Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-02"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Processo de aquisição de competências de enfermeiro especialista e mestre em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Prevenção dos maus-tratos infantis em contexto de cuidados de saúde primáriosPublication . Pereira, Cláudia Sofia Gonçalves Abreu; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, elaborou-se este relatório, como documento de avaliação para a obtenção do grau de Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Foram definidos como principais objetivos deste trabalho: Descrever algumas das experiências vivenciadas nos diversos ensinos clínicos; Refletir sobre a forma como essas experiências conduziram ao desenvolvimento de Competências Comuns e Específicas na área de especialização e Competências inerentes ao grau de Mestre; Refletir, à luz dos resultados obtidos, sobre o contributo do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prevenção dos maus-tratos infantis, em contexto de Cuidados de Saúde Primários. A metodologia utilizada para a elaboração do relatório será essencialmente crítica- reflexiva e descritiva, tendo sido redigido de acordo com as orientações para elaboração de trabalhos académicos da Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny. Para a seleção da temática considerou-se a responsabilidade ética e deontológica dos enfermeiros na defesa dos direitos humanos básicos, assim como as competências específicas, no âmbito do reconhecimento e intervenção nos fatores que podem incorrer em desvios ao desenvolvimento infanto-juvenil normal. Com este relatório pretendeu-se ainda contribuir para a investigação em enfermagem, no âmbito da área temática selecionada, através da realização de uma revisão integrativa de literatura. Esta foi redigida em formato de artigo para publicação, tendo sido realizada por meio de levantamento bibliográfico, durante o mês de junho de 2023. A amostra foi constituída por oito artigos científicos, disponíveis nas bases de dados: CINAHL, MEDLINE, & Allied Health Collection, selecionados através de critérios de inclusão e exclusão criteriosamente definidos. Os resultados obtidos apontam para a responsabilidade do Enfermeiro Especialista, no âmbito dos cuidados de saúde primários, para a implementação de ações promotoras de educação para a saúde, promovendo a Parentalidade Positiva como estratégia preventiva dos maus-tratos infantis.
- Violência no namoro em crianças e jovens: perceçõesPublication . Jesus, Nicole Alexandra Canelas; Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosO presente trabalho é baseado no problema social que se tornou a violência no namoro que, por sua vez, encontra enquadramento legal no crime de violência doméstica. Como tal, torna-se necessário sensibilizar a população, especialmente as crianças e jovens em ambiente escolar, onde estas despendem a maior parte do seu tempo, com os seus pares. Esta sensibilização é necessária devido a questões de vitimação interparental, de modo a prevenir comportamentos violentos ou de vitimação no futuro, devido aos mesmos testemunharem atos violentos no seio familiar e entende-los assim, como atos normais. Por norma, o sexo masculino apresenta uma maior taxa de agressão, e o sexo feminino uma maior taxa de vitimação. A adolescência é uma fase de construção, tanto intelectual como de personalidade do indivíduo muito importante para o seu desenvolvimento interpessoal. Durante este período, as crianças/jovens passam por diversos acontecimentos que ditam o seu comportamento futuro. Entende-se importante a aplicação do estudo a crianças/adolescentes, devido a este facto. No caso em específico foi adotado o método de inquérito por questionário, fazendo-se acompanhar de uma ação de sensibilização para, desse modo, obter dados quantitativos. Sendo o objetivo perceber, de que forma as crianças/jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, toleram ou não a violência no namoro. A legitimação de atos violentos encontra-se normalizada em larga percentagem, pois é entendida como normal manifestação de amor. No decurso, verifica-se que a maioria dos jovens desconhece o termo de legitimação da violência no namoro e as raparigas apresentam uma maior taxa de vitimação do que os rapazes, independentemente do tipo de ensino.
