cuidados de Saúde Primários, sendo categorizadas em dez temáticas: Relação Terapêutica, com a subcategoria Comunicação; Cuidados Centrados na Família; Gestão da Incerteza; Objetivos/Metas; Vinculação; Empoderamento Parental; Crescimento e Desenvolvimento; Espiritualidade; Mensagens Positivas; e Grupos de Apoio/Suporte. A interligação destas intervenções com o Modelo Multidimensional de Esperança de Dufault e Martocchio assiste o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica a ser uma fonte de esperança, auxiliando os pais a encontrar significado no sofrimento e a transcender o impacto das circunstâncias espiritualmente devastadoras associadas à prematuridade.
- Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Empowerment parental sobre o toque no lactentePublication . Figueira, Ana Luísa da Silva; Oliveira, Maria de Lourdes de MagalhãesO toque é uma forma de comunicação não verbal e de apoio quando as palavras são insuficientes. No lactente relaciona-se com o neurodesenvolvimento e com a promoção da parentalidade, duas áreas centrais da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. É função do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica investir na promoção do empowerment dos pais neste domínio. O interesse por esta temática surge da constatação da insegurança manifestada pelos pais, aliada à pouca uniformização nos cuidados. Torna-se necessário consolidar conhecimentos científicos sobre as abordagens ao toque parental existentes, de modo a contribuir para a promoção do empowerment dos pais sobre o toque, enquanto intervenção efetiva na prática clínica. Este relatório tem como intuito registar o percurso de aprendizagem nos variados contextos de ensino clínico, com vista à promoção do aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências Comuns, Específicas e de Mestre do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. É uma ferramenta decisiva na avaliação da aprendizagem, apoiando-se numa metodologia crítico-reflexiva e descritiva, com finalidade de obtenção do grau de Mestre. Encontra-se organizado em dois capítulos, o primeiro referente à descrição do processo de aquisição de competências e o segundo destinado à proposta para a prática clínica. Neste percurso foi conduzido um estudo de Revisão Integrativa da Literatura com o objetivo de identificar na literatura científica abordagens promotoras do toque parental em lactentes, que o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica poderá implementar nos contextos de cuidados de saúde primários e diferenciados. Assim, foram identificadas oito abordagens promotoras do toque parental, na sua maioria unimodais, porém, com um crescente interesse relativo às multimodais. Considero que foi um contributo essencial à minha formação, que se traduziu numa mais-valia a nível pessoal e profissional, culminando num olhar especializado para o bem-estar da criança, jovem e família.
- Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: Capacitação parental no cuidar do lactente com febrePublication . Abreu, Lucrécia José Silva; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasO Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, no domínio de intervenção, possui inúmeras competências comuns, específicas e de Mestre, continuamente, adquiridas e desenvolvidas, nos distintos contextos da prática clínica. À luz de uma visão crítico-reflexiva e fundamentadas em evidência científica, foram descritas e analisadas as atividades e experiências vivenciadas que contribuíram para a consecução de tais competências. Aquando da prestação de cuidados, transversal aos vários contextos, identificou-se uma inquietação dos pais/cuidadores relativa ao lactente com febre. Na qualidade de futura especialista, motivou a necessidade de aprofundar conhecimentos para uma intervenção adequada. A febre constitui um motivo de grande preocupação e os pais/cuidadores com medo ou desconhecimento, de forma excessiva, recorrem aos recursos disponíveis, frequentemente, saturando-os. No decorrer da intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, há todo um processo de capacitação, importa prover o cuidador dos conhecimentos adequados, valores de referência, locais de avaliação, terapêutica a instituir, bem como os sinais de alarme que, efetivamente, motivem observação médica. Nos distintos contextos da prática, atendendo à proximidade com o lactente/família e às suas competências específicas para a capacitar, possui uma intervenção basilar, na gestão do quadro febril. Naturalmente, sem descurar a primordialidade dos Cuidados Centrados na Família e o papel, igualmente, preponderante da Parceria de Cuidados. No âmbito da capacitação parental, objetivando o aprofundar de conhecimentos, competências e intervenções, desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura, antevendo a transposição para a Prática Baseada em Evidências. Neste sentido, identificaram-se as intervenções educativas, passíveis de implementação pelo Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, nos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares, com o intuito de capacitar os pais/cuidadores no cuidar do lactente com febre. Deste modo, em ambos os contextos, salienta-se a categorização definida, desde o formato em papel, digital até à comunicação verbal direta.
- Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Estratégias educativas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascidoPublication . Vieira, Eduarda Sofia Abreu; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny em parceria com a Escola Superior Saúde Santa Maria, surge o relatório intitulado “Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Estratégias educativas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido”, cujos objetivos são descrever o percurso formativo desenvolvido ao longo da prática de cuidados à criança, jovem e família, analisar as atividades realizadas à luz da evidência científica, refletir o processo de formação na aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista e de mestre, e analisar a literatura sobre as intervenções educativas utilizadas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido. Atingir a especialização em enfermagem encerra responsabilidades acrescidas que devem estar presentes na prática diária do enfermeiro, em prol da excelência da profissão. Quando da busca da mestria se trata, o processo formativo pessoal e profissional ganha dimensão, já que a intervenção é mais específic a e restrit a . Focar a intervenção de enfermagem n o cuidado infantojuvenil , nas situações de saúde/doença, em função dos contextos biopsicossociais, obriga à aquisição de competências, descritas em regulamentos próprios, que se devem refletir na prática clínica . Uma vez que o desenvolvimento profissional também se espelha na construção d e conhecimento, inclui se uma revisão integrativa de literatura com enfoque no empoderamento parental para cuidar do recém nascido. A literatura mais recente dita ser premente valorizar o recém nascido e as suas necessidades biopsicossociais . Através de um trabalho dedicado junto dos pais, centrado na criança e por intermédio de educação em saúde nos períodos pré e pós natal, é possível que se promova o bem estar integral do recém nascido . A inda que se ambicione a sua autonomia, é fulcral que o enfermeiro mantenha a relação terapêutica com os pais , representa ndo um recurso sempre válido no cuidado integrado à família .
- Gestão da dor na criança pré-escolar uma competência do enfermeiro especialista : a música como estratégia não farmacológicaPublication . Júlio, Heloísa Maria Dias; Oliveira, Maria de Lourdes de MagalhãesEste relatório integra-se no Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde Santa Maria, que após discussão pública permitirá a obtenção do grau académico de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e, consequentemente, o título profissional de especialista na área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Este relatório tem como finalidade descrever o percurso de aprendizagem nos variados contextos de ensino clínico, com vista à promoção do aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências Comuns, Específicas e de Mestre do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O Estágio decorreu em cinco contextos diferentes de cuidados de enfermagem. Para cada estágio foram definidos objetivos e planeadas atividades. A minha prestação de cuidados de enfermagem à criança e família foi sustentada na filosofia de cuidados centrados na família e nos cuidados não traumáticos. A filosofia dos cuidados centrados na família reconhece-a como uma constante na vida da criança, e os enfermeiros devem apoiar, respeitar, encorajar e potencializar a força e a competência da família. Os cuidados não traumáticos tiveram como propósito prevenir ou minimizar o stress psicológico e o sofrimento físico da criança. Durante o Estágio a dor na criança pré-escolar foi foco de especial atenção, assim como a musicoterapia para o seu alívio. A dor é uma fonte de stress com efeitos negativos, não só na criança, mas também na família, pelo que é imperioso intervir na prevenção, na gestão e no tratamento eficaz. Katharine Kolcaba defende o conforto como uma necessidade fundamental de todos os seres humanos. Foi nesta teórica que sustentei os cuidados prestados à criança com dor e família. Nos diferentes contextos de estágio, tive em atenção a idade e o desenvolvimento da criança e a família, bem como a promoção da saúde. Todo o percurso formativo foi pautado pelo respeito da criança e família e os valores da profissão. As atividades desenvolvidas permitiram a aquisição de conhecimentos em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, proporcionando ferramentas para uma prestação de cuidados especializados, numa perspetiva mais humana e holística. A metodologia utilizada, foi descritiva, analítica e reflexiva sobre a prática, fundamentada em bibliografia de referência.