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- A relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Almeida, Aduilson; Rosinha, AntónioEste estudo explora a relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), focalizando dimensões como autoeficácia, esperança, otimismo e resiliência. A inclusão de alunos com NEE necessita uma abordagem holística que considere não apenas as necessidades dos alunos, mas também a preparação e a disposição dos professores. Esta investigação tem como objetivo, analisar a relação do capital psicológico dos professores do primeiro ciclo no processo da inclusão de alunos com NEE. A amostra é composta por 80 professores do primeiro ciclo a exercer funções nos Agrupamentos de Escolas da Trafaria e do Monte de Caparica. Como instrumento de avaliação do capital psicológico, optou-se pela utilização do Questionário PsyCap desenvolvido por Luthans et al. (2007). A escala foi traduzida e adaptada para a população portuguesa por Machado (2008) e apresenta bons índices de consistência interna. A inclusão social foi avaliada com a Escala de Autoavaliação para a Inclusão desenvolvida por Leitão (2007), que abrange vários aspetos da inclusão escolar. Para a recolha de dados procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário, com garantia de consentimento informado, confidencialidade e anonimato, e a distribuição direta do questionário aos professores. A análise dos dados foi realizada através de métodos estatísticos. Esta investigação apresenta assim uma contribuição considerável para os estudos organizacionais positivos, de forma geral, mas em particular para a relação entre o capital psicológico dos professores e sua perceção das barreiras à inclusão. Ficou claro que os níveis de autoeficácia, esperança, otimismo, resiliência e capital psicológico dos professores podem influenciar sua capacidade de lidar com os desafios associados à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
- Comportamento do consumidor no setor do turismo rural: comparação do período pré e pós pandemiaPublication . Correia, Camila; Lopes, JorgeO comportamento do consumidor é um fator de elevada importância no que diz respeito ao mercado e a análise do mesmo é um tópico relevante que deve ser tido em conta no dia a dia das empresas e negócios. Estes comportamentos e atitudes dos consumidores estão sujeitos a alterações ou adaptações devido a impactos externos. O surgimento da pandemia Covid-19 no ano de 2020, que veio alterar de forma quase imediata as atitudes dos consumidores e toda a economia mundial, é um exemplo destes fatores. Um dos setores que foi mais afetado pela pandemia foi o turismo a nível mundial com as restrições e receios em relação a deslocações para fora do país e, em determinada altura, até para fora da cidade de residência. Neste contexto, o objetivo desta investigação é compreender de que forma a pandemia pode ou não ter afetado o comportamento do consumidor no contexto do turismo rural em Portugal e interpretar as principais alterações caso se verifiquem. Para tal, foi desenvolvida uma revisão da literatura com o objetivo de enquadrar e obter informações de estudos já existentes sobre temas que foram considerados relevantes para o presente estudo. Numa fase posterior, foi aplicada a investigação através de uma análise quantitativa dos consumidores portugueses no setor do turismo rural com ênfase na região norte. Terminada a análise, foi possível concluir que efetivamente existiram alterações no setor do turismo a nível mundial, no entanto, o turismo rural em Portugal pode ter sofrido alguns impactos positivos com a pandemia.
- Inovação e excelência profissional: um estudo sobre as competências do contabilista certificado portuguêsPublication . Silva, Bruno Miguel Teixeira da; Martins, Ana LucasA presente dissertação tem como foco a discussão e a identificação das competências necessárias para alcançar o melhor desempenho dos contabilistas certificados em Portugal, o qual tem impacto direto nas empresas. Com o desenvolvimento da história da humanidade e a evolução da economia, ciências como a contabilidade exigem que estadistas e profissionais se adaptem ao surgimento de novas tendências. Nos anos mais recentes, têm existido desafios que põem à prova a importância dos profissionais da contabilidade e do seu desempenho, como o surgimento de pandemias, guerras e consequentes crises económicas e financeiras no mundo, afetando a execução da contabilidade. Após a introdução, e num segundo capítulo da dissertação é feito um enquadramento histórico da contabilidade e dos profissionais em Portugal, desde a Era Pombalina, no séc. XVIII, até à alteração dos estatutos da Ordem dos Contabilistas Certificados, a 7 de dezembro de 2023 e com efeitos a partir de 7 de março de 2024. Este capítulo encerra uma extensa revisão de literatura, que permite contextualizar todas as questões abordadas posteriormente. Ainda neste capítulo, são apresentadas as definições de competências e de sucesso profissional seguidas ao longo do estudo, identificando as competências-chave exigidas e necessárias ao desenvolvimento do profissional. As questões de investigação e a metodologia aplicada na obtenção das respetivas respostas são apresentadas de seguida, no terceiro capítulo. Aqui é descrita a forma como foram apuradas as perceções dos contabilistas através da aplicação de um inquérito. Estas respostas foram fulcrais para o estudo, pois