- As motivações da geração Z no mercado de trabalho: a relação entre employer branding e retenção da geração ZPublication . Malheiro, Bruna Miguel Leite; Santos, FernandoEsta dissertação tem como objetivo geral compreender as motivações da Geração Z no mercado de trabalho, desdobrando-se em três objetivos específicos: compreender como o Employer Branding é percecionado pela Geração Z, compreender as práticas de Employer Branding mais valorizadas pela Geração Z e perceber a relação entre as práticas de Employer Branding e a retenção de talento da Geração Z. Para dar resposta ao objetivo geral e objetivos específicos, considerou-se pertinente adotar uma abordagem metodológica qualitativa, uma vez que se pretende analisar e compreender os comportamentos da Geração Z. A técnica de recolha de dados escolhida foi a realização de entrevistas semiestruturadas, permitindo uma exploração detalhada das perspetivas e experiências dos participantes. Os resultados desta investigação destacam que as motivações da Geração Z no mercado de trabalho estão intrinsecamente ligadas às suas experiências, expetativas, necessidades e valores. Essas motivações são influenciadas pelo contexto sociocultural em constante evolução, desempenhando um papel fundamental na definição das expetativas de cada geração em relação ao trabalho e à vida profissional. A compreensão das práticas de Employer Branding mais valorizadas por esta geração é essencial para as organizações que procuram atrair, motivar e reter os talentos da Geração Z, uma vez que essa geração representa uma parte significativa da força de trabalho atual e futura. Este estudo contribui para o conhecimento sobre as motivações da Geração Z no mercado de trabalho e destaca a relevância do Employer Branding como uma ferramenta estratégica para as organizações que procuram atrair, motivar e reter esse grupo demográfico.
- As marcas próprias de moda das influenciadoras digitais no instagram: a perspetiva dos seguidoresPublication . Silva, Márcia Alexandra Santos da; Santos, FernandoNo mundo digital e nas redes sociais, todos têm oportunidades para serem criadores, influenciadores e empreendedores. Os influenciadores digitais destacam-se, usando o marketing de influência e o personal branding a seu favor. O Instagram é vital para construir suas marcas pessoais, envolvendo os utilizadores com uma narrativa visual atrativa. Porém, apenas ter um espaço de comunicação não basta; os influenciadores precisam de se destacar e diferenciar neste meio. Para os influenciadores, é fundamental construir uma marca pessoal para conquistar a confiança de outras marcas. Atualmente é possível perceber que algumas influenciadoras digitais apostaram nas suas marcas pessoais ao ponto de surgir uma nova oportunidade - a criação de suas próprias marcas de moda. Este documento possui uma análise das marcas próprias lançadas por influenciadores digitais portugueses no Instagram, com o objetivo de compreender as perceções dos seus seguidores. Utilizando uma abordagem qualitativa, observamos as marcas próprias e entrevistamos os seguidores comuns entre as marcas pessoais e as marcas próprias de quatro influenciadoras digitais portuguesas. Identificamos que o sucesso dessas marcas está ligado à conexão emocional entre influenciadores e seguidores, resultando em perceções positivas. Esta conexão emocional entre as influenciadoras e os seus seguidores impulsiona o apoio e identificação com estas marcas. Através dessa conexão, as marcas próprias estabelecem-se como uma extensão natural das marcas pessoais das influenciadoras, entregando uma proposta de valor tangível aos seguidores. No entanto, nem todos os seguidores se convertem em clientes. Os resultados oferecem insights sobre a dinâmica entre marcas pessoais e as marcas próprias, assim como o poder dos influenciadores sobre as suas comunidades. Esta pesquisa é valiosa para profissionais de marketing, criadores de conteúdo e pesquisadores interessados no marketing de influência e nas marcas pessoais no ambiente digital.
