Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.96 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A evolução da internet e das tecnologias de informação e comunicação (TIC),
possibilitou a comercialização de produtos e serviços eletronicamente à escala global,
alterando significativamente os modelos de negócios das empresas. É neste contexto
que surge a economia digital e o e-commerce.
A economia digital e o e-commerce tornaram-se uma realidade cada vez mais presente,
onde comércio online tem crescido exponencialmente com impacto nas sociedades
atuais sobretudo nas mais desenvolvidas.
Neste contexto, é necessário perceber a realidade das Pequenas e Médias Empresas
(PME), e o seu papel na economia do país, bem como adaptar estratégias e novos
modelos de negócio de acordo com o desenvolvimento do mundo empresarial e da
sociedade.
O propósito deste relatório é descrever e analisar as atividades realizadas durante o
estágio profissional na empresa Astrolábio, com foco na avaliação do grau de
importância da economia digital e do e-commerce nas PME. Para atingir os objetivos
estabelecidos, foi utilizada uma abordagem metodológica quantitativa, por meio de
inquéritos por questionário, com o intuito de avaliar a perceção dos inquiridos em relação
à implementação da economia digital e do e-commerce na gestão das PME.
Para tal, e de forma a obter informações relevantes sobre a adoção e impacto das
variáveis de estudo, foi selecionada uma amostra representativa de gestores e
profissionais da área.
Os resultados obtidos indicam algum atraso do tecido empresarial português no e commerce, que se encontra numa fase inicial nos setores-alvo do estudo, visto que
apenas 20% das empresas inquiridas possui práticas de e-commerce estabelecidas.
Description
Keywords
Digitalização, Transformação Digital, E-commerce, Maturidade Digital, PME