Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Almeida, Aduilson; Rosinha, AntónioEste estudo explora a relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), focalizando dimensões como autoeficácia, esperança, otimismo e resiliência. A inclusão de alunos com NEE necessita uma abordagem holística que considere não apenas as necessidades dos alunos, mas também a preparação e a disposição dos professores. Esta investigação tem como objetivo, analisar a relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo da inclusão de alunos com NEE. A amostra é composta por 80 professores do primeiro ciclo a exercer funções nos Agrupamentos de Escolas da Trafaria e do Monte de Caparica. Como instrumento de avaliação do capital psicológico, optou-se pela utilização do Questionário PsyCap desenvolvido por Luthans et al. (2007). A escala foi traduzida e adaptada para a população portuguesa por Machado (2008) e apresenta bons índices de consistência interna. A inclusão social foi avaliada com a Escala de Autoavaliação para a Inclusão desenvolvida por Leitão (2007), que abrange vários aspetos da inclusão escolar. Para a recolha de dados procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário, com garantia de consentimento informado, confidencialidade e anonimato, e a distribuição direta do questionário aos professores. A análise dos dados foi realizada através de métodos estatísticos. Esta investigação apresenta assim uma contribuição considerável para os estudos organizacionais positivos, de forma geral, mas em particular para a relação entre o capital psicológico dos professores e sua perceção das barreiras à inclusão. Ficou claro que os níveis de autoeficácia, esperança, otimismo, resiliência e capital psicológico dos professores podem influenciar sua capacidade de lidar com os desafios associados à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
- Comportamento do consumidor no setor do turismo rural: comparação do período pré e pós pandemiaPublication . Correia, Camila; Lopes, JorgeO comportamento do consumidor é um fator de elevada importância no que diz respeito ao mercado e a análise do mesmo é um tópico relevante que deve ser tido em conta no dia a dia das empresas e negócios. Estes comportamentos e atitudes dos consumidores estão sujeitos a alterações ou adaptações devido a impactos externos. O surgimento da pandemia Covid-19 no ano de 2020, que veio alterar de forma quase imediata as atitudes dos consumidores e toda a economia mundial, é um exemplo destes fatores. Um dos setores que foi mais afetado pela pandemia foi o turismo a nível mundial com as restrições e receios em relação a deslocações para fora do país e, em determinada altura, até para fora da cidade de residência. Neste contexto, o objetivo desta investigação é compreender de que forma a pandemia pode ou não ter afetado o comportamento do consumidor no contexto do turismo rural em Portugal e interpretar as principais alterações caso se verifiquem. Para tal, foi desenvolvida uma revisão da literatura com o objetivo de enquadrar e obter informações de estudos já existentes sobre temas que foram considerados relevantes para o presente estudo. Numa fase posterior, foi aplicada a investigação através de uma análise quantitativa dos consumidores portugueses no setor do turismo rural com ênfase na região norte. Terminada a análise, foi possível concluir que efetivamente existiram alterações no setor do turismo a nível mundial, no entanto, o turismo rural em Portugal pode ter sofrido alguns impactos positivos com a pandemia.
- Inovação e excelência profissional: um estudo sobre as competências do contabilista certificado portuguêsPublication . Silva, Bruno Miguel Teixeira da; Martins, Ana LucasA presente dissertação tem como foco a discussão e a identificação das competências necessárias para alcançar o melhor desempenho dos contabilistas certificados em Portugal, o qual tem impacto direto nas empresas. Com o desenvolvimento da história da humanidade e a evolução da economia, ciências como a contabilidade exigem que estadistas e profissionais se adaptem ao surgimento de novas tendências. Nos anos mais recentes, têm existido desafios que põem à prova a importância dos profissionais da contabilidade e do seu desempenho, como o surgimento de pandemias, guerras e consequentes crises económicas e financeiras no mundo, afetando a execução da contabilidade. Após a introdução, e num segundo capítulo da dissertação é feito um enquadramento histórico da contabilidade e dos profissionais em Portugal, desde a Era Pombalina, no séc. XVIII, até à alteração dos estatutos da Ordem dos Contabilistas Certificados, a 7 de dezembro de 2023 e com efeitos a partir de 7 de março de 2024. Este capítulo encerra uma extensa revisão de literatura, que permite contextualizar todas as questões abordadas posteriormente. Ainda neste capítulo, são apresentadas as definições de competências e de sucesso profissional seguidas ao longo do estudo, identificando as competências-chave exigidas e necessárias ao desenvolvimento do profissional. As questões de investigação e a metodologia aplicada na obtenção das respetivas respostas são apresentadas de seguida, no terceiro capítulo. Aqui é descrita a forma como foram apuradas as perceções dos contabilistas através da aplicação de um inquérito. Estas respostas foram fulcrais para o estudo, pois permitiram conhecer as perceções dos contabilistas respondentes sobre as competências identificadas nos estudos recentes e exigidas pelas entidades internacionais de relato financeiro, assim como as instituições que os mesmos consideram mais relevantes na atualização de conhecimentos. Uma terceira questão, relativamente ao impacto das novas tecnologias na profissão foi também respondida. O questionário foi aplicado a 228 inquiridos, dos quais 148 são contabilistas certificados. Os resultados obtidos permitiram retirar conclusões e discuti-las à luz da revisão de literatura feita, ao longo dos capítulos quatro e cinco. Esta discussão permitiu retirar conclusões V sobre as questões de investigação, identificadas no capítulo seis, assim como detetar futuras vias de investigação futura, expostas no capítulo sete. A dissertação identifica competências essenciais para o desempenho profissional dos contabilistas certificados em Portugal, explorando também a sua perceção sobre o impacto das novas tecnologias. Os resultados validam as competências internacionalmente consideradas importantes e oferecem insights para futuras pesquisas sobre adaptação a novas tendências económicas e tecnológicas, contribuindo para a compreensão da profissão e para o desenvolvimento de estratégias educacionais eficazes.