- O impacto da economia digital e do e-commerce nas PMEPublication . Ferreira, Cristiano; Ferreira, LuísA evolução da internet e das tecnologias de informação e comunicação (TIC), possibilitou a comercialização de produtos e serviços eletronicamente à escala global, alterando significativamente os modelos de negócios das empresas. É neste contexto que surge a economia digital e o e-commerce. A economia digital e o e-commerce tornaram-se uma realidade cada vez mais presente, onde comércio online tem crescido exponencialmente com impacto nas sociedades atuais sobretudo nas mais desenvolvidas. Neste contexto, é necessário perceber a realidade das Pequenas e Médias Empresas (PME), e o seu papel na economia do país, bem como adaptar estratégias e novos modelos de negócio de acordo com o desenvolvimento do mundo empresarial e da sociedade. O propósito deste relatório é descrever e analisar as atividades realizadas durante o estágio profissional na empresa Astrolábio, com foco na avaliação do grau de importância da economia digital e do e-commerce nas PME. Para atingir os objetivos estabelecidos, foi utilizada uma abordagem metodológica quantitativa, por meio de inquéritos por questionário, com o intuito de avaliar a perceção dos inquiridos em relação à implementação da economia digital e do e-commerce na gestão das PME. Para tal, e de forma a obter informações relevantes sobre a adoção e impacto das variáveis de estudo, foi selecionada uma amostra representativa de gestores e profissionais da área. Os resultados obtidos indicam algum atraso do tecido empresarial português no e commerce, que se encontra numa fase inicial nos setores-alvo do estudo, visto que apenas 20% das empresas inquiridas possui práticas de e-commerce estabelecidas.
- Defense mechanisms and dissociation as mediators of the association between polytraumatiation and somatization in Faroese and Indian adolescentsPublication . Fonte, Júlia Neves da; Ferrajão, PauloA exposição a múltiplas experiências adversas na infância (ACE) é um fator de risco para o desenvolvimento e aumento de sintomas de somatização em adolescentes. Os mecanismos de defesa e a dissociação podem desempenhar um papel fundamental na associação entre essas variáveis. O objetivo da presente dissertação é analisar a associação entre a exposição direta e indireta a ACE e os sintomas de somatização em adolescentes das Ilhas Faroé e da Índia, e explorar o papel mediador dos mecanismos de defesa e dos sintomas de dissociação nesta associação. A amostra foi constituída por 687 adolescentes das Ilhas Faroé e 411 adolescentes indianos, que completaram questionários de autorrelato validados que avaliaram as variáveis do estudo. Os dados foram analisados através do teste de modelos de equações estruturais efetuando-se o teste de modelos múltiplos em série segundo os procedimentos de Preacher e Hayes (2008). Os resultados indicaram que a associação entre as variáveis é diferente para adolescentes das Ilhas Faroé e da Índia. Os sintomas de dissociação mediaram a associação entre a exposição direta e indireta a ACE e os sintomas de somatização em ambas as amostras. Na amostra das Ilhas Faroé, os mecanismos de defesa maduros foram mediadores da associação entre a exposição indireta a ACE e os sintomas de somatização. Os modelos múltiplos em série indicaram que maior exposição direta e indireta a ACE estava significativamente associada a níveis mais elevados de mecanismos de defesa imaturos, que estavam associados a níveis mais elevados de sintomas de dissociação e que, por sua vez, estavam associados a níveis mais elevados de sintomas de somatização. Na amostra indiana, os mecanismos de defesa não mediaram a associação entre a exposição direta e indireta a ACE e os sintomas de somatização. Os modelos múltiplos em série indicaram que a exposição direta a ACE estava significativamente associada a níveis mais elevados de mecanismos de defesa imaturos, que estavam associados a níveis mais elevados de sintomas de dissociação e que, por sua vez, estavam associados a níveis mais elevados de sintomas de somatização. Os resultados obtidos na presente dissertação sugerem que níveis elevados de sintomas de dissociação e mecanismos de defesa imaturos, bem como níveis mais baixos de mecanismos de defesa maduros, podem ser considerados fatores de vulnerabilidade no agravamento dos sintomas de somatização.