permitiram conhecer as perceções dos contabilistas respondentes sobre as competências identificadas nos estudos recentes e exigidas pelas entidades internacionais de relato financeiro, assim como as instituições que os mesmos consideram mais relevantes na atualização de conhecimentos. Uma terceira questão, relativamente ao impacto das novas tecnologias na profissão foi também respondida. O questionário foi aplicado a 228 inquiridos, dos quais 148 são contabilistas certificados. Os resultados obtidos permitiram retirar conclusões e discuti-las à luz da revisão de literatura feita, ao longo dos capítulos quatro e cinco. Esta discussão permitiu retirar conclusões V sobre as questões de investigação, identificadas no capítulo seis, assim como detetar futuras vias de investigação futura, expostas no capítulo sete. A dissertação identifica competências essenciais para o desempenho profissional dos contabilistas certificados em Portugal, explorando também a sua perceção sobre o impacto das novas tecnologias. Os resultados validam as competências internacionalmente consideradas importantes e oferecem insights para futuras pesquisas sobre adaptação a novas tendências económicas e tecnológicas, contribuindo para a compreensão da profissão e para o desenvolvimento de estratégias educacionais eficazes.
- Desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolarPublication . Ana Freitas Viveiros; Barcelos, Maria OlíviaNo âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria – Porto, elaborou-se o presente relatório de Mestrado intitulado “Desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica: Impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolar”. Tendo como finalidade demonstrar capacidade de conceção e de implementação de intervenções especializadas à criança, jovem e família, de análise e reflexão sobre as mesmas e das respetivas implicações éticas e legais, assim como, de fundamentação científica e de comunicação dos seus resultados, o relatório evidencia o trajeto realizado ao longo dos estágios para o desenvolvimento e consolidação de competências comuns, específicas e de mestre do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, nomeadamente, assistir a criança, jovem e família na maximização da sua saúde, cuidar da criança, jovem e família nas situações de especial complexidade e prestar cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento. Revela um especial interesse pelo impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolar, pelo que se realizou um estudo de revisão integrativa. Concluiu-se que as tecnologias têm impacto negativo e positivo, sendo o impacto negativo predominante, nomeadamente a nível da socialização, cognição, atenção e concentração. Consolidado numa metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva, fundamentada na evidência científica e nos referenciais da profissão, o relatório organiza-se em três capítulos. O primeiro relata a análise reflexiva sobre o desenvolvimento de competências. O segundo refere-se ao estudo de revisão integrativa sobre o impacto das tecnologias no desenvolvimento infantil em idade pré-escolar, seguido pelo terceiro capítulo que integra a proposta de intervenção na ótica do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica sobre o tema em estudo na revisão integrativa.
- Legislation and policy for involuntary mental healthcare across countries in the FOSTREN network: rationale, development of mapping survey and protocolPublication . Aluh, Deborah Oyine; Lantta, Tella; Lourenço, Tânia; Birkeland, Søren Fryd; Castelpietra, Giulio; Dedovic, Jovo; Caldas-de-Almeida, José Miguel; Rugkåsa, JorunBackground Several countries are currently revising or have already revised their mental health laws to align with the global movement to reduce the use of coercive care. No government has yet fully implemented the recommendation of the United Nations Convention on the Rights of Persons with Disabilities (UNCRPD) to eliminate the use of coercion in mental healthcare. Consequently, the international field of mental health law and policy is in a degree of flux. Aims To describe the rationale, development and protocol for a project that will map and examine how mental health laws, policies and service capacity across European countries relate to the use of coercive measures, including involuntary admissions and treatment, restraints and seclusion. This will help to better understand the current situation and explore future directions of policies regarding coercive care. Method The project is being carried out under the purview of the European Cooperation in Science and Technology (COST) action network, entitled FOSTREN (Fostering and Strengthening Approaches to Reducing Coercion in European Mental Health Services). A multidisciplinary group of experts developed a comprehensive survey assessing mental health laws, policies and service frameworks, based on World Health Organization and UNCRPD recommendations. The survey was piloted in three countries, revised and disseminated to 30 FOSTREN country representatives. The survey will provide data for three strands of work on legislation, policies and service-level context. A comprehensive evaluation will be conducted, drawing on findings from all work packages. Conclusions The project could inform the development of strategies, interventions and legislation to address gaps and promote compliance with international standards.